Se você busca as melhores alternativas de investimento, é fundamental conhecer qual a importância do ROI e como ele impacta as suas decisões!
Para ter sucesso no mundo dos negócios, é importante aliar conhecimento e competências de gestão. Isso significa que você necessita desenvolver habilidades relacionadas à análise de dados e de indicadores para melhorar seu processo de tomada de decisão.
Entender o que é ROI pode ser uma excelente forma de desenvolver sua capacidade de compreensão e leitura desses recursos tão importantes para a empresa.
Todo indicador transforma em números qualquer condição do negócio, seja ela sobre seu desempenho, lucro ou custo. Isso significa que, ao usar essas ferramentas, você pode comparar variáveis reais em diversos períodos e ver quais ajustes são necessários para otimizar seu desempenho.
Se você também precisa melhorar sua capacidade de análise, continue a leitura e veja como o ROI afeta seu negócio!
O que é ROI?
O termo ROI significa retorno sobre investimento ou, em inglês, Return On Investment. É uma métrica utilizada para verificar o retorno financeiro de qualquer opção de investimento frente ao valor inicial que foi investido.
Esse indicador de desempenho pode ser aplicado em diversos tipos de avaliação, desde a criação de campanhas de marketing até a aquisição de títulos de renda fixa de uma carteira de investimentos. Assim, ele é capaz de apontar quanto um investidor ganhou ou perdeu em relação ao dinheiro aplicado naquela alternativa.
Juntamente com outros indicadores importantes para a gestão financeira de franquias, como a TIR (Taxa Interna de Retorno), o VPL (Valor Presente Líquido) e o fluxo de caixa, o ROI é um dos principais recursos para avaliar e validar alguma possibilidade de aplicação, pois permite conhecer o retorno esperado sobre o projeto em questão. Desse modo, ele também é usado na hora de escolher a melhor alternativa de investimento para aplicar capital.
Como calcular o ROI?
Saber como calcular o ROI permite que você tenha clareza quanto às estratégias que estão ou não funcionando no seu plano de negócios e saiba quando é hora de implementar mudanças. A fórmula matemática é normalmente expressa em porcentagem, conforme apresentado a seguir:
ROI = (valor obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial
Além de ajudar a ver se sua empresa está com um bom desempenho, o ROI contribui para a avaliação de possibilidades de investimento. Suponha que você pode optar por uma aplicação de R$ 20 mil e o retorno seja de R$ 200 mil.
ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000 x 100
ROI = 9
Desse modo, seu retorno quanto ao investimento inicial é de 9 vezes o montante aplicado. Para transformar o valor do ROI em porcentagem basta multiplicar o resultado por 100. No caso do exemplo, o retorno sobre o investimento foi de 900%.
Esse exercício demonstra a importância do ROI na hora de definir metas realistas e criar correções para estratégias que não estão funcionando. Imagine que, ao comparar o ROI entre os períodos, você identifica uma queda. Nesse caso, há indícios de que as estratégias aplicadas nesse intervalo não foram eficientes; portanto, precisam ser revistas.
Quando você deve calcular o ROI?
O ROI produz informações quanto ao desempenho da empresa, por isso, deve ser calculado em todos os momentos de tomada de decisão do negócio. Isso significa que ele pode ser considerado periodicamente para a aprovação de novos projetos, definição de metas e avaliação de resultado.
Imagine, por exemplo, que seu negócio decida implementar novas campanhas de marketing. Após concluir a ação, é necessário calcular o ROI para verificar se esse investimento foi realmente positivo e se vale a pena manter essa aplicação nos anos seguintes.
Quais são os benefícios de acompanhar o ROI?
O ROI oferece um valor único, simples e comparável do desempenho de qualquer investimento. Por meio dele você consegue comparar se é mais interessante comprar uma máquina ou investir em uma campanha de marketing, por exemplo.
Apesar de as opções de investimento do exemplo serem tão diferentes, o ROI cria condições para que elas sejam comparáveis, o que permite escolher a melhor alternativa para o negócio. Continue a leitura e confira outras vantagens dessa metodologia.
Gera novas orientações de negócio
Entendendo o que é ROI e utilizando esse indicador, você consegue compreender melhor a situação dos investimentos da sua empresa de maneira a orientar seu negócio para gerar maior rentabilidade. Assim, você determina quais são as estratégias que estão dando resultado e replicá-las em outros projetos.
Vamos a um exemplo: foi investido um determinado valor em duas campanhas de marketing diferentes em sua empresa. Suponha que a primeira gerou um bom ROI e a outra não. Assim, você pode orientar suas próximas ações se baseando na que obteve sucesso, otimizando os resultados e direcionando seu negócio de maneira eficiente.
Mensura resultados
Ao calcular o ROI, você pode transformar em um valor numérico o desempenho de qualquer aplicação financeira. Isso significa que é possível mensurar o real retorno de qualquer item em que a empresa aplicou capital, seja um ativo físico, financeiro, de estratégia ou qualquer outro.
Ao mensurar esses resultados, é possível fazer estimativas mais confiáveis e comparar entre os períodos o desempenho de cada ativo da empresa. Isso contribui para que você tenha mais clareza quanto aos resultados reais do negócio e saiba fazer correções quando necessário.
Otimiza os resultados para o negócio
A importância do ROI para sua empresa não para por aí. Ao acompanhar esse indicador, você consegue entender quais ações adotadas geraram retorno e alcançaram o break even point (ponto de equilíbrio) rapidamente e quais foram ineficientes. Dessa forma, você é capaz de cortar as ações que não deram certo e investir nas estratégias que geram lucro para sua organização.
Logo, ao saber o que é ROI e aplicando esse conceito na empresa, você vai direcionar seu dinheiro aos projetos que geram uma boa receita. Logo, a sua lucratividade é otimizada.
Facilita a análise comparativa
Utilizando o ROI e calculando esse indicador em sua empresa, você consegue comparar os diferentes tipos de investimento realizados. Assim, fica muito mais fácil compreender as melhores estratégias e direcionar seus esforços para o que realmente dá certo em seu negócio.
Viu como é possível entender o que é ROI e usá-lo para melhorar suas escolhas no seu empreendimento? Em meio a várias alternativas de investimento, as franquias podem ser uma ótima alternativa por conta de sua estrutura testada e validada, seu posicionamento de marca forte e os excelentes indicadores obtidos ao longo de sua trajetória. Não deixe de verificar essas informações na hora de fazer sua escolha.
Agora que você sabe como avaliar alternativas de investimento, que tal ser um franqueado? Continue com sua visita no nosso blog e confira também como funciona o ROI de franquia!