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Gestão de Clínicas

Atendimento pós-venda: quais as vantagens e o que é follow up

Publicado por Franquia Odontoclinic em setembro 7, 2023 | Atualizado em abril 25, 2024
4 minutos para ler
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

O atendimento pós-venda é muitíssimo importante para manter os clientes da marca satisfeitos e para encantá-los. 

Por isso, preparamos esse conteúdo para explicar o que é pós-venda, por que investir nela e, ainda, dar algumas dicas de como fazer isso. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é pós-venda?

Pós-venda é o atendimento que ocorre depois que o cliente realiza a compra. O pós-venda não é apenas um momento, é uma estratégia estabelecida, planejada e executada para manter o bom relacionamento com o cliente mesmo após a transação. 

Pós-atendimento

Definir boas práticas de relacionamento é parte da estratégia de atendimento ao cliente pós-venda que, aliada a um planejamento de marketing completo, fortalece o bom posicionamento da empresa e gera mais oportunidades de negócio. 

O pós-atendimento impacta a experiência do cliente, podendo determinar como a percepção dele vai se moldar: se vai recomendar e promover a marca, se voltará a fazer negócio com a empresa etc. Veja exemplos de pós-venda:

  • envio de pesquisa de satisfação;
  • follow ups;
  • comunicação de parcerias e ofertas;
  • descontos para próxima compra;
  • programa de fidelidade etc.

Peça sempre feedback dos clientes para entender o que tem valor para eles e tome decisões baseadas nessas informações. Para isso, gere relatórios a partir das pesquisas de satisfação para melhorar o atendimento e serviço pós-venda. 

A estratégia de e-mail marketing também é muito útil, com comunicações em datas especiais, envio de materiais relevantes, disponibilidade de recursos para clientes antes do lançamento etc. 

O que é follow up?

Fazer follow up é monitorar o status de uma tarefa, processo ou projeto. Então, todo acompanhamento feito pode ser chamado de follow up (FUP).

Então, follow up de vendas significa monitorar a jornada do potencial consumidor desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. 

Como fazer follow up no pós-vendas? 

Primeiro, defina os meios de comunicação interessantes para o seu público, como ligação telefônica, e-mail e/ou uso do WhatsApp, por exemplo. É possível usar esses canais para implementar o marketing de conteúdo, ou seja, o envio de materiais interessantes.

Além de presentear o cliente com informações relevantes, que podem ajudar ele no dia a dia ou no melhor aproveitamento do serviço ou produto adquirido, essa comunicação também pode servir para encaminhar o cliente para a próxima compra com a marca.

Próxima venda

A próxima venda pode acontecer de maneira complementar ao que foi adquirido, pensando em aumentar o ticket médio, e até ser uma venda recorrente do produto. Um bom exemplo disso é o gás de cozinha. As empresas fornecedoras já adotaram a prática de envio de informações sobre manuseio e economia, além de alertas de que o gás pode estar acabando. 

Esse tipo de relacionamento agrega valor ao serviço prestado, mostrando que o cliente pode contar com a empresa mesmo depois da compra. Indicações também fazem parte da estratégia de follow up no pós-venda. Ao criar um relacionamento, os clientes passam a confiar na marca, recomendando para outras pessoas.

Quais são as vantagens de investir no atendimento pós-venda? 

O atendimento pós-venda mostra que a marca tem real interesse na experiência do cliente e não apenas em lucrar com os produtos ou serviços. Isso gera um senso de valorização para os clientes e comunica o real propósito do negócio, além de aumentar a confiança do público na marca, fortalecendo o bom posicionamento de mercado.

Para ajudar você a alcançar esse diferencial competitivo, leia o conteúdo sobre planejamento comercial!

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