Comunicação efetiva anda junto do bom atendimento. Entenda essa relação!
Quando se fala em atendimento na área da odontologia, o ponto principal de preocupação do paciente é a qualidade do profissional escolhido, não é mesmo? Mas será que só isso é o suficiente para encantar os pacientes na sua clínica?
Você sabia que, segundo o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, 70% erros com os cuidados da saúde acontecem pela ausência de uma comunicação efetiva?
Seja entre profissionais da equipe ou no contato com os pacientes, uma comunicação pouco eficiente pode gerar uma série de problemas dentro de uma clínica odontológica. Mas o que deve ser feito para evitar que isso aconteça?
O que você acha de entender como é importante implementar uma comunicação efetiva e de que forma é possível colocá-la em prática no dia a dia? Siga com a gente para saber mais!
O que é a comunicação efetiva?
A comunicação efetiva consiste em uma troca de informações realizada de maneira natural, direta e sem ruídos. A ideia é que todos os lados de uma conversa consigam expressar o que desejam e que as mensagens sejam compreendidas na sua íntegra.
Esse conceito deve ser implementado não apenas na relação entre profissionais de uma clínica e seus pacientes, mas em todo o ambiente. É uma maneira de ter uma gestão mais eficiente no negócio, com toda a equipe se comunicando com precisão e prevenindo qualquer tipo de mal-entendido. Inclusive, a comunicação efetiva também deve ser colocada em prática na relação com os fornecedores.
Como aperfeiçoar essa habilidade?
Para começar, você deve criar um ambiente que seja ideal para que todos possam dar as suas opiniões e impressões sobre os mais variados temas. Ou seja, a ideia é estimular a participação e a troca de informações entre profissionais de todas as áreas, assim como dos próprios pacientes.
Falando do contato específico com os pacientes, estimular esse retorno é ainda mais importante. Afinal, a melhor maneira de reduzir a falta dos pacientes é trabalhando para que eles se sintam confortáveis dentro da sua clínica. E isso passa diretamente pela criação de uma comunicação transparente e aberta, deixando eles à vontade para avaliarem o serviço, esclarecerem dúvidas e compartilharem informações.
Então, veja como implementar essa comunicação com dicas práticas!
Faça a escuta ativa
Antes de falar, ouça as dores de seus pacientes, fornecedores e colaboradores para entender como você pode agir da melhor maneira. Quer um exemplo? Não adianta nada você forçar o paciente a fazer um tratamento que ele não queira no momento, isso só vai gerar um ruído de comunicação e a possibilidade de essa pessoa não voltar mais.
Adeque a linguagem para explicar o que é necessário
A odontologia muitas vezes pode parecer complexa para quem não conhece o assunto, especialmente quando se fala em tratamentos e procedimentos durante o atendimento. Por isso, cabe ao profissional da área manter uma comunicação com uma linguagem adequada, para que o paciente consiga entender tudo o que vai ser feito e não fique com dúvidas.
Além de ser uma maneira de se aproximar do paciente, a adaptação da linguagem o estimula a querer saber mais sobre o tratamento que vai ser feito. Isso também incentiva o seu paciente a perguntar sobre os benefícios de um procedimento ou outro.
A adequação de linguagem vale também para colaboradores e fornecedores, certo? Assim, as chances de sucesso nesses relacionamentos só crescem.
Questione se há dúvidas
Para você, como profissional, a comunicação pode ter sido bem clara e eficiente, mas será que foi mesmo? Questione seu interlocutor se ficou com alguma dúvida, faça isso sempre com uma abordagem acolhedora. Assim, ele se sentirá à vontade para tirar suas dúvidas e questionar pontos pouco claros.
Treine seus funcionários
Todos na clínica devem ter uma comunicação eficiente. Não adianta só o dentista ou sócio da clínica o fazer, certo? Por isso, ajude seus colaboradores nisso, seja com treinamentos e feedbacks constantes.
Quais são as vantagens da comunicação eficiente nos atendimentos?
Como a sua clínica pode se beneficiar de uma comunicação efetiva? Nós trazemos em detalhes!
Entender o paciente
A aproximação entre empresas e consumidores é importante em qualquer segmento, não é mesmo? E a melhor maneira de fazer isso é entendendo quem é o seu público. Mas como isso vai acontecer se não existe uma troca de informações constante e natural com quem vai até a sua clínica? Entender o paciente é o primeiro ganho ao investir em uma comunicação efetiva.
A partir dessa melhor compreensão, tudo pode ser modificado, a começar pelo aperfeiçoamento do atendimento inicial. Você também consegue aprimorar a gestão dos canais utilizados para fazer o contato. E as melhorias se estendem até mesmo para o relacionamento como um todo, permitindo que a experiência seja cada vez melhor. Um dos resultados é o aumento da fidelização.
Ter excelência nos resultados de tratamentos
Os tratamentos e procedimentos odontológicos são feitos ou indicados durante o atendimento, certo? Mas os pacientes também têm uma parcela de responsabilidade para que os resultados desejados sejam alcançados. Com uma comunicação efetiva, o paciente tem maior facilidade para entender, por exemplo, o que pode ser feito e o que deve ser evitado.
Isso reduz as chances de que um tratamento não tenha o resultado esperado ou mesmo que a experiência do paciente não seja positiva. Quanto melhor e mais direta for a comunicação, maior a probabilidade de toda a jornada ser positiva dentro da sua clínica. No fim, isso cria uma relação mais próxima com os seus pacientes, o que também contribui para a fidelização.
Alinhar as expectativas
As expectativas também podem ser alinhadas a partir de uma comunicação efetiva. Afinal, os resultados de tratamentos e procedimentos podem ser diferentes para cada paciente. A troca de informações de maneira clara e de fácil compreensão para o paciente ajuda a acabar com desentendimentos. Ele vai saber exatamente o que esperar após a conclusão do tratamento.
Quer um exemplo? O paciente vai fazer um clareamento e quer os dentes claros como de uma celebridade. Cabe ao profissional explicar quais são as reais possibilidades e o que ele deve esperar ao final do tratamento, falando que o tom de branco dos dentes varia muito. Tudo isso exige uma comunicação mais clara entre as duas partes, evitando que o paciente se decepcione, tanto antes de iniciar o tratamento quanto ao finalizá-lo.
Fidelizar os pacientes
Uma vez que o paciente se sentiu à vontade para tirar dúvidas, falou de seus medos e receios, fez o tratamento que queria com os resultados esperados e manteve uma comunicação efetiva e empática, as chances de ele voltar são muito interessantes.
Ter menos turnover
Um alto turnover, ou rotatividade de funcionários, é pouquíssimo interessante para sua clínica, pois gera necessidade de novos treinamentos e gastos com desligamentos e contratações. Com a comunicação efetiva, todos os colaboradores sabem o que precisam fazer e o combinado, como sabemos, nunca sai caro, certo?
Investir em uma comunicação efetiva com colaboradores, fornecedores e, claro, com pacientes é fundamental para ter resultados positivos no médio e no longo prazo. Claro que a qualidade do atendimento e até mesmo os valores da sua clínica são diferenciais, mas é a comunicação que permite a criação de uma relação mais próxima e natural com os seus pacientes, fazendo com que eles finalizem os tratamentos e sejam fidelizados.
Agora que você sabe como estabelecer uma comunicação efetiva com os seus pacientes, o que acha de seguir por dentro de outros assuntos que podem ajudar no dia a dia de trabalho na sua clínica? Assine a nossa newsletter para receber conteúdos como este em primeira mão!