Profissionais com espírito empreendedor têm uma opção segura e lucrativa para viabilizar o negócio próprio: investir em franquias. A área da saúde, especialmente a odontológica, é uma excelente opção para maximizar o retorno sobre o investimento, gerando resultados expressivos no médio e longo prazos.
Para esclarecer as principais dúvidas e analisar as variáveis mais importantes do processo, é preciso mergulhar no assunto e gerar insights valiosos. Afinal, conhecimento é poder — e a certeza de um bom negócio faz toda a diferença para quem vai investir.
Neste artigo, você saberá como funciona o retorno sobre o investimento em franquias. Primeiro, você entenderá como o cálculo é feito; em seguida, verá quais variáveis devem ser levadas em consideração no momento de analisar a viabilidade de um projeto. Ao final do texto, você já terá mais segurança para tomar decisões mais rentáveis.
Boa leitura!
Retorno sobre o investimento: o que é e como é calculado?
O retorno sobre o investimento é uma métrica comum entre os gestores de alta performance. O indicador é indispensável para que decisões assertivas e confiáveis sejam tomadas em todas as fases do negócio — da decisão de abertura ao planejamento das estratégias de marketing.
A melhor forma de calcular o retorno sobre o investimento requer o levantamento de algumas variáveis. A primeira delas é o investimento inicial. Nessa etapa, o empreendedor deve considerar o capital de giro, as taxas envolvidas (ou o custo de uma franquia), o preço dos equipamentos básicos e a reforma do ponto comercial, por exemplo. Ao somar todas as despesas, chega-se ao valor do investimento inicial.
O segundo passo é prever a receita. A projeção do fluxo de caixa e a fixação da margem de lucro contribuem para estabelecer um cenário real dos faturamentos bruto e líquido.
Com esses dados em mãos, é hora de partir ao cálculo do retorno sobre o investimento. O objetivo é confirmar se o lucro será maior que o investimento inicial. A equação é relativamente simples: basta dividir o investimento pelo lucro médio mensal.
O resultado será o número de meses necessário para reaver o valor aplicado. Em franquias, o prazo médio varia de 24 a 36 meses.
Investimento em franquias: por que vale a pena?
De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de mortalidade das franquias nos dois primeiros anos de operação é de cerca de 5%. Um estudo do Sebrae, por sua vez, constatou que 24,4% das empresas convencionais — aquelas com marcas próprias — fecham as portas nos primeiros 24 meses.
Os números indicam que o risco de inviabilizar o negócio é quase 5 vezes menor entre os empreendedores que optam pela segurança e pelo know-how das franquias. Sem dúvidas, isso minimiza a incerteza dos gestores em relação à nova empreitada e faz toda a diferença no momento de validar o investimento.
De forma geral, o conceito de retorno financeiro utilizado na análise de franquias não difere do empregado em qualquer outro segmento. As principais diferenças no cálculo, entretanto, residem no tempo de retorno e no risco do negócio, que são reduzidos e mitigados em relação a empresas convencionais.
Nesse contexto, a franquia odontológica desponta como uma opção interessante para quem está disposto a investir e busca retornos mais rápidos e sustentáveis. Basta dizer que o mercado de saúde cresce a passos largos, mesmo em tempos de insegurança econômica — em 2017, o consumo de produtos e serviços representou 9,1% do PIB — e tem ótimas perspectivas para os próximos anos.
Retorno sobre investimento em franquias: o que considerar no cálculo?
O primeiro passo de uma análise consistente, focada em avaliar o retorno sobre o investimento, é validar o aspecto qualitativo, que deve levar em conta algumas características importantes acerca do perfil da franquia — conhecendo a proposta de valor, a seriedade do franqueador e as estratégias já validadas pela experiência no mercado.
É pertinente que o processo de decisão inclua uma pesquisa com empreendedores já em operação. Vale questionar táticas para captação de clientes e investigar o relacionamento com a franqueadora, explorando o histórico e a estrutura.
Outro indicador valioso é o número de franqueados envolvido em mais de uma operação da rede. Quando os gestores investem em diversas unidades de uma mesma marca, significa que há confiança na solidez do negócio e confirmação de bons retornos. Assim, fica fácil perceber que o modelo funciona, é lucrativo e vale o investimento continuado.
No aspecto financeiro, a regra é focar as projeções de lucro. Evite mergulhar nos estudos genéricos e padronizados e busque se dedicar aos números da região escolhida para a instalação do negócio.
Os franqueadores estabelecidos têm a capacidade de produzir levantamentos personalizados com base em geolocalização, pontuando projeções de faturamento e de ticket médio. Com base nisso, a análise de viabilidade ganha contornos definidos e pode compor um panorama amplo a respeito do retorno sobre o investimento.
Por fim, vale sintetizar as variáveis, de modo a criar um guia prático de avaliação de franquia sob a ótica do retorno do capital investido. Certifique-se de:
- pesquisar a robustez do franqueador e a experiência dos franqueados, levantando, sempre que possível, o índice de reinvestimento;
- construir panoramas personalizados sobre a região de instalação da franquia, assegurando a receptividade do serviço;
- prever o volume de atendimentos e as perspectivas de lucro, estimando o retorno, de forma a validar a escolha e conferir mais segurança à decisão.
Diante disso, fica claro que o retorno sobre o investimento é um fator importante de decisão no momento de bater o martelo e, enfim, escolher a franquia ideal. Lembre-se de relacionar os benefícios de cada segmento e de estudar a estrutura da marca, garantindo aderência e bons indícios de rentabilidade — no médio e longo prazos.
Uma coisa é certa: a franquia é um investimento seguro para empreendedores que sonham grande — e que alimentam ambições de crescimento e lucratividade. Se esse é o seu perfil, você está convidado a iniciar uma jornada conosco. Conheça os modelos de investimento na sua nova empresa de sucesso e conte com a gente para crescer com segurança e rentabilidade.