Ao assinar o contrato e tornar-se o proprietário de uma unidade de franquia, o novo franqueado passa a ter acesso a uma série de direitos oferecidos pela franqueadora. Porém, assim como em toda relação de negócios, com os direitos também vêm os deveres. Por esse motivo, é preciso estar atento para o cumprimento das obrigações do franqueado.
Afinal, apesar de a franquia ser uma empresa independente, determinadas regras devem ser seguidas para manter as características do empreendimento e garantir a segurança e o sucesso da parceria.
Você pretende investir nesse formato de negócio? Então, continue a leitura deste artigo para entender melhor sobre alguns dos deveres do franqueado indispensáveis.
O que é um franqueado?
Por definição, franqueado é a Pessoa Física ou Jurídica que adquire uma unidade de franquia. Com o pagamento de um determinado valor (royalties), o franqueado passa a ter o direito de uso da marca já consolidada no mercado.
Ao adquirir a franquia, o franqueado tem acesso a todo o know-how desenvolvido pela franqueadora (dona da marca). Assim, ele adquire o direito de replicar o modelo do negócio de sucesso, incluindo sua infraestrutura, patente, distribuição, etc.
O franqueado deve receber todo o suporte da franqueadora, além do treinamento para ele e sua equipe, sendo este um dos maiores diferenciais do modelo de franquias. Desse modo, será possível tomar melhores decisões estratégicas para o negócio, mesmo que o empreendedor não tenha conhecimento apurado em gestão.
Quais são as obrigações do franqueado?
Assim como os direitos adquiridos ao comprar uma franquia, também existem obrigações do franqueado assumidas ao assinar o contrato. Por isso, apesar de a franquia ser independente, é preciso cumprir metas, prestar contas à franqueadora, administrar o negócio e outros deveres.
Cumprir metas
As franquias precisam cumprir metas na venda dos seus produtos ou serviços. Essas metas são estabelecidas pela franqueadora para todas as unidades que pertencem à rede e devem ser alcançadas pela unidade.
O detentor da marca realiza uma fiscalização para garantir que tudo está indo conforme o esperado. Desse modo, é possível garantir que as metas e o faturamento mensal são compatíveis com o que foi acordado.
Caso isso não aconteça, geralmente, é feita uma análise dos métodos de trabalho da empresa em questão, a fim de identificar o problema para que seja possível aumentar as margens de lucro.
Prestar informações à franqueadora
Assim como cumprir as regras, outra das obrigações do franqueado é repassar essas e outras informações ao dono da franquia. Assim, é necessário fazer o envio de relatório contendo os dados sobre as vendas realizadas, custos e despesas e faturamento da franquia.
Esses e outros elementos são fundamentais para fornecer ao franqueado um panorama sobre como está sendo o desempenho daquela unidade. Desse modo, será possível intervir, caso seja necessário criar estratégias voltadas para garantir o crescimento da franquia.
Se houver alguma cláusula prevista em contrato que não estiver sendo repassada à detentora da marca, pode ser feita uma intervenção da franqueadora. Dependendo do caso, é direito da franqueadora realizar o fechamento da unidade ou a venda para outro empreendedor.
Administrar o negócio
É tarefa da franqueadora transferir ao franqueado o conhecimento, a capacitação e os métodos necessários para que ele possa operar o negócio com sucesso. Do mesmo modo, entre os deveres do franqueado estão seguir esses métodos e administrar sua própria unidade.
Isso deve ser feito seguindo os meios de atuação da marca, de modo que não ocorra uma descaracterização da empresa.
Manter o padrão
Ao adquirir uma franquia, o novo proprietário dessa unidade deve trabalhar seguindo o padrão da empresa. É preciso manter o modelo de sucesso já estabelecido, de acordo com as outras unidades que pertencem à rede.
Isso inclui seguir o padrão de atendimento aos clientes de acordo com a personalidade da marca, infraestrutura, serviços oferecidos, segurança e demais características da unidade.
Como a Odontoclinic dá suporte e por que é a melhor parceira?
Ao tornar-se dono de uma unidade de franquia da Odontoclinic, o franqueado recebe desde o início todo o suporte oferecido pela rede. Dúvidas e problemas relacionados à gestão da unidade no dia a dia podem ser solucionados em canais disponibilizados para que o franqueado receba todo o apoio necessário.
Além de treinamento e capacitação presenciais, é disponibilizado o acesso a um portal online. Nele é possível conferir aulas ao vivo com profissionais de primeira para treinamentos personalizados para as variadas funções realizadas na clínica. Também é possível acessar tutoriais para o seu aperfeiçoamento e de toda a equipe.
A clínica ainda conta com todo o marketing e iniciativas investidas para o fortalecimento da marca e a atração de novos clientes. Os franqueados também recebem suporte para o desenvolvimento de ações regionais, desde a produção das artes e campanhas até a consultoria na execução.
A Odontoclinic ainda conta com laboratório próprio para pesquisas e desenvolvimento. Assim, é possível trazer novos avanços para compartilhar com os franqueados, transformando a experiência de ir ao dentista.
Como se tornar franqueado da Odontoclinic?
Para tornar-se franqueado de uma unidade clínica, é preciso preencher um simples cadastro no site da Odontoclinic. Em seguida, um representante regional entra em contato para uma reunião inicial, onde são apresentados os detalhes sobre o modelo de negócio da franquia.
O próximo passo é fazer uma visita em clínicas da Odontoclinic para conhecer o funcionamento e os processos. Essa etapa é fundamental para entender como atuar da melhor maneira para ter o mesmo sucesso que as outras unidades da rede.
Após realizar um estudo sobre o local de instalação da clínica e todas as demais avaliações feitas pela franqueadora, será realizada a leitura e a assinatura do contrato. Com todo o apoio e suporte da Odontoclinic, você estará preparado para iniciar o seu próprio empreendimento.
Como vimos neste artigo, é preciso ter o conhecimento de todas as obrigações do franqueado na hora de decidir empreender nesse modelo de negócio. Assim, você terá mais segurança para guiar o empreendimento rumo ao sucesso.
Pensando em investir em uma franquia odontológica? Veja como ser um franqueado da Odontoclinic!