O atendimento pós-venda é muitíssimo importante para manter os clientes da marca satisfeitos e para encantá-los.
Por isso, preparamos esse conteúdo para explicar o que é pós-venda, por que investir nela e, ainda, dar algumas dicas de como fazer isso. Quer saber mais? Vem com a gente!
O que é pós-venda?
Pós-venda é o atendimento que ocorre depois que o cliente realiza a compra. O pós-venda não é apenas um momento, é uma estratégia estabelecida, planejada e executada para manter o bom relacionamento com o cliente mesmo após a transação.
Pós-atendimento
Definir boas práticas de relacionamento é parte da estratégia de atendimento ao cliente pós-venda que, aliada a um planejamento de marketing completo, fortalece o bom posicionamento da empresa e gera mais oportunidades de negócio.
O pós-atendimento impacta a experiência do cliente, podendo determinar como a percepção dele vai se moldar: se vai recomendar e promover a marca, se voltará a fazer negócio com a empresa etc. Veja exemplos de pós-venda:
- envio de pesquisa de satisfação;
- follow ups;
- comunicação de parcerias e ofertas;
- descontos para próxima compra;
- programa de fidelidade etc.
Peça sempre feedback dos clientes para entender o que tem valor para eles e tome decisões baseadas nessas informações. Para isso, gere relatórios a partir das pesquisas de satisfação para melhorar o atendimento e serviço pós-venda.
A estratégia de e-mail marketing também é muito útil, com comunicações em datas especiais, envio de materiais relevantes, disponibilidade de recursos para clientes antes do lançamento etc.
O que é follow up?
Fazer follow up é monitorar o status de uma tarefa, processo ou projeto. Então, todo acompanhamento feito pode ser chamado de follow up (FUP).
Então, follow up de vendas significa monitorar a jornada do potencial consumidor desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda.
Como fazer follow up no pós-vendas?
Primeiro, defina os meios de comunicação interessantes para o seu público, como ligação telefônica, e-mail e/ou uso do WhatsApp, por exemplo. É possível usar esses canais para implementar o marketing de conteúdo, ou seja, o envio de materiais interessantes.
Além de presentear o cliente com informações relevantes, que podem ajudar ele no dia a dia ou no melhor aproveitamento do serviço ou produto adquirido, essa comunicação também pode servir para encaminhar o cliente para a próxima compra com a marca.
Próxima venda
A próxima venda pode acontecer de maneira complementar ao que foi adquirido, pensando em aumentar o ticket médio, e até ser uma venda recorrente do produto. Um bom exemplo disso é o gás de cozinha. As empresas fornecedoras já adotaram a prática de envio de informações sobre manuseio e economia, além de alertas de que o gás pode estar acabando.
Esse tipo de relacionamento agrega valor ao serviço prestado, mostrando que o cliente pode contar com a empresa mesmo depois da compra. Indicações também fazem parte da estratégia de follow up no pós-venda. Ao criar um relacionamento, os clientes passam a confiar na marca, recomendando para outras pessoas.
Quais são as vantagens de investir no atendimento pós-venda?
O atendimento pós-venda mostra que a marca tem real interesse na experiência do cliente e não apenas em lucrar com os produtos ou serviços. Isso gera um senso de valorização para os clientes e comunica o real propósito do negócio, além de aumentar a confiança do público na marca, fortalecendo o bom posicionamento de mercado.
Para ajudar você a alcançar esse diferencial competitivo, leia o conteúdo sobre planejamento comercial!