Mesmo empreendendo na pandemia, Camila teve bons resultados. O segredo? Leia o artigo pra saber!
O empreendedorismo não é um desafio simples de ser superado, não é mesmo? Já imaginou, então, empreender na pandemia, um momento em que a economia foi diretamente impactada, assim como as formas de trabalho?
Mesmo com esse cenário mais desafiador, isso não impediu que milhares de brasileiros seguissem com os seus sonhos de se tornarem donos dos seus próprios negócios.
Números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) reforçam a recuperação do setor desde o início da pandemia, alcançando um faturamento com mais de 20% de crescimento entre o primeiro e o quarto trimestres de 2020. Setores como o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, por exemplo, tiveram um aumento de 5,4% na comparação entre o que foi faturado no quarto trimestre de 2020 com o mesmo período em 2019.
Além de escolher um segmento em alta, um caminho para aumentar as chances de sucesso ao empreender na pandemia é se associar a uma marca que seja reconhecida no mercado.
Foi assim que Camila Giannini, dentista e franqueada Odontoclinic em Extrema, Minas Gerais, conseguiu iniciar a sua trajetória dentro do setor de franquias. Que tal conhecer mais sobre essa parceria de sucesso? Confira!
Empreender na pandemia: superando desafios
Dentista, Camila trabalhava em clínicas de outras pessoas, normalmente em consultórios mais populares em que não se oferecia tantos serviços inovadores ou mais modernos. A mudança para Extrema, cidade mineira que tem crescido nos últimos anos e, atualmente, tem um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do sul do estado, fez com que ela decidisse investir em um consultório próprio.
“Extrema é uma cidade em crescimento, mas com poucas opções de serviços de odontologia. Percebi que muita gente reclamava da qualidade do atendimento ou dos materiais utilizados nos procedimentos. Foi nesse momento que tive a ideia de montar o meu próprio consultório e comecei a avaliar opções de franquias odontológicas“.
Antes de mais nada, é preciso ter coragem para empreender na pandemia. Afinal, com as incertezas proporcionadas pelo distanciamento social, como esperar por resultados positivos? Para Camila, o primeiro passo foi analisar o mercado e entender quais segmentos estavam funcionando com menos restrição e qual opção na região poderia aumentar as chances de sucesso. O começo, porém, foi muito complicado por conta da pandemia.
“A pandemia não ofereceu nenhum tipo de vantagem, apenas tornou o desafio maior, nem mesmo baratear o aluguel foi possível, por exemplo. Além disso, as ações que pedem contato com o público, como captação de clientes, que é essencial nesse início, se tornaram mais difíceis”.
Apoio Odontoclinic: facilitando o dia a dia
Além de escolher o setor certo, com potencial de crescimento, outra decisão faz muita diferença para superar os desafios de empreender na pandemia: a parceria com a Odontoclinic. As vantagens foram muitas, e a Camila detalhou um pouco mais dos pontos positivos de contar com os diferenciais da Odontoclinic.
Feedback dos pacientes
“Eu considerei outras franquias odontológicas até encontrar a Odontoclinic. Vi que era a opção mais interessante em vários sentidos, no valor de royalties, na qualidade de atendimento e serviços prestados. Fizemos uma reunião e não pensamos muito: conversamos com o gerente de expansão e ele mostrou outros benefícios também. Mais um ponto que pesou foi o feedback dos pacientes, que sempre falam do encantamento”, comenta Camila.
Reputação no mercado
“Também ficamos muito conhecidos na cidade, já nos primeiros seis meses com a clínica funcionando. Além da qualidade do atendimento e dos serviços, isso também tem a ver com a força da marca da Odontoclinic. O fato de estarmos sempre nos mostrando, criando estratégias para captação e divulgação da marca e mostrando a satisfação dos pacientes é outro ponto positivo”.
Suporte na captação de clientes
“Com a orientação da Odontoclinic, a captação foi essencial para conseguir números positivos mesmo durante a pandemia. No começo, eu mesma ia para a rua na missão de captar esses pacientes e foi um sucesso. Nosso gerente de negócios nos orientou a fazer uma quantidade de agendamentos, fizemos e eu confesso que achei que esse tanto de gente não viria, mas veio”.
