O principal aspecto que deve ser considerado para criar a recepção da clínica odontológica é a experiência do paciente
Não é a apenas a escolha de bons equipamentos para clínicas odontológicas que garante a qualidade dos serviços prestados. Também é preciso se preocupar em escolher o melhor dos modelos de recepção, afinal, esse espaço é o primeiro com qual o paciente terá contato. Assim, ele precisa ser cativante.
Ao elaborar a recepção, precisamos nos concentrar no atendimento humanizado e colocar o paciente no centro do processo. É verdade que esse espaço precisa ser prático e atender às necessidades do dia a dia da clínica, mas deve ser pensado para oferecer a melhor experiência para o público.
Existem diversas ideias e modelos de recepção de clínicas, além de técnicas de decoração que contribuem para compor um espaço agradável, organizado e limpo. Que tal algumas inspirações? Continue lendo!
Qual é a importância do atendimento ao paciente?
Como explicamos, a recepção da clínica odontológica é o primeiro ambiente que o paciente encontra. Sendo assim, esse espaço tem uma influência significativa na primeira impressão que as pessoas terão dos serviços prestados.
Isso significa que, ao escolher um dos modelos de recepção, a decisão precisa ser baseada naquilo que será melhor para o paciente. O foco é oferecer um atendimento que faça com que essas pessoas se sintam acolhidas.
Não podemos esquecer que quem busca atendimento de saúde em geral está enfrentando problemas. Muitas vezes essa pessoa está fragilizada, tem dúvidas, medos e incertezas. Não ajuda muito se a recepção da clínica for um espaço que transparece frieza e indiferença, concorda?
Na hora de recepcionar os pacientes, a equipe e o espaço devem transmitir calor humano. As pessoas precisam se sentir à vontade, e você consegue isso oferecendo um ambiente aconchegante, não intimidador e que oferece conforto para que a espera seja mais agradável. Isso tudo minimiza a ansiedade e o estresse.
Detalhes como esses são um grande diferencial no atendimento, que faz com que a pessoa fique satisfeita com o modo como foi tratada. Conseguimos cativá-la pela maneira como fazemos com que se sinta, e isso contribui para fidelizar pacientes, além de trazer novas indicações.
Por que ser Customer Centric?
É um erro organizar qualquer empreendimento focando nossas próprias vontades. O público é que precisa ficar satisfeito com o local, os atrativos oferecidos e a maneira como o atendimento é prestado; afinal, são essas pessoas que mantêm o negócio operando.
Quando nos preocupamos em ser Customer Centric, ou seja, em manter o consumidor no centro dos processos, descomplicamos as rotinas para o nosso público, focamos suas necessidades e damos atenção para suas dores, problemas e preferências.
Os modelos de recepção criados mantendo o paciente no centro geram um diferencial competitivo porque ele sente que tudo aquilo foi criado para ele. Assim, se identifica com a maneira como a estrutura foi organizada e percebe a preocupação com cada detalhe para garantir que ele se sinta confortável e acolhido.
Ser Customer Centric, quando se trata da recepção da clínica odontológica, também é uma forma de promover a humanização do atendimento. O paciente não se sente apenas como mais um, pois ele percebe que ali existe o interesse em encontrar soluções para os seus problemas e que ele é bem-vindo.
Quais são os principais modelos de recepção?
Existem diversos modelos de recepção para clínica odontológica, como os clássicos, os modernos, com elementos fiéis à marca, divididos em ambientes, mais despojados e aconchegantes. O mais importante é focar a experiência do público de acordo com o perfil dos pacientes atendidos.
A seguir, falamos brevemente sobre algumas características desses modelos de recepção que você pode adotar para a sua clínica odontológica.
Clássica
É aquela em que a clínica tem, de fato, cara de clínica odontológica. A pessoa sente que está no dentista. Embora caracterize o ambiente, é preciso ter cuidado com esse modelo para que ele não seja muito frio, nem intimidador, causando ansiedade e desconforto no paciente.
