Tem dinheiro para investir? Descubra já seu perfil empreendedor

6 minutos para ler

Para pessoas que têm recursos acumulados e querem começar o próprio negócio, certamente existem várias opções para investimento. Porém, com isso, também vem a grande questão sobre em que aplicar esse dinheiro. Na maioria dos casos, isso depende diretamente do seu perfil empreendedor.

Pode parecer estranho dizer isso, já que “empreendedor” já é considerado um perfil. Porém, se você parar para observar, há muita variedade de preferências, formas de agir e de pensar dentro desse grupo. E, dependendo de qual for o seu, você pode se dar melhor com diferentes formas de empreender.

Se você quer encontrar um caminho para empreender e obter melhores resultados, então vale a pena conhecer o seu próprio perfil. Acompanhe e descubra mais sobre o assunto.

[MATERIAL GRATUITO] Guia do Empreendedor: Saiba o que considerar antes de começar um negócio de franquiaPowered by Rock Convert

Por que existem diferentes tipos de empreendedor?

O perfil de empreendedor, de forma geral, é o de um profissional inovador, disciplinado e com boas habilidades de gestão. Porém, existem várias formas de colocar essas características em prática, além de vários contextos nos quais elas podem entrar em jogo. E cada perfil de empreendedor tem um direcionamento diferente para os seus talentos.

Um dos motivos para essa distinção é que, dependendo do tipo de empreendimento em questão, os comportamentos esperados podem ser um pouco diferentes, assim como seus objetivos. Diante disso, algumas pessoas podem se dar melhor com diferentes formas de empreender, especialmente considerando os setores diferentes disponíveis para atuação.

Qual desses é o seu perfil empreendedor?

perfil empreendedor

Ao entender melhor o próprio perfil, você pode tomar uma decisão mais certeira em relação ao seu próprio investimento. E, claro, também pensando na sua satisfação pessoal em relação à sua escolha de carreira.

Confira aqui 6 dos principais perfis de empreendedores e suas características.

Empreendedor público

Muitos enxergam os cargos públicos como uma forma de acomodação, a coisa mais distante possível de um espírito empreendedor. Porém, essa reputação ruim dos servidores públicos esconde toda a criatividade e inovação que estão envolvidas em promover o bem-estar da população e entregar serviços essenciais de forma mais efetiva todos os dias.

Esse tipo de empreendedor é o que presta serviços fundamentais à população, seja como um grande tomador de decisões em cargo público, seja alguém que tem um empresa e trabalha diretamente com os órgãos públicos. Sua função é trazer o maior benefício possível para a população, encontrando soluções mais eficientes para problemas antigos.

Empreendedor herdeiro

Você certamente conhece histórias de pessoas que construíram grandes negócios, ou mesmo pequenos negócios locais, os quais perduraram por várias gerações dentro de uma mesma família. Isso tudo sobrevivendo a crises e passando por mudanças de acordo com as tendências do mercado. Isso é sinal de que, em cada uma dessas famílias, havia um forte empreendedor herdeiro.

Como o nome já diz, esse é o perfil empreendedor que recebeu seu negócio de um familiar, guardião ou outra pessoa que o construiu. Nesse caso, seu objetivo não é começar algo novo do nada, mas sim incrementar o que já existe e garantir sua persistência. Claro, para ser um desses, você tem que ter nascido em circunstâncias específicas, mas o herdeiro ainda deve aprender bastante para manter tudo funcionando e deixar sua marca.

Empreendedor individual

De longe um dos tipos mais conhecidos pelo grande público, os empreendedores individuais são, como o nome diz, aqueles que conduzem um negócio por conta própria, sem nenhum sócio, empregado ou empregador direto. E, com algumas mudanças recentes no mercado, esse tem se tornado um caminho cada vez mais comum para muitos profissionais.

É possível seguir esse método de várias formas. Alguns abrem uma loja, outros começam um negócio online ou tentam investir em franquia de pequeno porte. Em todos os casos, é bem provável que o empreendedor em questão tenha que lidar sozinho com todas as tarefas, então ele deve desenvolver um conjunto bem mais versátil de habilidades.

Empreendedor franqueado

O modelo de franquia, para quem não sabe, consiste em uma empresa grande que permite que uma pessoa invista em seu negócio, abrindo uma filial da marca. Essa é outra opção que tem crescido bastante devido à sua consistência, boa rentabilidade e menores riscos.

Um empreendedor franqueado geralmente é alguém que busca um meio termo entre a maior rentabilidade e alguma segurança de investimento. Como essa opção apresenta mais apoio e uma marca já consolidada no mercado, muitos acabam optando por esse caminho para melhorar suas chances de sucesso.

Empreendedor digital

Graças aos avanços da tecnologia digital e acessibilidade da internet, cada vez mais pessoas buscam informações no mundo virtual. Isso significa que também há muito mais oportunidades para o perfil empreendedor digital, aquele que monta seu negócio de casa e atende seus clientes majoritariamente online.

Para os profissionais que precisam de mais flexibilidade e querem manter o mínimo de despesas fixas — além de não precisarem de muito espaço físico — essa costuma ser a melhor opção. Inclusive, um empreendedor digital pode ser um empreendedor individual ou um franqueado também. Essas categorias não são excludentes entre si.

Empreendedor social

Por fim, mas não menos importante, temos sempre aqueles empreendedores que possuem outras prioridades além de fazer dinheiro ou dominar o mercado. São pessoas que, se pudessem, viveriam apenas fazendo trabalho voluntário. Mas, já que todos precisam ganhar a vida, esses encontram um meio termo no empreendedorismo social.

Nesse caso, o empreendedor monta um negócio destinado a atender um nicho muito específico ou uma população em situação de risco. É o caso de restaurantes populares, lojas de roupa de baixo custo, educação e cultura, serviços na área de saúde, entre outras coisas.

Os preços são bem mais acessíveis e os lucros não são tão expressivos, focando na manutenção da empresa e do próprio empreendedor. Para essas pessoas, o importante é entregar qualidade.

Agora que você entende melhor o assunto, pode decidir em qual perfil empreendedor você se encaixa e qual investimento mais combina com você. Isso ajudará a escolher o melhor empreendimento e ter mais sucesso e satisfação.

Quer continuar recebendo mais das nossas novidades? Então, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram e acompanhe tudo em primeira mão.


Guia do empreendedor: saiba o que considerar antes de começar um negócio de franquiaPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário