A expansão de negócios na Odontologia pode fazer o seu consultório crescer. Nossa história mostra como!
Para quem atua como dentista, empreender nem sempre é fácil, não é? Afinal, o curso de Odontologia não foca exatamente nas questões relacionadas à gestão de um consultório ou clínica. Isso não significa, porém, que não seja possível realizar a expansão dos negócios. E a boa notícia é que existem diferentes maneiras de alavancar os seus resultados.
Seja transformando o seu consultório ou abrindo uma unidade de franquia, é possível fazer as oportunidades acontecerem. No caso dos dentistas e sócios Paulo César Barbosa e Marcelle Teixeira, a segunda opção foi a escolhida para ter um desempenho ainda melhor em um mercado tão concorrido e eles investiram em uma franquia de odontologia.
A seguir, a gente conta em detalhes essa história de sucesso entre os dois dentistas e a Odontoclinic. Preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para se inspirar e entender como realizar a expansão dos negócios. Confira!
Expansão de negócios, um consultório e uma franquia
Foi essa busca constante por melhores resultados no trabalho que levaram Paulo e Marcelle a se tornarem sócios não apenas em um consultório, mas também em uma franquia odontológica, localizada em Bonsucesso, bairro da Zona Norte no Rio de Janeiro. Com a vontade de expandir, decidiram apostar em outra frente para alcançar esse objetivo.
“Eu trabalhava em consultório, com a Marcelle. Porém, a gente queria expandir e escolhemos a franquia da Odontoclinic, que já tem um modelo de negócio bastante definido. Sabemos que administrar uma clínica é mais difícil do que no consultório e, por isso, fomos atrás de quem desse um bom suporte. Uma das grandes diferenças com a clínica da Odontoclinic é que aumentamos a quantidade de pacientes”, afirma Paulo.
Vale dizer que a Odontoclinic tem processos muito definidos para os franqueados, permitindo que dentistas entendam melhor de gestão, assim como empresários compreendam as peculiaridades de lidar com a odontologia.
Abrindo do zero, mas com todo o apoio
O desafio de empreender com uma franquia para dentistas foi significativo. Afinal, Paulo e Marcelle começaram a jornada do zero. Mas o diferencial foi contar com o suporte da equipe da Odontoclinic em todas as etapas, desde o trabalho de implementação até outras questões referentes à gestão do negócio.
“O treinamento foi feito pela Odontoclinic, nossa gerente de negócios nos ajudou muito, seguimos a cartilha deles do início ao fim e isso facilitou demais. Já tínhamos um cuidado muito grande com o atendimento, e um dos nossos diferenciais era a quantidade de indicações. Mas o trabalho foi bem feito e até esse ponto foi mantido com a clínica”.
Assim, a parceria vem dando muito certo. Todos os objetivos traçados no início do planejamento estratégico estão sendo alcançados mês após mês.
“Seguimos muito as metas que temos e as batemos todo mês, estamos há um ano e sete meses assim. Com exceção de abril e maio de 2020, em que precisamos fechar em algumas semanas por causa da pandemia. O feedback é muito positivo do nosso gerente de negócios da Odontoclinic”.
A chegada da pandemia e o apoio da Odontoclinic
Por falar em pandemia, foi nesse momento que a parceria entre a Odontoclinic e os sócios se tornou ainda mais importante. Mesmo com as dificuldades que o momento apresenta, o desempenho foi positivo muito por conta desse suporte, um dos diferenciais Odontoclinic.
“A gente teve como meta melhorar nossos índices de conversão, então, cada paciente que vinha fazer uma avaliação, nós fazíamos de tudo para converter. Até porque a quantidade de avaliação diminuiu, pois as pessoas não queriam sair de casa. Isso era nosso norte: a conversão. Conseguimos vencer, sempre com muito esforço”, afirma Paulo.
O panorama desde o início da parceria, portanto, é de sucesso; e isso não apenas na relação com seus clientes, como também no orçamento da clínica.
Conforme Paulo complementa: “estamos tendo sucesso, somos dentistas, isso faz uma diferença enorme, eu acredito. A gente sabe cativar o cliente e trata o negócio com o maior amor possível”.
Dentistas, gestores e líderes
Mais do que melhorar a gestão da clínica, Paulo e Marcelle conseguiram aprender com o dia a dia de trabalho com a Odontoclinic. O conhecimento da faculdade foi ampliado com a vivência, os desafios do dia a dia e dicas de franqueados.
“Antes, só com consultório, que é pequeno, a gente não trabalhava as redes sociais. Foi com a Odontoclinic que aprendi muito sobre marketing e como é importante investir nessas estratégias. Esse é um trabalho mais forte e consistente, até porque temos o suporte da franqueadora”, explica Paulo.
Com essa boa relação entre franqueado e franquia, Paulo e Marcelle podem ser mais do que gestores e líderes, conseguem atuar também como dentistas, afinal, gostam de exercer a função. Mas, claro, sem deixar de monitorar o desempenho dos demais colaboradores.
“Aqui na clínica, temos o Alessandro como nosso gerente, que nos ajuda na gestão, nós o trouxemos para supervisionar nosso administrativo. A Marcelle e eu focamos a cadeira e deixamos a gestão com ele. Ainda assim, fazemos uma reunião semanal e estamos o tempo todo trocando feedback. Ele toca, mas a gente sempre acompanha, não tiramos o olho, não”, garante Paulo.
Para dentistas que querem continuar atuando como tal, a aposta de Paulo e Marcelle é a ideal: apostar em um gestor profissional. Dessa forma, conseguem dividir melhor o tempo e as funções.
A expansão de negócios com o suporte da Odontoclinic permitiu que a unidade de franquia tivesse ótimos resultados. O conhecimento obtido com essa parceria ajudou o Paulo e a Marcelle a conquistarem um alto crescimento. Isso reforça as muitas oportunidades disponíveis para quem quer ganhar dinheiro com a Odontologia, sempre de acordo com as suas metas e objetivos.
Que tal aproveitar também uma dessas oportunidades e expandir seus negócios ou transformar seu consultório em franquia? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a alcançar um desempenho ainda melhor!