O sucesso como dentista empreendedor exige algumas habilidades essenciais. Veja se você possui as características necessárias!
O ramo de odontologia oferece uma série de oportunidades para crescimento profissional, sendo possível investir em diferentes formas de obter renda. Porém, nem sempre a faculdade ensina como se tornar um dentista empreendedor e alcançar o sucesso na hora de apostar em um negócio próprio.
Por esse motivo, é importante buscar sempre informações e manter-se atualizado sobre os temas relacionados à área odontológica para não ficar para trás da concorrência.
Pensando nisso, vamos apresentar as 7 principais características para empreender como dentista, se destacar no mercado e atrair mais clientes. Confira!
1. Tenha um planejamento
O planejamento é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio. Sendo assim, trata-se de uma característica também indispensável para o dentista empreendedor. A atenção na hora de planejar deve envolver todos os setores da clínica, como:
- aquisição dos equipamentos;
- contratação da equipe;
- local para instalar a clínica;
- análise da concorrência.
Todo esse planejamento envolve muita pesquisa e deve ser documentado, incluindo desde os gastos com equipamentos, estoques e custos fixos para manter a clínica funcionando, até o papel que cada colaborador tem a desempenhar. Tal cuidado é fundamental para que o negócio mantenha-se consistente com o passar do tempo, reduzindo os riscos de oscilações.
2. Seja responsável
Ao empreender na área de odontologia, você deve estar ciente da necessidade de ser um profissional responsável. Ou seja, é preciso desempenhar os serviços com toda a qualidade, utilizando materiais e métodos que ofereçam segurança para o cliente.
A responsabilidade como proprietário também inclui cumprir sempre com a agenda e com o que foi combinado, a fim de atender as expectativas dos clientes e garantir sua fidelidade. Lembrando que tal atitude também vale para os fornecedores e parceiros do seu negócio, o que é fundamental para manter a credibilidade.
3. Dedique-se ao seu negócio
A dedicação ao empreendimento é outro fator que contribui para o sucesso do dentista empreendedor. Em relação à liderança, essa característica é indispensável para conseguir oferecer o apoio necessário para a equipe, o que vai favorecer a evolução do negócio.
Procure também manter-se informado sobre o cenário de atuação. Para isso, não deixe de ler matérias sobre o setor, acompanhe telejornais e até mesmo filmes para empreendedores, que podem servir como inspiração sobre como ser melhor como empreendedor.
Essa dedicação também é importante para buscar constantemente formas de oferecer sempre o melhor ao cliente, seja em relação ao atendimento, seja nos procedimentos realizados na clínica. Quanto mais aprender e saber reconhecer suas limitações em determinadas técnicas e uso de equipamentos, mais será possível entender onde investir em especializações por meio de cursos, congressos, etc.
4. Tenha persistência e foco
Desafios estão presentes em qualquer tipo de empreendimento, e no ramo da odontologia não é diferente. Adversidades podem surgir não apenas no início, mas a qualquer momento da jornada empreendedora.
Por esse motivo, ao decidir empreender, você deve estar preparado para encarar qualquer tipo de contratempo. Caso contrário, os problemas podem se transformar nos motivos que o levarão a desistir do negócio. Assim, manter o foco e a persistência são essenciais para lidar com os desafios, buscar soluções e enxergar as melhores oportunidades para alcançar o sucesso do negócio.
5. Entenda a importância do marketing pessoal
Mais uma importante característica para quem tem uma mentalidade empreendedora é cuidar do marketing pessoal. Isso significa usar um conjunto de estratégias com a finalidade de posicionar uma boa imagem como profissional.
O resultado são clientes mais confiantes no seu trabalho, o que contribui para o aumento da atratividade e lucratividade da clínica. Algumas dicas para colocar em prática e aperfeiçoar a sua imagem como dentista empreendedor são:
- estar presente nas redes sociais (usando contas para uso profissional separadas das pessoais);
- produzir conteúdos relevantes para a persona do seu negócio e manter as redes sociais atualizadas;
- desenvolver um bom networking;
- participar de entrevistas para jornais, TV ou rádio para esclarecer dúvidas relacionadas à odontologia.
6. Atualize-se constantemente
A atualização constante deve ser uma característica presente no perfil de todo empreendedor. Afinal, em relação à área de odontologia, sempre surgem novos tipos de procedimentos, tecnologias e inovações que podem fazer parte do seu negócio.
Sendo assim, é importante participar de feiras e congressos voltados para a área e ficar de olho nas tendências. Manter-se por dentro das novidades do mercado permite conhecer produtos e equipamentos que podem ser implementados na sua clínica.
Além de fazer toda a diferença para a equipe — seja pelo uso de novos equipamentos, seja pela implementação de ferramentas que facilitam processos rotineiros na clínica —, também é possível encontrar diferenciais importantes, que vão permitir estar à frente dos concorrentes.
7. Tenha empatia
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar de oura pessoa. Habilidade indispensável para o dentista empreendedor, envolve tanto a maneira de atender os pacientes como o gerenciamento da equipe.
No primeiro caso, é importante entender que o cliente atual não busca apenas um atendimento odontológico de qualidade. Ele também deseja ser atendido por um profissional agradável, que o atenda com paciência, pontualidade, simpatia e compreensão. Por isso, ter empatia e tratar o cliente como você gostaria de ser tratado fazem parte do processo de conquista.
Esse cuidado no tratamento também deve ser estendido à equipe, tratando a todos com respeito e gentileza, além de ouvi-los com cuidado e atenção. Outro ponto é oferecer o treinamento adequado para que os colaboradores também realizem um atendimento empático na clínica.
Para ter sucesso como dentista empreendedor, também é importante nunca parar de estudar. Além de aprimorar os conhecimentos sobre a área de atuação, busque aprender um pouco sobre outras áreas importantes para a administração de uma empresa, como marketing e contabilidade.
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