Se você está pesquisando sobre tipos de negócios para abrir, está no lugar certo! Empreender e acertar nessa decisão é uma tarefa desafiadora, mas há métodos para tornar o caminho mais fácil. Por isso, basta contar com o apoio de quem mais entende do assunto para ajudar você.
O primeiro passo é pesquisar bastante sobre as opções de negócios lucrativos, coletando informações sobre o modelo de negócios, vantagens, rentabilidade, tempo de retorno do investimento, quais são as perspectivas e como o empreendimento se alinha às suas necessidades e objetivos. Quer saber mais sobre isso? Vem com a gente!
Tipos de negócios para abrir
A decisão de qual tipo de negócio abrir depende de vários fatores, incluindo suas motivações pessoais, como anda o mercado, quais são as tendências, quais são os seus recursos para investimento, entre outros pontos.
Levando tudo isso em consideração, há setores que estão sendo bem avaliados pelos especialistas no assunto. Essas áreas entregam solidez e prometem crescimento. Separamos 3 opções que atendem esses critérios. Que tal dar uma olhada em quais são eles? Confira a seguir!
Serviços
A oferta de serviços é uma boa pedida quando o assunto é abrir um negócio, afinal, sempre há alguém precisando de algum tipo de serviço em diversas áreas. No setor de serviços, estão incluídos, por exemplo: transporte, alimentação, beleza, marketing, saúde, telecomunicações, tecnologia, educação, entre outros.
Consultoria
A consultoria é um tipo de prestação de serviço que demanda, basicamente, o conhecimento especializado sobre um assunto. Nesse modelo de negócios, você vende a sua experiência em um determinado tema e auxilia quem precisa avançar nessa questão.
Existe consultoria empresarial, de imagem, entre tantas outras formas de prestar esse serviço. O mais importante, nesse caso, é ter um processo estruturado que visa o alcance dos resultados estabelecidos pelo contratante a partir do diagnóstico do profissional.
Franquia
O modelo de franquia chama muita atenção para quem quer empreender e ter o máximo de segurança em seu investimento. Isso ocorre porque ao comprar uma franquia, o empreendedor conta com toda a credibilidade da marca franqueadora, além do suporte para administrar o negócio.
Dessa forma, a estruturação da empresa ocorre sem dificuldades mesmo que o investidor nunca tenha atuado no segmento da franquia ou não tenha experiência em gestão. Além disso, os franqueados têm uma visão bem clara das finanças, sabendo em quanto tempo o lucro virá.
Por que abrir o próprio negócio
O primeiro grande motivo para abrir o próprio negócio é, de fato, a possibilidade de aumentar substancialmente os ganhos. A parte boa é que esse ganho a mais não precisa vir com uma carga maior de venda da sua mão de obra. O ideal é que o negócio continue rodando mesmo que você não esteja na operação.
A flexibilidade é maior, você decide seus horários e tem a liberdade de tomar decisões estratégicas e planejar o seu futuro. Com uma mentalidade empreendedora, você tem a chance de causar impacto na sua comunidade, contar a sua história, gerar oportunidades e construir um legado.
Não podemos deixar de fora também que, nessa posição, o empreendedor aprende muito, desenvolve sua carreira e fica sempre antenado sobre as atualidades do mercado. Esse também é um passo importante para realização pessoal, já que você pode trabalhar em prol do seu próprio objetivo.
Dicas para abrir seu próprio negócio
Muita gente pensa em abrir um negócio de acordo com a área que tem mais interesse ou familiaridade. Embora isso faça bastante diferença, nem sempre é o ponto-chave para acertar na escolha, afinal, há diversos fatores mercadológicos que devem ser considerados antes de bater o martelo.
Lembre-se de que a ideia de ter uma empresa é também fazer com que ela cresça e se estabeleça, mudando o seu padrão de vida e proporcionando a chance de realização pessoal. Então, se você está pensando em abrir o próprio negócio, deve ficar sempre por dentro do que está em alta no mercado.
Tendências de negócios para 2023
Pensando nisso, nós separamos alguns setores que estão em destaque, trazendo algumas informações sobre cada área e mostrando quais são as perspectivas para quem quer empreender. Vem com a gente entender mais sobre esses cenários!
Mercado pet
Não precisa ser um expert, basta olhar ao seu redor: as mães e pais de pet estão cada vez mais investindo no bem-estar de seus bichinhos, visto que esse assunto também ganhou mais importância ao longo do tempo. O reflexo disso é bem evidente nos números: foram 146 bilhões de dólares no mundo e 40 bilhões só no Brasil em 2020.
Em 2021, o faturamento bateu cerca de 52 bilhões, enquanto no primeiro trimestre de 2022, o fechamento foi de aproximadamente 60 bilhões, segundo a TrendsCE. Dentro desse setor, temos pet food, venda de animais de estimação, pet vet, serviços gerais e veterinários, além de produtos de higiene e bem-estar animal.
Alimentação saudável
Outro setor que está bombando é o de alimentação saudável, seguindo também o boom dos serviços dentro do mercado fitness. O estilo de vida saudável é cada vez mais almejado pelas pessoas, o que favorece quem quer atuar nesse setor, que já foi um nicho bem restrito para quem é atleta, frequenta academia ou faz exercícios regularmente.
Falando em nicho, é possível ainda embarcar no mercado de alimentação saudável focado em comida vegana, refeições funcionais, refeições com alto teor de proteína, valorização da comida regional etc. Aqui, o ponto de atenção são os cuidados referentes à vigilância sanitária, entre outros que são necessários quando se trabalha com alimentação.
Franquia odontológica
A franquia odontológica segue na linha de negócios na área da saúde, sendo um investimento seguro e rentável, com muitas oportunidades de crescimento: o Brasil é o país com mais dentistas versus pessoas que nunca foram ao dentista. Além disso, não precisa ser dentista para abrir o negócio, já que a franqueadora oferece todo o suporte.
O segmento de franquias odontológicas apresenta uma rentabilidade maior em relação a outros tipos de franquia, segundo ABF (Associação Brasileira de Franquias). Na franquia Odontoclinic, por exemplo, 70% dos franqueados têm mais de uma unidade. Isso só demonstra o potencial do negócio.
Como funciona o mercado de franquias
Não há dúvida de que investir em franquia é um bom negócio. Por outro lado, as pessoas têm muitas curiosidades sobre como esse modelo de negócios funciona. Antes de qualquer coisa, é necessário conversar com a franqueadora, falando sobre quais são as suas expectativas.
Depois, é essencial conhecer outros franqueados para entender como o negócio funciona e se realmente vale a pena. A reputação da marca também é muito importante, então busque saber o que as pessoas acham sobre a empresa. Há diversos tipos de negócios para abrir, mas escolher um empreendimento de alta performance só depende de você.
Franquia Odontoclinic
Além de ser a marca mais reconhecida pelos pacientes, a Odontoclinic tem 25 anos de experiência e uma estrutura de clínica odontológica robusta que é a chave para o sucesso do seu investimento. Não perca tempo: entre em contato com a gente, vamos conversar!