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Gestão de Clínicas

O que é gestão financeira? Descubra a importância para o seu negócio

Publicado por Franquia Odontoclinic em outubro 11, 2021 | Atualizado em outubro 4, 2021
6 minutos para ler
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

A gestão financeira é essencial para o sucesso de qualquer negócio, inclusive na área da saúde. Confira os detalhes sobre esse conceito!

Além de um produto ou serviço, qualquer empresa precisa de organização para ter resultados no médio e longo prazos, não é mesmo? E parte desse trabalho é a forma como o negócio utiliza os seus recursos financeiros. Para isso, portanto, você precisa entender o que é gestão financeira.

Quer saber mais sobre esse conceito e como ele é importante para o futuro do seu negócio? Continue a leitura e descubra!

O que é gestão financeira?

A gestão financeira é a organização de uma empresa em relação às suas finanças. Ou seja, é tudo o que se refere às receitas e despesas, seja com a atividade-fim ou investimentos complementares. A ideia é controlar o uso de recursos financeiros, garantindo que tudo seja feito de acordo com a realidade daquela empresa.

Por que é importante fazer a gestão financeira?

Uma gestão financeira de qualidade vai contribuir para o sucesso do empreendimento a longo prazo. É o que vai permitir um fluxo de caixa adequado para o seu modelo de negócio. Assim, se torna mais fácil definir orçamentos e valores realistas para o contexto em que a empresa se encontra. Isso leva o negócio a ter uma maior longevidade.

Como fazer uma boa gestão financeira?

Mas, afinal, como fazer uma boa gestão financeira no seu negócio? A seguir, você confere as nossas dicas!

Planeje metas e objetivos

O primeiro passo é definir metas e objetivos. Algumas perguntas são interessantes nesse processo, como as que listamos abaixo.

  • Quais são as projeções para os próximos meses e anos? Qual é o faturamento que a empresa busca?
  • Quando vai ser possível alcançar o break even point (ponto de equilíbrio)?
  • Qual é a perspectiva de expansão do número de clientes atendidos?

Tudo isso vai possibilitar o direcionamento das ações e estratégias para o caminho mais adequado, sempre usando números e informações realistas.

A partir dessas definições, fica muito mais fácil entender, por exemplo, quais são os preços que devem ser cobrados pelos seus serviços. Ou seja, é um passo relevante para que todas as outras ações sejam alcançadas mais facilmente e fiquem dentro do planejado.

Faça o controle de entradas e saídas

O mais importante, porém, está no dia a dia, garantindo que tudo o que entra e sai seja computado e controlado. Qualquer despesa ou investimento precisa ter o monitoramento de perto. Pode parecer exagero, mas o custo para oferecer o café na recepção de uma clínica, por exemplo, precisa ser colocado nas contas para ter a certeza de que o dinheiro está sendo bem aplicado.

Pesquise preços de fornecedores

Outro ponto importante que precisa ser analisado ao fazer uma gestão financeira é o valor investido nos seus fornecedores. Ao mesmo tempo que você não pode contar com uma empresa que cobra preços muito altos e coloca o seu orçamento em risco, também não é possível fazer um contrato com um prestador que não entrega a qualidade necessária para repassar aos seus clientes finais.

A melhor alternativa, portanto, é fazer uma análise detalhada do seu mercado de atuação e das possibilidades de fornecedor. Assim, não feche nenhuma parceria sem antes ter uma noção dos preços praticados no restante do mercado.

Muitas vezes é possível encontrar ofertas mais atrativas ao fazer essa busca mais aprofundada. O ideal é que você foque o custo-benefício, balanceando qualidade e valor do serviço ou produto contratado.

o que é gestão financeira

Faça uma boa precificação

A gestão financeira também passa por uma precificação bem-feita. Não adianta colocar os valores dos seus produtos ou serviços muito baixos se, na prática, eles não se pagam. Aqui também é muito importante encontrar um equilíbrio: não afastar clientes com preços muito elevados, mas também não deixar que os valores cobrados acabem prejudicando o futuro do seu negócio.

Estude o mercado, compare os seus valores com os dos concorrentes, entenda quais condições precisam ser acertadas com os fornecedores e garanta que os seus preços sejam justos. É importante olhar para os dois lados: clientes e caixa da sua empresa.

Acompanhe indicadores

Nada disso vai funcionar se o monitoramento não for constante e preciso. Por isso, um passo importante é definir indicadores a serem acompanhados, como o ROI (Retorno sobre Investimento), que permite entender melhor o retorno financeiro de um serviço ou produto. A ideia é entender se os preços praticados estão condizentes ou se é necessário fazer ajustes.

A partir desse acompanhamento próximo, se torna muito mais fácil realizar as adaptações necessárias para que o negócio tenha mais sustentabilidade financeira, sem prejudicar os seus resultados.

Por que a Odontoclinic ajuda seus franqueados nesse ponto?

Mas nem todo mundo tem conhecimento suficiente sobre gestão financeira, não é mesmo? É por isso que a Odontoclinic investe na capacitação dos franqueados, garantindo que eles recebam todo o suporte necessário para fazer o seu trabalho com cada vez mais eficiência. Não à toa, é uma das franquias que mais investe em treinamento, de acordo com Sergio Oliveira, diretor de operações e negócios da rede.

“Quando o franqueado assina o contrato, ele é convidado a participar das trilhas de treinamento. Ele vai fazer uma integração, um curso de liderança, passo a passo de implementação, treinamento de busca de ponto. Esses, antes da pandemia, eram feitos presencialmente; hoje fazemos EAD, mas também funciona muito bem. Eles são ministrados por especialistas internos, o que inclui gerentes, coordenadores e diretores. São pessoas do dia a dia”.

O motivo para que a Odontoclinic invista nesses treinamentos — que não são restritos aos cuidados financeiros, como também voltados para o marketing — é muito simples: garantir que a experiência dos pacientes seja positiva e que todas as franquias possam ser sustentáveis no longo prazo.

“Isso é uma garantia de que o franqueado conheça a operação e tudo o que ele deve fazer, assim como a equipe. Depois que realiza o EAD, a gente oferece uma semana de treinamento remoto para a equipe do franqueado, com nossos gerentes, que são especialistas de campo — isso serve para tirar dúvidas, reforçar conceitos e garantir que todos estejam na mesma página”.

Entender o que é gestão financeira é, portanto, essencial para quem quer se destacar em um mercado tão competitivo. Cuidar bem das finanças é o primeiro passo para assegurar que toda a operação funcione como o esperado e que os resultados possam aparecer.

O que acha, então, de conhecer mais sobre as franquias Odontoclinic? Quer ser um franqueado? Fale com a gente! Aproveite também para conhecer os 8 maiores erros na gestão financeira de uma franquia!

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