Por isso, é essencial seguir as orientações da franqueadora, garantindo os resultados logo nas primeiras semanas da clínica aberta.
Opções de tratamento
“Como dentista, eu também enxergo a variedade de tratamentos que a Odontoclinic oferece. O alinhador, por exemplo, temos toda a estrutura e o suporte necessários para oferecer o tratamento a quem busca”. Dessa forma, Camila acredita nos esforços que a marca faz para sempre inovar e trazer ótimos avanços em procedimentos.
Facilidade de gestão
Camila também explica que “a gestão do negócio é facilitada, com um sistema que oferece tudo mastigado: os cursos para aperfeiçoamento da equipe, formas de captar novos e mais pacientes, atendimento digital, parcerias, softwares, enfim, a Odontoclinic oferece muitas facilidades”.
Mas não para por aí: “todo o sistema de gestão já nos direciona de maneira eficiente — não preciso estar perto da minha equipe para fazer tudo dar certo, posso até trabalhar de maneira remota. Diferentemente de um consultório particular, sem nenhum suporte, em que eu precisaria fazer tudo isso sozinha”.
Dentista e empresária: como dar conta
Para ganhar dinheiro com a odontologia, Camila aceitou um desafio maior do que apenas empreender na pandemia: conciliar o trabalho como dentista e ser a responsável pela gestão do seu negócio. Em uma rotina ainda mais corrida, ela encontra tempo para fazer tudo o que precisa com qualidade.
“A ideia inicial era até eu não ficar muito como dentista, mas no dia das avaliações eu já realizei várias delas, e muitos pacientes preferem ser atendidos depois por quem fez a avaliação. Tenho outros dentistas comigo, mas sempre tenho minha cadeira reservada”. Entretanto, a franqueada também reserva momentos para cuidar do administrativo “e fazer cursos da Academia Odontoclinic, ir ao banco, pagar contas ou gerenciar a equipe”, comenta.
O esforço tem se pagado, e logo no início da sua jornada com uma franquia para dentistas, Camila conseguiu ter resultados positivos. “Os lucros começaram a aparecer logo no primeiro mês. Agora começaram a vir as contas, mas a gente vê que tem futuro porque toda a administração é muito bem organizada. Nosso gerente de negócios mostra quanto precisamos gastar em cada setor, com estoques, com materiais, tudo para fazer dar certo”.
Encantamento: as vantagens na Odontologia
Além dos muitos prêmios da Odontoclinic que reforçam a qualidade do trabalho, ainda mais importante é a confiança que os pacientes demonstraram. E com Camila não foi diferente, tanto que ela percebeu logo no início que as chances de sucesso eram altas.
“Notei o potencial logo no primeiro dia, mas depois percebi que os treinamentos também reforçam esse trabalho e me ajudam demais. A minha equipe é supermotivada e a franqueadora nos ajuda muito nesses treinamentos. Eles ensinam sobre a questão do encantamento, os pacientes aqui da cidade não estavam acostumados com esse cuidado e tratamento diferenciados”.
Inclusive, Camila comenta que os pacientes não acham que estão indo apenas para uma consulta. A experiência se torna muito mais ampla: “eles vêm para tomar café aqui na clínica, se sentem em casa, e isso diz muito sobre o nosso atendimento. E temos mapeados todos os processos para esse trabalho de encantamento. Se o funcionário pula essa etapa, eu já converso, porque sei que esse é nosso diferencial”.
Toda essa satisfação se reflete na confiança na marca e nos planos de Camila para os próximos anos: “penso em ter mais uma franquia, mas não imagino tendo várias. Acredito que o olho do dono é o que faz a diferença e, como eu acabo fazendo muita coisa na clínica, ter duas unidades seria o suficiente para conseguir administrar com qualidade. Quero pensar nisso quando completar um ano de franqueada”.
Agora que você conhece essa história de sucesso de como empreender na pandemia, o que acha de dar o próximo passo para a sua jornada? Entre em contato e saiba como a nossa equipe pode ajudar o seu negócio a se desenvolver cada vez mais!