Odontologia dá dinheiro, mas é preciso saber onde investir seus esforços. A seguir, conheça a melhor estratégia!
Quando você está para escolher uma carreira ou mesmo quando já se formou, é normal ter dúvidas sobre conseguir um bom retorno para os seus anos de investimento, certo? Mesmo em certas profissões renomadas, como a de dentista, ainda há alguma insegurança.
Entretanto, em vez de se perguntar se odontologia dá dinheiro ou não, o mais importante é pensar em como você vai conduzir sua carreira. Existem muitas alternativas para quem se forma na área, desde a especialização até o empreendedorismo, sendo que algumas alternativas têm melhor garantia de sucesso que outras.
Está em dúvida e quer saber qual é o melhor caminho para seguir com sua carreira de dentista? Então, continue sua leitura e fique por dentro.
Odontologia dá dinheiro?
Se você quer saber quanto ganha um dentista, saiba que odontologia dá dinheiro sim. Afinal, em média, um profissional recém-formado pode receber um salário acima de R$ 4.000, podendo chegar a R$ 10.000 no auge de sua carreira.
Isso sem considerar a possibilidade de ter um empreendimento próprio, no qual seus ganhos podem ser ainda mais elevados. Contudo, para atingir esses patamares, é necessário tomar as decisões certas em sua carreira. Vamos a elas?
O que vale a pena evitar nessa área?
Mesmo que a formação de dentista seja valorizada, isso não significa que a odontologia dá dinheiro fácil. Assim como qualquer outra carreira, ela também tem algumas armadilhas que podem drenar boa parte do seu tempo e recursos sem oferecer boas chances de sucesso.
Na busca de entender como lucrar na odontologia, alguns dos principais exemplos estão a seguir.
Pequeno consultório próprio
Esse é o plano para muitos novos dentistas que já têm algum capital, porém, hoje em dia, esse não é o melhor caminho para uma carreira consistente e eficiente. Afinal, mesmo um bom profissional ainda pode ter dificuldades para manter um negócio funcionando, visto que as habilidades exigidas são bem diferentes. Além disso, pequenos consultórios são muito mais vulneráveis a períodos de crise, quando o número de clientes tem uma queda.
Trabalhar em clínicas de terceiros
Uma alternativa comum é começar a trabalhar em uma clínica privada como contratado ou autônomo. Isso garante um salário e isenta certas responsabilidades na administração do negócio. Por outro lado, há problemas envolvidos aqui também. A princípio, você terá menos controle sobre suas atividades, tendo que se adequar às exigências da clínica.
Além disso, você ainda estará em risco ao passar por uma crise, pois é nesse momento que ocorrem muitas demissões. A menos que seja um dos melhores funcionários ou um dos mais antigos, sua posição não é garantida.
Investir em franquia odontológica é uma boa opção?
Apesar dos pontos acima, podemos garantir que a carreira em odontologia dá dinheiro, bastando seguir uma alternativa que dê melhores chances de sucesso. Nesse sentido, investir em uma franquia odontológica é uma dica certeira.
Nesse caso, em vez de abrir um consultório, você abre uma unidade de uma rede odontológica já estabelecida. Nós mostramos algumas das vantagens desse modelo de negócio, veja!
Marca já reconhecida no mercado
Um dos principais benefícios de escolher uma franquia para investir no setor odontológico é que, logo no começo, você terá uma imagem bem mais atrativa para o público. Em qualquer empreendimento, o primeiro grande desafio é construir uma imagem reconhecível e estabelecer uma relação com o público.
Ao usar uma determinada marca já famosa e respeitada, você terá mais facilidade para encontrar novos clientes, fechar parcerias locais e gerar lucro com a franquia odontológica.
Apoio da franqueadora
Além do nome, a franqueadora pode oferecer apoio direto durante a construção e administração da sua unidade. Considerando que muitos dentistas não têm todas as habilidades necessárias para gerenciar uma clínica logo de início, essa orientação será indispensável para evitar que você cometa erros e para acelerar seu crescimento no mercado.
Processos já testados
Começar algo novo sempre envolve algum grau de experimentação, o que inclui abrir sua clínica odontológica. E, ao longo do caminho, há boas chances de que você cometa alguns erros.
Dentro de uma franquia, por outro lado, isso não será um problema, pois a franqueadora já testou suas metodologias em diversas unidades. Quando você investir, terá o apoio necessário para evitar erros e maximizar seu desempenho.
Como escolher uma boa franquia odontológica?
Considerando o crescimento das franquias odontológicas, não é surpresa ver como a odontologia dá dinheiro em todos os formatos. No entanto, para ser bem-sucedido nesse modelo é importante encontrar a franquia certa.
Vejamos como lucrar na odontologia ao avaliar alguns detalhes durante a escolha de sua franquia.
Opinião do público
A satisfação dos clientes é um bom termômetro para o sucesso de qualquer empresa. Se a marca é reconhecida e a opinião das pessoas é positiva, você terá mais oportunidades de ter bons resultados com essa franquia.
Índice de sucesso dos franqueados
Para avaliar a assistência que a franqueadora presta, o melhor a fazer é conversar com outros franqueados e analisar quantos investidores conseguem um bom retorno. Um índice muito baixo indica poucas chances de a franquia odontológica ter lucro.
Inovação nos negócios
Com o tempo, toda empresa deve inovar para se destacar no mercado. As franquias também precisam fazer o mesmo, integrando novas tecnologias em seus processos e aprimorando os serviços para o cliente final.
Por que a Odontoclinic é a melhor opção de franquia odontológica?
Se você busca uma boa parceria no processo para abrir uma franquia odontológica, a Odontoclinic será sua melhor aliada. Com mais de 200 clínicas no Brasil, nossos processos já são bem testados e aprovados.
Para facilitar o início dos seus negócios, também oferecemos vários treinamentos para você e sua equipe de atendimento, assim como inúmeras parcerias para obter material e equipamento por preços mais em conta. Tudo isso acompanhado de um plano de negócio, análise de mercado e outras avaliações para garantir que seu investimento se transforme em resultados satisfatórios.
E tem mais: temos um sistema de gestão por indicadores que traz mais segurança aos franqueados, além de permitir que você verifique os índices de onde estiver.
Mesmo todos sabendo que a odontologia dá dinheiro, a questão é entender o modo certo de investir. E as franquias são o principal destino para os profissionais dessa área que buscam o sucesso.
Se você quer se aprofundar mais, aproveite para baixar nosso e-book, o Guia completo da gestão de franquia para dentistas, agora mesmo e ver como se preparar para esse investimento.