Saiba como aumentar o seu patrimônio! Veja onde investir

6 minutos para ler

Aumentar o patrimônio é o desejo de grande parte das pessoas. Quem não sonha em ter mais recursos para poder realizar os sonhos? No entanto, para que isso se concretize, é preciso saber exatamente onde investir, a fim de que o dinheiro renda.

Pensando nessa questão, separamos algumas das principais opções de investimento disponíveis, para que você possa avaliar qual delas se encaixa melhor no seu perfil e que vai de encontro com as suas expectativas de retorno. Confira!

Qual a importância de saber investir bem?

Antes de falarmos sobre as opções de investimento, é preciso que você compreenda por que deve alocar o seu dinheiro adequadamente. Sabemos, por exemplo, que o planejamento é algo essencial na vida de qualquer pessoa. Imprevistos podem acontecer, e nada melhor do que estar preparado para enfrentá-los, reduzindo, assim, os efeitos que vêm com eles. Tudo isso faz o ato de investir ter um peso ainda maior.

No entanto, para colher bons frutos, é preciso saber como investir bem. Ter um bom investimento é o caminho mais seguro para garantir a estabilidade em tempos de crise, mas, também, para conquistar a independência futura, alcançar os seus objetivos e ter segurança financeira e uma reserva para aqueles momentos em que o dinheiro estiver mais curto.

Onde investir?

A dúvida que paira sobre as pessoas é: quais as melhores opções? O primeiro passo, nesse caso, é conhecer o seu perfil de investidor. Para descobrir, é preciso considerar alguns aspectos, como:

  • tolerância ao risco: o quanto você está disposto a arriscar para obter maior lucratividade;
  • objetivos: é preciso delimitar as suas metas, se elas são de curto, médio ou longo prazo, a fim de poder definir qual investimento melhor atenderá às suas necessidades;
  • retorno desejado: é preciso também considerar o montante que você deseja ter em mãos e o período para que isso aconteça.

A partir dessas variáveis, é possível considerar onde investir e o quanto destinar para cada opção. A seguir, apresentaremos algumas das alternativas!

Ações na bolsa de valores

onde investir

Engana-se quem pensa que é preciso muito dinheiro para começar a investir na bolsa. A B3, bolsa de valores brasileira, há alguns anos vem trabalhando para atrair mais investidores, a fim de que eles apostem nas ações como uma forma de guardar dinheiro e ter lucro.

Segundo a Infomoney, veículo de comunicação especializado em finanças, a B3 teve um aumento de 95% no número de investidores só em 2019, atingindo a marca de mais de 1,5 milhão de pessoas.

Além do maior acesso a informações sobre investimentos, a redução dos ganhos da poupança e o aumento do rendimento das ações fizeram com que mais pessoas migrassem para o investimento em ativos. No entanto, para obter maiores lucros, é preciso considerar que ação é um investimento de longo prazo.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários também são uma resposta a onde investir. Tal ativo tem como característica principal recursos aplicados em conjunto com outros investidores no mercado imobiliário. A dinâmica é focada na construção ou mesmo aquisição de imóveis, que, depois, serão locados ou arrendados.

Os ganhos obtidos a partir disso são divididos entre os participantes, levando em consideração a proporção aplicada por cada pessoa. Mensalmente, as administradoras dos fundos precisam distribuir uma parte do que foi recebido aos investidores, o que faz da opção uma boa alternativa.

Ainda, há o acompanhamento por parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da própria B3, trazendo maior confiabilidade na hora de investir. Também é preciso destacar que é possível começar os investimentos com poucos recursos, o que torna essa opção bastante democrática.

Tesouro Direto

Para aqueles investidores de perfil mais conservador, o Tesouro Direto é uma opção mais atrativa justamente pela segurança oferecida. Para ficar mais claro, essa é uma forma de empréstimo para o governo. A modalidade permite que o investidor faça as suas aplicações em diversas instituições bancárias, bem como corretoras.

Existem títulos do Tesouro de três tipos: prefixados, pós-fixados e híbridos, o que permite saber quanto receberá ou antes ou depois do investimento. Tais ativos têm alta liquidez, mas vale a pena lembrar que, caso realize o resgate antes do prazo, o investidor poderá ter um prejuízo, principalmente se o papel for prefixado ou indexado à inflação.

Franquias

Para aqueles que querem ter um empreendimento, mas, ao mesmo tempo, correr menos riscos, a opção pela franquia deve ser considerada. Isso, porque esse modelo de negócio é a reprodução de uma maneira de lidar com o público e de uma forma de produzir ou prestar serviços que já foram testadas, ou seja, é possível saber de maneira antecipada se determinado negócio terá sucesso desejado ou exigirá um esforço maior para alcançar bons resultados.

Geralmente, esses negócios contam com estudos a respeito dos clientes, fazendo com que o processo de atração e criação de produtos esteja mais alinhado às demandas desse consumidor.

Outro ponto importante é que a marca franqueadora já tem uma imagem construída, o que facilita a identificação do negócio — sem contar que, com a aquisição da franquia, o investidor passa a ter acesso a todo o suporte por ela oferecido.

Podemos, ainda, destacar o fato de as franquias serem um investimento seguro, dando, em média, um retorno de investimento em cerca de 30 meses, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Todas essas vantagens fazem com que esse modelo de negócio seja a aposta de muitos empreendedores.

Negócios individuais

Agora, se você quer investir em um negócio novo ou seguir um caminho único, existe a opção pelos empreendimentos próprios. Para que eles deem o retorno desejado, é preciso que você tenha um forte planejamento estratégico e esteja preparado para os desafios de ser um empreendedor individual.

No mais, hoje, o mercado tem vários segmentos em constante inovação, e esse deve ser seu pensamento ao escolher essa opção. Para se destacar, é preciso se reinventar e oferecer um produto ou serviço que fuja dos padrões, mas, ao mesmo tempo, atenda às demandas do público que você pretende atingir.

O interessante dessa opção é a possibilidade de começar mesmo tendo poucos recursos. Basta ter uma boa ideia de negócio e demanda para tal. Nesse caso, ter um perfil mais arrojado determinará o seu sucesso, pois as empresas passam por constantes desafios.

Como visto ao longo deste artigo, há diversas opções de onde investir. Cada uma tem as suas especificidades e se encaixa em um perfil determinado; por isso, é importante avaliar com cuidado o tempo que você quer para o retorno e como você lida com as variações, seja na bolsa de valores, seja em um negócio próprio.

Falando especificamente da franquia, que é uma boa opção, convidamos você a ler sobre quanto custa ter uma!

Guia do empreendedor: saiba o que considerar antes de começar um negócio de franquiaPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário