Ser dono do próprio negócio é um sonho para muitas pessoas hoje em dia, ainda mais em alguns setores. Porém, pode ser difícil conseguir começar em um setor no qual você não tem uma formação direta. Felizmente, existem vários caminhos, incluindo a possibilidade de investir em uma franquia odontológica.
Para quem sabe lidar com negócios, mas não conta com a expertise na área de atuação, abrir uma franquia odontológica pode ser um excelente caminho. Porém, para que ela traga os resultados que você deseja, é necessário, primeiro, entender melhor como funciona o modelo de franquia e saber como avaliar uma antes de se comprometer.
Se você ainda estiver na dúvida, não se preocupe. Acompanhe e veja tudo que precisa saber para investir com mais segurança.
Por que vale a pena investir em uma franquia odontológica?
Antes de falar na avaliação de uma franquia, é bom esclarecer outro ponto: por qual motivo você deveria investir na área de odontologia? Afinal, existem muitas opções as quais pode levar em conta.
Em primeiro lugar, franquias, de modo geral, apresentam melhor rentabilidade e baixo custo em comparação com outros tipos de investimento, assim são excelentes para quem possui menor capital.
Além disso, a franquia não exige que o investidor seja um profissional da área, permitindo tanto que dentistas quanto pessoas de outras formações façam o investimento. Basta ter um entendimento básico e saber lidar com negócios.
O que levar em conta antes de abrir a sua franquia?
Mesmo que suas chances de sucesso sejam maiores, uma franquia odontológica ainda precisa de alguma análise para que seu investimento seja bem-sucedido. Para ajudá-lo a saber por onde começar, listamos alguns pontos que você deve avaliar antes de investir. Confira!
Rentabilidade esperada
O primeiro passo em qualquer análise de investimento é saber quanto você espera faturar depois que tudo começar a funcionar corretamente. Esse é um valor fundamental para saber se o seu investimento terá o retorno que você deseja a longo prazo.
Fazer a estimativa da rentabilidade das franquias pode ser bastante difícil no começo. Ainda mais se você não conhece bem o setor. O melhor caminho aqui é estudar o mercado local, comparando diferentes negócios dentro da mesma área. Dessa forma você terá, pelo menos, uma estimativa do que você pode esperar conseguir com o seu investimento.
Capital inicial necessário
Depois de levar em conta a rentabilidade projetada, o próximo passo é fazer os cálculos relativos à sua entrada na franquia odontológica. Isso inclui coisas com a construção de um espaço adequado, a aquisição de equipamentos, contratações, divulgações, registros, alvarás, entre outras coisas.
Um dos benefícios da franquia é justamente reduzir esses custos iniciais, mas cada caso traz uma série de despesas diferenciadas, as quais precisam entrar na sua conta. Sem isso, você corre o risco de ficar sem dinheiro para concluir todo o trabalho bem antes de poder iniciar suas atividades.
Modelo do empreendimento
Cada franquia conta com um modelo de negócios diferente, enfatizando certos aspectos e viabilizando os processos próprios. Quando você decide se associar a um franqueador específico, também estará aderindo a todos esses padrões de processos e de qualidade. Afinal, uma franquia exige algum nível de padronização em todas as suas unidades.
Independentemente de quais sejam os detalhes, você precisa avaliar se tais modelos de empreendimento são algo que você concorda em assumir no dia a dia. Se houver algo que está além das suas capacidades ou que você não sabe se terá o retorno desejado, então é bom reavaliar.
Mercado disponível
A localidade é um dos pontos mais importantes para determinar o sucesso de uma franquia odontológica. Antes de pensar em abrir um negócio, é importante fazer um estudo de mercado e garantir que há demanda suficiente nas proximidades para suprir a sua empresa.
Para isso, é possível coletar dados demográficos e avaliar se há uma boa parcela do seu público-alvo na área. Se os números não forem significativos o suficiente, então você deve procurar outro local para abrir sua clínica.
Concorrentes
Não vale a pena abrir uma clínica em um local que já está saturado. Quando toda a demanda já foi atendida, fica mais difícil se inserir e disputar clientes, especialmente com aqueles dentistas que já contam com um público cativo e bem-fidelizado.
Em geral, você deve buscar um local que tenha uma forte demanda ainda não atendida, pois assim suas chances de conseguir um número razoável de clientes rapidamente é bem maior. E quanto mais rápido você conseguir estabelecer sua base, mais fácil será expandir.
Franqueador
Naturalmente, para fazer parte de uma franquia odontológica, você precisa encontrar um franqueador na área. E é sempre bom lembrar que o trabalho desse franqueador não é apenas oferecer o nome da marca, mas também orientar o franqueado e melhorar suas chances de sucesso.
Cursos, materiais, treinamentos, entre muitas outras coisas, podem ser fornecidas pelo próprio franqueador. E quanto mais ele se dispõe a auxiliar durante os meses iniciais do seu negócio, maiores são as chances de que você tenha resultados mais significativos e duradouros. Afinal, é do interesse deles que você seja bem-sucedido.
Riscos
Por fim, mas não menos importante, é necessário fazer uma análise de riscos. Afinal, não existe um investimento que seja 100% garantido. Mesmo que não seja uma perda total, ainda é possível que algumas coisas não saiam como o planejado, e assim você tenha que lidar com isso.
Mas não há nenhuma necessidade de alarde. Basta que você entenda quais são esses riscos e como pode lidar com eles de maneira mais eficiente, caso ocorram. Isso o ajuda a evitar o pior cenário quando o seu investimento não atende às expectativas, ou mesmo ajuda a contornar de forma plena um problema.
Com estas dicas, você já pode começar a procurar uma franquia odontológica que melhor se encaixa em suas expectativas. Quanto mais informação você tiver sobre o mercado e suas opções, mais fácil será tomar a melhor decisão.
E se você quer conhecer uma delas agora mesmo, entre em contato com a Odontoclinic e tire suas dúvidas.