Ir para o conteúdo
  • Franquia
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Franquia Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Seja Franqueado
Franquia Odontoclinic – Qual o tamanho do seu sonho?
Empreendedorismo

Acabei de me formar em odontologia, e agora?

Publicado por Franquia Odontoclinic em setembro 28, 2020 | Atualizado em março 30, 2022
10 minutos para ler

Quem está concluindo a faculdade de odontologia, normalmente vive um misto de alegria e incerteza, afinal, a rotina corrida e os estudos estão acabando, mas, ao mesmo tempo, está se aproximando a grande pergunta: “Qual caminho devo seguir agora?”. Nesse momento, surge aquele friozinho na barriga do recém-formado em odontologia.

O que assusta não é a decisão, mas escolher um caminho que garanta a estabilidade financeira, com qualidade de vida e tempo para desfrutar os bons momentos com a família e os amigos.

As dúvidas aumentam quando olhamos um mercado cada vez mais competitivo. Segundo estimativa do Conselho Federal de Odontologia, existem mais de 600 mil entidades odontológicas ativas em nosso país.

Num primeiro momento, pode parecer que a melhor opção para adquirir experiência seja trabalhar em outras clínicas. O que pode ser vantajoso para quem ainda não dispõe de estrutura nem de agenda preenchida. No entanto, é natural que esse modelo se mostre temporário, pois o retorno financeiro é limitado. Por esse motivo, muitas vezes acaba sendo interessante apenas no início da carreira, para o ganho de prática e experiência.

Mesmo que pareça difícil fugir desse roteiro em um primeiro momento (atendendo muito, para ganhar experiência), não é impossível se jogar ao sol e alcançar o sucesso na carreira de dentista. Pensando nisso, preparamos este artigo com alguns insights que você pode trilhar no primeiro dia que puser o pé fora da faculdade.

Antes de se formar em Odontologia, planejar é preciso!

Ao longo dos cinco anos da graduação, nem sempre recebemos orientações precisas no que se refere a planejamento. Aliás, a falta de informação nesse aspecto aparece como um traço cultural comum entre os brasileiros, que acabam vendo essa etapa de gestão como burocrática ou apenas para aqueles que trabalham com administração, logística ou algo do gênero.

Dica importante: não deixe o entusiasmo de pegar o diploma levá-lo a tomar atitudes precipitadas. Por isso, o primeiro passo deve ser o de se organizar diante das possibilidades e listar os prós, e contras que qualquer decisão possa gerar.

Há várias maneiras de fazer isso: você pode contar com o apoio de consultoria de gestão ou conversar com um terapeuta. Essa jornada de autoconhecimento fará você reconhecer suas competências, habilidades e atitudes e apontará características que merecem sua atenção para desenvolvimento.

Além dessa recomendação, seguem algumas perguntas poderosas que você deve dormir e acordar com elas.

  • O que desejo alcançar?
  • Quais recursos eu tenho para iniciar essa caminhada?
  • Quais qualidades eu tenho?
  • O que preciso melhorar?

Como está o mercado hoje

O mercado de odontologia movimentou cerca de R$ 38 bilhões no Brasil nos últimos anos. Trata-se de um segmento lucrativo que gera renda e empregos nos setores da indústria e serviços.

De acordo com Conselho Federal de Odontologia (CFO), mais de 25% das entidades odontológicas do país estão na região sudeste. É natural, pois se trata da região mais populosa do país. Contudo, isso pode revelar oportunidades, pois muitas cidades não têm clínicas odontológicas particulares.

O avanço tecnológico fez com que exames e procedimentos pudessem ser feitos de forma mais rápida e precisa, o que facilita o empreendedorismo em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Ademais, o crescimento das cidades do interior vem superando o das capitais, o que indica que esses municípios serão os grandes motores da economia brasileira.

Questões como essa devem ser analisadas pelos dentistas, pois pode ajudá-los a pensar a sua carreira, fazendo com que eles vejam oportunidades e fujam de mercados já saturados.

Por outro lado, não podemos ignorar o fato de que o país voltou à recessão depois da pandemia de COVID-19. Isso exigirá que esses profissionais estudem bem o mercado antes de investirem em cursos de pós-graduação ou em seus próprios negócios.