Moderna
Uma recepção moderna é aquela que traz tendências de decoração e de arquitetura; utiliza materiais, mobílias, quadros e outros elementos decorativos com toque contemporâneo. Muitas vezes, foge ao padrão comumente adotado em espaços de saúde.
Aconchegante
Os modelos de recepção aconchegantes são aqueles que trazem cores mais leves e agradáveis, uma mobília confortável, quadros, plantas, entre outros elementos que fazem a pessoa se sentir na sala de estar de um amigo. O paciente fica muito à vontade por ser um espaço acolhedor e agradável aos olhos.
Fiel à marca
Também pode ser criado um modelo de recepção que traga cores, texturas, materiais e linhas que estejam de acordo com a identidade visual da clínica odontológica. É um espaço mais personalizado, que reforça a imagem da marca.
Com ambientes
É interessante optar por modelos de recepção de clínica divididos em ambientes. Nesse caso, temos o espaço onde ficam as poltronas ou cadeiras, um cantinho para leitura, também um ambiente reservado para o cafezinho e uma sala separada para as crianças, caso a clínica faça atendimento infantil.
Como decorar o espaço?
Independentemente de qual desses modelos de recepção pareça mais adequado para sua clínica, é sempre fundamental pensar na maneira como o espaço será decorado. Não se esqueça de que se trata de um ambiente de saúde e que ele pode ser personalizado de acordo com as suas preferências, mas não é um local particular e pessoal.
A decoração precisa ser criada pensando na praticidade para o dia a dia, em especial no que se refere à organização e limpeza. Plantas, por exemplo, são muito bem-vindas porque trazem um toque de leveza e aconchego.
Ao montar um espaço do café, ele precisa estar sempre limpo e organizado. Flores devem ser trocadas constantemente para não ficarem murchas. Nesse local, é interessante colocar quadros com cores alegres, como laranja, por ser um tom mais quente.
A madeira combina bem com essa cor e traz um toque acolhedor para o espaço. Ela pode estar presente no balcão ou nos pés da mobília. Livros decorativos com belas capas, fotografias e gravuras também caem muito bem na decoração da clínica odontológica.
Em relação ao ambiente para as crianças, não é preciso aplicar adesivos nas paredes ou mudar a cor; basta escolher mobílias que sinalizem o espaço infantil, assim como objetos e os elementos destinados ao entretenimento dos pequenos. Vale lembrar que esse canto deve ser separado do restante da sala de espera.
Quais são os padrões da Odontoclinic?
Na Odontoclinic, existe a preocupação de colocar o paciente no centro do atendimento. Por isso, a recepção das clínicas é criada com o intuito de oferecer a melhor experiência para o público. São ambientes leves, aconchegantes, que preservam a identidade da marca e trazem conforto.
A madeira é muito bem-vinda nos padrões da Odontoclinic, assim como o cantinho do café. As plantas são posicionadas de uma forma estratégica para dar um toque de aconchego sem prejudicar a assepsia, o fluxo de pessoas e a organização.
A recepção de clínicas Odontoclinic é criada pensando em aspectos como o tamanho do espaço, a quantidade de pessoas esperadas, o tipo de público que será atendido, entre outros detalhes. Dessa forma, a estrutura é organizada de modo a bem atender às demandas de cada unidade. Seja como for, a humanização está sempre presente
Analise bem as opções de modelos de recepção para que você possa escolher aquele que melhor se encaixa com o perfil do seu público e corresponde à identidade da sua marca. Reforçando, não se esqueça de que estamos falando de um ambiente de saúde; logo, organização e limpeza são fundamentais, inclusive para a experiência do paciente.
A Odontoclinic desenvolveu um modelo de atendimento que é referência no mercado porque, desde a recepção, oferece a melhor experiência para o público. Veja como se tornar um franqueado Odontoclinic e ofereça o melhor para os seus pacientes!