Ser dentista influencer pode trazer muitas vantagens: ter mais visibilidade, atender mais pacientes, expandir a atuação, valorizar o trabalho, ter parcerias de peso, ser reconhecido como autoridade na área etc. Entretanto, sabemos que o setor da saúde tem algumas restrições quando o assunto é publicidade.
Pensando nisso, preparamos um texto para você, esclarecendo brevemente o que o dentista não pode fazer na internet, o que geralmente os influenciadores digitais da Odontologia fazem para se destacar e dicas de como começar a sua jornada nas redes sociais. Quer saber mais? Vem com a gente!
Dentista influencer: pode ou não pode?
Dentista pode sim ser influencer. O ponto de atenção é: o que um dentista pode postar nas redes sociais? O dentista pode divulgar sua própria imagem, mas sem mercantilizar a profissão. Além disso, o CRO (Conselho Regional de Odontologia) não permite postar:
- imagens de equipamentos e instrumentos utilizados em procedimentos;
- materiais e tecidos biológicos;
- imagens de pacientes sem autorização por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);
- consulta, diagnóstico, prescrição e tratamento;
- resultados clínicos etc.
A dica de ouro é seguir as recomendações do CRO do estado de atuação para não cometer erros. Geralmente, esses órgãos disponibilizam materiais com as explicações e exemplos.
Outra dica interessante é contar com uma consultoria já especializada em marketing na área Odontológica. A Odontoclinic, por exemplo, orienta as unidades da marca a respeito e monitora as redes sociais para evitar infrações e garantir as melhores práticas.
O que faz um digital influencer odontológico?
Um influenciador digital da Odontologia basicamente educa a população sobre saúde bucal e assuntos relacionados. Há, ainda, outro tipo de dentista que é influencer digital: aquele que ajuda outros profissionais com dicas de atendimento, empreendedorismo, entre outros pontos comuns da rotina.
Quem são os influenciadores da Odontologia?
Os influenciadores digitais da Odontologia são profissionais que têm uma boa estratégia de marketing de conteúdo, sabem o seu público-alvo e têm especialidades. É muito comum vermos dentistas que produzem conteúdo de acordo com sua área de foco, como ortodontia, endodontia, odontopediatria, odontologia digital etc.
Como me tornar um dentista influencer?
Claro que o primeiro ponto para ser um dentista influencer é obedecer as regras do Código de Ética Odontológico. Dito isso, temos algumas dicas que podem ajudar você a começar a gerar conteúdo para as redes sociais do consultório ou para a sua marca pessoal enquanto dentista. Veja a seguir!
Faça um planejamento de marketing
Para quem você está falando? Pense no paciente com quem você quer se comunicar e fale diretamente para ele. Você deve criar essa figura, que chamamos de persona, especificando sua maturidade, o que ela gosta, quais são seus medos, onde vive, o que deseja para o futuro, enfim, quanto mais você conhecer essa pessoa, melhor.
Além de fazer essa pesquisa para saber quem é a pessoa do outro lado da tela e como se comunicar com ela, também vale a pena dar aquela conferida no que a concorrência está fazendo, observando os cases de sucesso para saber quais formatos engajam mais e geram mais interesse no público.
Ache o seu próprio tom de voz
Inspiração é sempre bem-vinda, mas ser original é o que há. Você tem que transparecer o seu propósito no seu perfil, falando com realidade e passando credibilidade para o seu público. Lembra do que falamos ali sobre você imaginar que está falando com uma única pessoa? Pois bem, direcione sua mensagem e coloque sua personalidade para jogo!
Além disso, o conteúdo precisa ser relevante. Pense no que a pessoa que vai ouvir você realmente precisa saber, quais dúvidas ela realmente tem etc. Assim, você será capaz de fazer alguma diferença na jornada desse paciente, criar um vínculo de confiança e prestar um serviço de qualidade.
Tenha um calendário de postagens
Como as pessoas vão ser influenciadas por você se elas não conhecem você? A postagem nas redes sociais deve ter uma periodicidade, assim, siga um calendário editorial para sempre ter conteúdos novos sendo postados. Se o seu objetivo é ser um dentista influencer, ser muito ativo nas redes sociais é fundamental.
Falando nisso, aproveite para comentar este post e recomendar um dentista que vale a pena seguir nas redes sociais, nos contando um pouco mais sobre o trabalho do profissional indicado. Comente!