Muitos gestores ficam em dúvida se vale a pena ou não contratar um seguro para empresas da área da saúde. O seguro para clínicas e consultórios conta com especificidades da atuação odontológica, por isso, é fundamental conhecer os tipos de cobertura e entender o que mais conversa com as necessidades do negócio.
Pensando nisso, vamos explicar os tipos de seguro para consultório e quais são as vantagens e desvantagens do seguro para clínica odontológica, além de dar algumas orientações para acertar na decisão. Esse assunto é importante, então você precisa se inteirar. Vem com a gente!
Tipos de seguro para clínica odontológica
Existem diversos tipos de seguros para empresas da área da saúde, inclusive para clínicas odontológicas. Para escolher entre eles, é fundamental analisar os riscos e necessidades específicas da clínica, a fim de fazer um bom aproveitamento dos recursos. Veja a seguir a lista com os tipos de seguro para clínica odontológica:
- Seguro de Responsabilidade Civil;
- Seguro de Responsabilidade Profissional;
- Seguro de Equipamentos;
- Seguro de Propriedade;
- Seguro de Vida e Saúde;
- Seguro de Responsabilidade Ambiental.
Além de saber qual é o objetivo do seguro, é importante entender as coberturas oferecidas pela seguradora. Mas antes disso, vamos explicar como funciona cada modalidade de seguro para consultório odontológico citado acima, confira!
Seguro de Responsabilidade Civil
O Seguro de Responsabilidade Civil serve para proteger o consultório em caso de danos físicos ou financeiros causados por negligência ou erros clínicos. Esse seguro entra em ação quando há reclamação de terceiros a respeito de danos dessas naturezas, como uma lesão acidental durante um atendimento odontológico, por exemplo.
Seguro de Responsabilidade Profissional
O Seguro de Responsabilidade Profissional protege especificamente os profissionais de Odontologia contra reclamações de erros clínicos, negligência ou omissões na função exercida, funcionando de maneira semelhante a do Seguro de Responsabilidade Civil.
Seguro de Equipamentos
O Seguro de Equipamentos, como o nome sugere, protege a clínica odontológica de prejuízos e perdas referentes a equipamentos. Estão incluídos os aparelhos utilizados em consulta, como a cadeira e as ferramentas, além das tecnologias de apoio, como raio-X, por exemplo.
Seguro de Propriedade
O Seguro de Propriedade protege a clínica odontológica contra perda e danos contra a estrutura física do local. Isso inclui o prédio, o layout da clínica e outros bens que sejam de propriedade da empresa.
Seguro de Vida e Saúde
O Seguro de Vida e Saúde é uma modalidade bem mais conhecida. Esse tipo de seguro protege os colaboradores da clínica na ocorrência de doença grave ou invalidez. Esse seguro também pode ser acionado em caso de óbito.
Seguro de Responsabilidade Ambiental
O Seguro de Responsabilidade Ambiental atua na proteção em caso de reclamações referentes a degradação ou poluição ambiental ocasionada pelas práticas da clínica odontológica, como descarte inadequado de resíduos, por exemplo.
Vantagens do seguro para consultório odontológico
O primeiro grande benefício de contar com um seguro é justamente a proteção financeira. A tranquilidade também é um ponto importante, afinal, quem gerencia sabe que não está passível de certos danos e prejuízos. Além disso, é possível optar por uma cobertura ampla, melhorando a gestão de riscos.
Desvantagens do seguro para dentistas
As desvantagens do seguro para clínica estão principalmente relacionadas ao custo, especialmente se a empresa tem muitas propriedades, equipamentos e colaboradores. Quanto mais custos, menos lucratividade. É preciso avaliar de perto o custo-benefício.
A burocracia para usar o seguro também pode ser um problema. Além disso, limitações na cobertura e taxa de franquia do seguro (quando você precisa pagar uma certa quantia antes do seguro começar a cobrir os prejuízos) são pontos negativos.
Coberturas do seguro para clínicas e consultórios
Além da cobertura de Responsabilidade Civil geral, propriedade e equipamentos, existem coberturas de roubo, lesões corporais, danos morais e até de interrupção de negócios. Essa última protege a renda da clínica em caso de interrupção da atuação por conta de um evento coberto, como inundação ou incêndio, por exemplo. Interessante, né?
As coberturas do seguro para clínicas e consultórios odontológicos são muito relevantes e fazem toda a diferença na proteção, por isso, preste muita atenção nelas quando for analisar a apólice. Embora isso possa encarecer o seguro, a dica de ouro é personalizar as coberturas, protegendo a empresa justamente do que existe mais risco de ocorrer.
E aí, você acha que vale a pena contratar o seguro? Qual é sua opinião sobre esse tipo de serviço? Compartilhe o seu conhecimento e experiência com a gente: deixe seu comentário!