Em muitos pequenos empreendimentos, o profissional está principalmente preocupado com seu serviço, já que é o que ele entende melhor. Porém, é sempre bom lembrar dos aspectos de administração, os quais são indispensáveis em qualquer negócio. O mesmo vale para a gestão de clínicas odontológicas.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como fazer uma boa gestão da sua clínica? Então, continue a leitura e veja as dicas!
A importância da gestão de clínicas odontológicas
Apesar de a sua preocupação central ser a saúde bucal dos clientes, é bom lembrar que, sem um fluxo de caixa equilibrado, obrigações fiscais em dia e um negócio regularizado, você não pode prestar seu serviço com qualidade.
É necessário que você adquira algumas competências de gestão para tornar o trabalho em sua clínica o mais rentável possível.
Os pontos de atenção na gestão da sua clínica
Uma das principais dificuldades para os pequenos empreendedores é saber por onde começar o trabalho de gestão. Para ajudar você com isso, listamos aqui alguns pontos que você deve ter em mente enquanto trabalha. Veja!
Construa um planejamento financeiro e estratégico para a sua clínica
É importante ter em mente que você está administrando um negócio, o que implica uma série de obrigações e necessidades. Por exemplo, você precisa ter um faturamento mínimo para cobrir seus custos fixos e manter suas atividades. Simplesmente ter essa ideia em mente já ajuda a guiar boa parte das suas decisões.
Um dos primeiros passos na gestão de clínicas odontológicas, assim como qualquer negócio, é aprender a lidar com o dinheiro. Isso envolve coisas simples, como não gastar mais do que se ganha, até algo mais elaborado, como fazer uma boa gestão contábil.
Com o tempo, o ideal é que você faça essa empresa crescer, atraindo mais clientes e fidelizando os antigos. Para viabilizar isso, você precisa ter um plano de longo prazo, considerando o faturamento esperado e quais mudanças devem ser promovidas para alcançar seu objetivo.
Organize a documentação da clínica, bem como os processos de compras
Uma empresa legalizada exige uma série de documentos, especialmente com algo relacionado à área da saúde. Como parte da rotina de gestão de clínicas odontológicas, você deve sempre ter a documentação da empresa, dos pacientes e dos profissionais em dia e em local acessível para minimizar perdas significativas.
Aquisição de equipamentos, uniforme, reposição de materiais para implantes dentários e materiais odontológicos em geral também são partes fundamentais da manutenção da sua clínica. Manter essas compras organizadas, com datas de entrega e pagamento alinhadas, evita várias perdas financeiras — especialmente quando você tem alguma compra de maior valor ou reforma em seu espaço.
Estabeleça uma boa gestão de pessoas
Mesmo em pequenas clínicas, você provavelmente terá algumas pessoas com as quais trabalha regularmente. E, para que todos atuem em sintonia, você precisa aprender como gerir essa equipe, por menor que ela seja.
Boa comunicação, ferramentas de gestão e divisão clara de tarefas são alguns dos componentes fundamentais envolvidos aqui.
Tenha uma agenda bem-organizada e confirme as consultas
A gestão correta do seu tempo é tão importante quanto a gestão das suas finanças, especialmente quando você é responsável tanto pelos pacientes quanto pela gestão do seu negócio. Sendo assim, é importante ter uma agenda com tempo dedicado exclusivamente a atendimentos, às tarefas e gestão, e à manutenção do espaço de trabalho.
O hábito de confirmar consultas pode evitar muita dor de cabeça — por exemplo, no dia anterior ou algumas horas antes, entrar em contato com o cliente que tem uma consulta marcada. Muitos podem ter imprevistos e precisar remarcar, ou mesmo esqueceram que tinham uma consulta agendada por 2 meses. Isso pode liberar seu tempo para atendimentos pontuais ou permite adiantar outros trabalhos.
Trace a jornada do cliente e mantenha contato com o seu público
Cada pessoa que você atende tem diferentes necessidades e sentimentos. E muitos desses afetam diretamente seu trabalho e a qualidade do serviço na sua clínica. Para poder melhorar a gestão de clínicas odontológicas é necessário, primeiro, compreender quais são essas demandas individuais e como lidar com elas adequadamente.
Além de prestar um bom serviço de imediato, é importante que você tente manter contato com seus clientes ao longo do tempo. Isso não só ajuda você a fidelizá-los, para que retornem no futuro, como também aumenta a confiança deles em você e em seu serviço.
Pense: qual é o caminho que cada pessoa faz para chegar até sua clínica? Isso é o que chamamos de jornada do cliente, um conceito fundamental para seu planejamento de negócio. Conhecendo esse caminho, você pode otimizá-lo, fazendo com que um número maior de pessoas encontre sua clínica e marque uma consulta.
Ofereça uma experiência de atendimento diferenciada
Manter o cliente em primeiro plano, pensando nas demandas e necessidades dele primeiro, é a melhor maneira de garantir a satisfação dele, fidelizá-lo e melhorar sua reputação profissional.
A qualidade do atendimento depende de muitos fatores, desde a linguagem usada para se comunicar com o público até os canais de comunicação utilizados. Uma boa forma de atrair o público é justamente ter um atendimento diferenciado, adotando métodos mais práticos e eficientes.
Sempre busque novidades e conte com a tecnologia
Por fim, mas não menos importante, é sempre uma boa ideia tentar inovar em seu setor. Uma forma diferenciada de atendimento, melhor agendamento, adotar novas tecnologias e, claro, manter seus equipamentos e procedimentos atualizados são todos passos fundamentais para maximizar seus resultados.
Graças à tecnologia digital, a gestão de pequenos negócios é um trabalho bem mais prático. Com o auxílio de alguns recursos, como uma agenda digital, um sistema de gestão empresarial, criação de um site, entre outros, você terá bem menos dificuldades para manter os vários aspectos da sua clínica sob controle.
Agora que você tem essas informações sobre gestão de clínicas odontológicas, pode maximizar o desempenho do seu negócio. Com mais clientes satisfeitos, mais fácil será fazer sua empresa crescer.
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