Analise as oportunidades para dentistas

Além das características pessoais, é necessário considerar uma série de variantes que podem interferir (e muito) no seu resultado no fim do mês. Uma delas é a análise de mercado! Você poderá notar oportunidades e riscos para saber se está investindo no modelo certo e se os ventos estão soprando a seu favor.

Com base em nossos 20 anos de experiência no mercado de odontologia, A Odontoclinic identificou alternativas possíveis que você precisa considerar tão logo que conclua sua graduação para que não fique somente na opção natural de montar um consultório. Repare que cada uma delas, traz aspectos favoráveis e outros que pesam contra a decisão.

Montar seu próprio consultório odontológico

recém formado em odontologia

Não basta apenas ter uma condição financeira que permita o investimento de estruturar um consultório próprio. É preciso considerar se você dará conta de arcar com os custos fixos que isso demanda e, principalmente, se você vai conseguir atingir o volume de pacientes necessários para manter o padrão de investimento (que é bem alto em um primeiro momento).

Se você tiver essas questões muito bem esclarecidas, é um primeiro passo para começar a construir seu nome no mercado, o que poderá lhe render bons frutos a longo prazo. Além disso, esse caminho pode te dar a liberdade de implantar um modelo de negócio flexível e atento às oportunidades de mercado.

Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Firmar uma sociedade entre dentistas

Seja com alguém da família (que já atue na área) ou com algum amigo de confiança, esse é um caminho que pode ajudar a dar os primeiros passos. Ter alguém ao lado, sobretudo se for mais experiente, dá segurança para tomar decisões que, se não forem bem consideradas, podem pesar no bolso e não trazer o retorno esperado.

Atenção: mesmo tendo uma amizade próxima, é essencial que esteja claro os parâmetros para a parceria funcionar. Lembre-se bem: “Amigos, amigos; negócios à parte!”.

Abra uma franquia odontológica

Essa alternativa chama bastante atenção no atual momento, pois o franqueado tem os benefícios de dar um primeiro passo já contando com o know-how e a projeção de um nome forte no mercado. Por isso, a captação de pacientes e a experiência da marca são vantagens que tornam essa opção bem atraente.

É preciso considerar os custos envolvidos em uma franquia e a escolha do ponto certo para que seu retorno sobre o investimento aconteça com segurança.

Concurso público para odontologistas

Dependendo da sua localidade, essa opção pode ser bem vantajosa para uma experiência inicial. Como nem sempre há uma estrutura ideal nesses atendimentos, o dentista acaba tendo um aprendizado significativo, que garantirá mais maturidade para os passos seguintes.

É preciso apenas tomar cuidado para que a estabilidade que representa esse modelo não o torne acomodado, pois a longo prazo, esse caminho pode não ser satisfatório financeiramente e o estresse da operação agitada pode não ser o que você busque depois de um tempo vivendo isso.

Não deixe de se atualizar (nunca!)

Há quem confunda o término da graduação com o fim dos estudos. Para a nossa área, não é preciso que nos alonguemos muito para dizer o quanto estudo e atualizações são necessárias. No outro extremo, também há dentistas que já desejam emendar o mestrado na especialização, no doutorado. Como tudo na vida, para saber qual caminho trilhar, é preciso ter equilíbrio. Mantenha estes costumes na sua rotina:

  • leitura frequente de livros e conteúdos relevantes para o seu mercado de trabalho;
  • contato com outros especialistas para atualização;
  • participação em eventos e palestras;
  • assistir a conferências on-line;
  • presença em fóruns de discussão e aprimoramento na internet.

Aproveite a tecnologia para não se distanciar do tema, evitando ficar com técnicas ultrapassadas. Isso faz com que você se prepare muito bem na hora de seguir para um mestrado, se for o caso.

A prática inicial pode ajudá-lo também a confirmar seus anseios de especialização ou, quem sabe até, direcionar para novos campos. Por isso, muita calma nessa hora: emendar uma especialização ou continuidade de estudo pode não ser o ideal nesse momento. Avalie isso muito bem!

Desenvolva sua autoconfiança

Não deixe que os desafios para se posicionar no mercado o paralise. Uma boa pitada de autoconfiança será fundamental para você estufar o peito e alcançar os bons resultados como profissional da Odontologia. Lembre-se que um caminho bem complicado já foi vencido: você está aí, com seu diploma em mãos!

