Ir para o conteúdo
  • Franquia
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Franquia Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Seja Franqueado
Franquia Odontoclinic – Qual o tamanho do seu sonho?
Franquia

Como encontrar bons investidores para sua franquia

Publicado por Franquia Odontoclinic em fevereiro 12, 2021 | Atualizado em janeiro 11, 2021
6 minutos para ler
Franquia Odontológica: guia completo para investir agora

O modelo de franquia está ganhando cada vez mais adeptos no mercado. Não só há mais pessoas escolhendo esse tipo de investimento como um caminho para empreender, como também há mais negócios adotando esse formato. Porém, estabelecer sua empresa como um franqueado também pode ser um desafio, especialmente, quando você tenta fazer isso sem ajuda.

Em muitos casos, saber como encontrar bons investidores é a chave para tornar a sua franquia mais sólida. Porém, também pode ser um pouco difícil identificar quais são as melhores pessoas para dividir as responsabilidades dentro da sua empresa. Por isso que muitos empreendedores preferem lidar com tudo sozinhos.

Neste post, vamos mostrar por que e como encontrar bons investidores para contribuir com sua franquia. Acompanhe.

Por que é importante encontrar bons investidores?

É verdade que alguns negócios foram criados e coordenados por apenas uma pessoa, mas a maioria precisa do apoio de investidores para alcançar patamares mais elevados. Veja algumas das principais contribuições que um bom investidor pode trazer para sua franquia.

Maiores chances de sucesso

Invariavelmente, um bom investidor trará alguma forma de contribuição para seu negócio, seja na forma de recursos, seja de expertise. Dessa forma, você terá mais duas mãos e mais uma cabeça para lidar com várias questões administrativas e otimizar seu desempenho. Em médio e longo prazo, isso tudo contribui para melhorar as chances de sucesso da sua franquia no mercado.

Aumento do seu capital de giro

O capital de giro é o dinheiro que você tem em caixa que ajuda a manter suas atividades. Ele representa o total que você precisa ter em mãos todo mês para promover seu negócio e continuar atuando.

Algo que acontece em muitas novas franquias é que, devido aos vários investimentos necessários, esse capital de giro pode estar em falta em alguns momentos. Nesse ponto, a chegada de um investidor ajuda a injetar capital novo na empresa, permitindo que tudo se equilibre e você volte a crescer.

Expertise em outras áreas

Por fim, o tempo e o esforço de um bom investidor também fazem toda a diferença. Se você procurar nos lugares certos, vai encontrar profissionais especializados em gestão de pessoas, finanças, ou no seu próprio core business. Se você souber apresentar sua empresa como uma opção de investimento de baixo risco e alto retorno, então, terá um excelente sócio.

5 dicas de como encontrar bons investidores para sua franquia

como encontrar bons investidores

Você já entende sua importância. Agora, o próximo desafio é conseguir atrair os melhores investidores para sua franquia, evitando aqueles que têm pouco a contribuir. Para isso, tente seguir estas dicas que separamos para você.

1. Conheça profundamente a franquia e suas vantagens

Quando alguém procura onde investir seu dinheiro, tempo e conhecimento, vai sempre examinar cuidadosamente as suas opções e buscar aquela mais promissora. Isso vem muito da conversa entre você e seus potenciais investidores. Particularmente, depende do quanto você conhece sobre sua franquia e suas qualidades em comparação com outras opções.

Saiba todas as vantagens de investir numa franquia

Um bom ponto de partida para melhorar a credibilidade do seu negócio é você mesmo estudar todos os seus aspectos e conhecê-los profundamente. Dessa forma, você poderá lidar melhor com todas as dúvidas e objeções, construindo mais confiança entre vocês.

2. Encontre o sócio certo para franquia

Pode parecer algo redundante, mas, ao pensar em como encontrar bons investidores, é importante ter em mente que nem todos serão os mais adequados para o que você pretende fazer. Alguns contribuem com recursos, outros com conhecimento e mais outros com ambos. Mas há aqueles não têm as qualificações necessárias para adicionar à sua franquia.

É importante estar ciente disso durante suas buscas. Quanto mais você conversar com investidores, mais vai notar que nem todos eles podem realmente contribuir com seus objetivos. É melhor filtrar do que ter que lidar com essas relações de negócios depois.

3. Verifique se o franqueador pode auxiliar

Se você já tem uma franquia ativa há algum tempo, deve contar com o apoio de seu franqueador para várias tarefas administrativas, além de consultoria. Esse auxílio também pode ser aplicado na hora de buscar um sócio investidor para a sua filial.

Primeiramente, a empresa sempre pode informar mais sobre seu funcionamento para melhorar sua proposta de valor para o investidor. Além disso, eles já devem ter modelos para orientar o franqueado sobre como lidar com essas situações, facilitando conversas e garantindo melhores resultados.

4. Opte pelo melhor tipo de investimento

Existem várias maneiras de fechar um acordo com um bom investidor. Dependendo do tamanho da contribuição, os termos podem variar bastante, tanto no que diz respeito aos seus direitos quanto às suas responsabilidades dentro dessa sociedade. Esse é o tipo de detalhe que precisa ser esclarecido com antecedência.

Alguns acordos podem ser necessários para garantir que ambos sairão beneficiados no fim das contas. Não adianta abrir mão de uma grande porcentagem do seu negócio, nem forçar o investidor a fazer um acordo ruim para ele.

5. Busque um sócio para complementar suas habilidades

Por fim, um bom método para encontrar bons investidores é pensar naquilo que falta em sua empresa. Mais especificamente, nas habilidades que você não tem, mas que são úteis ou mesmo indispensáveis para a sua franquia, seja em vendas, seja em gestão, atendimento ou qualquer outra.

Um bom ponto de partida é definir exatamente o que você precisa adicionar à sua empresa para melhorar seu desempenho. Conhecimento de finanças, administração de recursos, gestão de pessoas, etc. Com base nisso, você pode procurar novos investidores que estejam interessados e focar seus esforços neles, visto que vão ter o efeito mais positivo em suas atividades.

Agora que você sabe como encontrar bons investidores para sua franquia, é hora de começar suas pesquisas e preparar suas propostas. Se tiver dificuldades, buscar ajuda especializada também é uma ótima opção.

Se você estiver procurando uma franquia ideal, ou se já for um de nossos franqueados, entre em contato com a Odontclinic e veja como podemos auxiliar.

Investir em franquia ondontológica
Posts relacionados
impressora 3D

Saiba mais sobre o uso de impressora 3D na Odontologia

Publicado por Franquia Odontoclinic em abril 22, 2024
matriz bcg

Exemplos de Matriz BCG, como fazer e dicas para analisar

Publicado por Franquia Odontoclinic em abril 4, 2024
teleodontologia

Teleodontologia: o que pode e o que não pode segundo o CFO

Publicado por Franquia Odontoclinic em março 25, 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você também pode ter uma franquia odontológica!
Franquia Odontológica: guia completo para investir agora
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você
Franquia Odontoclinic
qual é o seu perfil de dentista
Usando as redes sociais para divulgar seu consultório odontológico
Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Guia completo do dentista recém-formado

Sobre o blog

Uma franquia com alta rentabilidade, segurança e lucratividade líquida média de 20%. Seja um empreendedor de sucesso, seja um franqueado Odontoclinic.

Categorias

  • Cases de Sucesso
  • Dentista
  • Empreendedorismo
  • Franquia
  • Franquia Odontológica
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Odontologia na prática
  • Sem categoria
Site criado por Rock Stage.