A cadeia de valor é um conceito muito conhecido no mundo empresarial, mas como ele funciona na prática? Bom, primeiro, você precisa entender qual é a definição.
Para complementar o seu conhecimento, explicamos para que serve essa ferramenta e trouxemos também um exemplo de como definir a cadeia de valor. Quer saber mais? Vem com a gente!
O que é cadeia de valor?
A cadeia de valor é a representação do conjunto de atividades que a empresa realiza para criar e entregar um produto ou serviço aos clientes. Essa estrutura conceitual categoriza as atividades da empresa, trazendo uma visão clara sobre o impacto de cada ação nos resultados.
Elementos da cadeia de valor
A cadeia de valor de uma empresa é composta por duas categorias principais de atividades: atividades primárias e atividades de apoio. Essas atividades também são chamadas de etapas da cadeia de valor.
As atividades primárias são as diretamente envolvidas na criação e entrega do produto ou serviço, desde a concepção até a entrega ao cliente, como:
- recebimento, armazenamento e distribuição de insumos (logística interna);
- operações, transformação de insumos em produtos ou serviços;
- processos de entrega aos clientes (logística externa);
- divulgação, marketing e vendas dos produtos ou serviços;
- atendimento ao cliente, suporte, serviços pós-venda etc.
As atividades de apoio são as que não estão diretamente envolvidas na criação do produto ou serviço, mas sustentam as atividades primárias. Exemplos de atividades de apoio:
- recursos humanos, finanças e sistemas (infraestrutura),
- pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias,
- aquisição de insumos e compras,
- negociação, administração de contratos e gestão de fornecedores etc.
Saber quais ações estão dentro de cada tipo de atividade da empresa auxilia na hora de decidir como direcionar os recursos e o que pode ser reavaliado, ou seja, ajuda na definição de atividades prioritárias de acordo com o critério de análise.
Exemplo de cadeia de valor
Para ter um exemplo de cadeia de valor, imagine um consultório odontológico. Nesse caso, a cadeia de valor pode ser descrita da forma que apresentaremos a seguir, confira!
Insumos
Materiais como instrumentos odontológicos, materiais para restauração, resinas, fios ortodônticos, entre outros provenientes de fornecedores especializados.
Logística interna
Recepção dos materiais no consultório e armazenamento adequado de acordo com as normas regulatórias de biossegurança e boas práticas logísticas.
Operações
Procedimentos odontológicos, como limpeza, extração, restauração, instalação de aparelhos ortodônticos, entre outros.
Logística externa
Recepção do paciente no consultório e encaminhamento para outros profissionais ou laboratórios, se necessário, como quando é necessário realizar exames fora da clínica, visitar protéticos etc.
Marketing e vendas
Divulgação do trabalho por meio de campanhas de marketing, indicações de outros pacientes e presença nas redes sociais.
Serviços pós-venda
Acompanhamento e manutenção dos procedimentos realizados, orientação e esclarecimento de dúvidas dos pacientes etc.
Infraestrutura
Agendamento de consultas, administração financeira, gestão de recursos humanos, aquisição de equipamentos e aquisição de tecnologia para aprimorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados.
Desenvolvimento de tecnologia
Pesquisa para aprimorar os procedimentos, atualização sobre novas técnicas e tecnologias que podem ser usadas nos tratamentos odontológicos.
Para que serve a cadeia de valor?
A cadeia de valor serve como ferramenta de análise de negócios, ajudando a entender como as empresas geram valor para os clientes e lucro para os acionistas. A partir da análise da cadeia de valor é possível, por exemplo:
- saber quais atividades geram mais valor para o cliente, aplicando estratégias para aumentar a satisfação e melhorar o relacionamento dele com a empresa;
- identificar centros de custos e centros de receita, decidindo melhor o direcionamento de recursos, aumentando a eficiência e a lucratividade;
- avaliar oportunidades de integração vertical e/ou horizontal;
- entender a competitividade de mercado e encontrar oportunidades de diferenciação.
Estruturar a cadeia de valor também é uma forma menos complexa de entender tudo que a empresa faz, tornando a combinação de informações mais simples e possibilitando análises e decisões estratégicas.
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