O mesmo entusiasmo que o fez seguir pelos cinco anos, deve motivá-lo a dar os passos certos para alcançar aquilo que mais deseja: sua realização profissional.

Cada paciente será um aprendizado imenso e uma oportunidade de aprimorar seu conhecimento e fortalecer sua confiança! Uma dica que também vale é você realizar trabalhos voluntários. Há entidades que procuram por profissionais para ajudar em mutirões e outras tarefas. Se encaixar na agenda, fará muito bem a você e ao seu desenvolvimento.

Como se destacar no mercado

Investir em estratégias de marketing é fundamental. Entre elas, está o bom atendimento. Um recém-formado em odontologia deve entender que por menor que seja o procedimento a ser realizado, o paciente deve se sentir confiante.

Em hipótese alguma você deve ver as pessoas como números — e os procedimentos apenas como dinheiro. Ao perder a confiança no dentista, o paciente tende a depor contra ele em sua roda de amigos e familiares, além das redes sociais, é claro. Para alguém que está começando a carreira, reverter essa crise de imagem pode ser muito difícil. Por isso, é melhor evitá-la.

Divulgar corretamente os seus serviços também é importante. Para isso, você precisará de um plano de marketing. Esse estudo mostrará como a sua marca será divulgada, justificando as escolhas e levantando os valores necessários para cumprir essa etapa.

Esse levantamento deve contar em seu plano de negócios. Um dos principais erros dos estudantes que vão direto para o empreendedorismo é não criarem o seu plano de negócios. Ainda que você atue como profissional liberal, sem estar vinculado a uma clínica, não deixe de ter um plano de negócios. Ele o ajudará a precificar os seus serviços, levantar fornecedores, definir o seu público-alvo etc.

É claro que outra forma de se destacar no mercado é continuar estudando. Na área da saúde, os estudos não podem terminar na graduação. Além de agregarem conhecimento sobre novas técnicas, cursos de extensão e especialização agregam credibilidade ao seu nome — o que ajuda o paciente a confiar ainda mais no seu trabalho.

Evite apenas ser levado pela empolgação. Antes de se matricular em um curso, verifique o histórico da instituição, o corpo docente e o método de ensino. Muitas faculdades podem oferecer cursos obsoletos, que já são capazes de preparar os dentistas para os desafios que estão por vir.

Como vimos, é natural que alguém recém-formado em odontologia esteja inseguro ao se formar. Isso ocorre com todos os profissionais. Contudo, aproveite esse momento de transição em sua carreira para refletir sobre as suas expectativas em relação ao futuro. É hora de planejamento!

Se você quiser receber materiais gratuitos sobre o mercado de odontologia e também sobre empreendedorismo, assine nossa newsletter!

Guia do empreendedor: saiba o que considerar antes de começar um negócio de franquia
Posts relacionados
o que é payback

O que é payback: simples, descontado, fórmula e como calcular

Publicado por Franquia Odontoclinic em maio 24, 2024
empreender com franquias

Empreender com franquias: confira as vantagens e dicas

Publicado por Franquia Odontoclinic em maio 2, 2024
o qeu abrir em 2024

O que abrir em 2024: veja opções de negócios rentáveis

Publicado por Franquia Odontoclinic em abril 15, 2024

2 thoughts on “Acabei de me formar em odontologia, e agora?”

  1. Fernando César Fróis de Oliveira disse:
    abril 28, 2023 às 1:43 am

    Excelente artigo, muito esclarecedor, muito obrigado…

    Responder
    1. Rebecca disse:
      maio 8, 2023 às 4:29 pm

      Oi, Fernando 😀
      Que bom que ajudou. Conte sempre com a gente!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você também pode ter uma franquia odontológica!
Franquia Odontológica: guia completo para investir agora
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você
Franquia Odontoclinic
qual é o seu perfil de dentista
Usando as redes sociais para divulgar seu consultório odontológico
Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Guia completo do dentista recém-formado

Sobre o blog

Uma franquia com alta rentabilidade, segurança e lucratividade líquida média de 20%. Seja um empreendedor de sucesso, seja um franqueado Odontoclinic.

Categorias

  • Cases de Sucesso
  • Dentista
  • Empreendedorismo
  • Franquia
  • Franquia Odontológica
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Odontologia na prática
  • Sem categoria
Site criado por Rock Stage.