A prescrição eletrônica é uma realidade que se solidificou desde a pandemia de COVID-19 no Brasil. A necessidade de distanciamento social acelerou a tendência de digitalização dos documentos nas áreas da saúde.
Na área odontológica não é diferente. Além da prescrição online, dentistas já contam com prontuários eletrônicos e documentação do paciente integrada em nuvem, por exemplo. Quer saber mais? Vem com a gente!
Prescrição digital para dentistas
A prescrição médica eletrônica está se tornando comum, especialmente quando o atendimento é feito à distância, na telemedicina. Mas e os dentistas?
Os profissionais da Odontologia também podem optar pela digitalização de receitas para seus pacientes. Inclusive o próprio Conselho Federal de Odontologia (CRO) tem uma ferramenta para prescrição eletrônica e traz diversas orientações para a emissão.
O que diz o CFO sobre receita digital
A validade legal da prescrição eletrônica está prevista na Lei 14.063/2020, que alterou a MP 22002/2001 e criou a ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras).
A Lei 13.787/2018 regula a digitalização de prontuários eletrônicos, bem como sua utilização e armazenamento.
Também é possível conferir o posicionamento favorável da Anvisa, por meio da Nota Técnica n° 31.
Prescrição eletrônica com assinatura digital
Para fazer prescrição eletrônica é preciso ter uma assinatura digital. Para isso, o cirurgião-dentista deve pesquisar uma Autoridade Certificadora (AC). É possível escolher uma empresa conveniada com o CFO.
Existem assinaturas simples e avançadas, mas para fazer a prescrição online é necessária a assinatura eletrônica qualificada.
Para obtê-la é preciso fazer a aquisição de um certificado digital. Essa certificação digital é emitida pela ICP-Brasil nos modelos A3, cartão ou token, permitindo assinar e validar assinaturas eletrônicas.
O dentista pode usar modelos de documentos presentes no portal de prescrição eletrônica do CFO:
- Relatório Clínico
- Solicitação de Exame
- Laudo Descritivo
- Receituário de controle especial
- Receituário simples
- Atestado
Os formulários são todos editáveis e com formato padrão para validação digital. Depois de baixá-los, o dentista deve preencher as informações pertinentes usando o programa Adobe Acrobat. Feito isso, basta usar o certificado digital ICP-Brasil para assinar os documentos.
Validador de documentos digitais
O validador de documentos digitais é uma ferramenta do portal oficial do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
A validação acessa a base de dados dos profissionais com inscrição ativa. Assim, é possível confirmar quem assinou e sua habilitação junto ao CFO.
O que a prescrição eletrônica precisa ter
A estrutura de prontuário eletrônico deve seguir as normas da Resolução CFM Nº 1638/2002.
A receita digital do dentista deve ter os dados básicos de identificação e contato do profissional, além do nome da clínica em que o paciente foi atendido.
Os dados do paciente também devem ser inseridos: nome completo, número de CPF ou outro documento de identificação etc.
Feita a identificação, é preciso preencher as informações sobre o medicamento, exame, procedimento ou serviço recomendado ao paciente.
Vantagens da prescrição eletrônica
A primeira grande vantagem da prescrição eletrônica é a segurança do paciente. Ele pode imprimir o documento a qualquer momento, mesmo que perca a primeira via.
Além disso, a padronização do documento digital evita problemas como não entender a letra na prescrição, por exemplo, e facilita o envio online. Veja a seguir outros benefícios!
Integração do banco de dados
A Odontologia digital está cada vez mais avançada. Então ter todos os documentos do paciente em um só local de acesso é muito vantajoso.
Assim, todos da equipe são atualizados em tempo real. Dependendo do sistema, o paciente também pode ter acesso a seus documentos pelo computador ou celular.
Também é possível integrar com o time da recepção e com a área comercial, possibilitando um atendimento personalizado.
Envio de qualquer lugar
O profissional da saúde pode atender online e mandar prescrições para seus pacientes em qualquer lugar do Brasil.
Essa também é uma vantagem da prescrição eletrônica, embora nem sempre se aplique à Odontologia, visto que o dentista precisa fazer exames clínicos, olhando a boca do paciente.
É possível, por exemplo, visualizar um exame digitalmente e já fazer a solicitação de algum exame complementar, sem a necessidade do paciente estar em consultório. Economiza tempo e recursos.
Há casos em que o atendimento ocorre com o dentista e ele lança o encaminhamento para um exame, por exemplo, depois de atender o paciente.
Proteção jurídica do dentista
A prescrição digital traz segurança jurídica para o cirurgião-dentista.
Com as informações em um registro digital é possível auditá-las. Você tem dados como resultados de exames, procedimentos, fotografia odontológica, receitas, data e hora de atendimentos etc.
Aderência da receita digital
A receita eletrônica veio para ficar. Na Itália, a prescrição eletrônica de remédios se tornou regra. O paciente que toma o remédio continuamente, por exemplo, vai poder pegar a quantidade devida de remédio todos os meses por um ano com a mesma receita.
Se você ainda não digitalizou a sua clínica, é hora de começar: leia nosso material exclusivo sobre como fazer transformação digital na Odontologia!