O uso de fotografia odontológica é uma realidade nas clínicas. As fotos são usadas tanto para acompanhar o tratamento, quanto para o marketing e ensino da profissão. O mais importante é conhecer as regras e boas práticas.
Por isso, hoje vamos falar sobre a fotografia na Odontologia: o que diz o CFO, como se dá o consentimento do paciente etc. Além disso, no final, apresentamos instruções para tirar fotos de alta qualidade, com câmera e com o celular. Quer saber mais? Vem com a gente!
Usos da fotografia na Odontologia
A fotografia na Odontologia é usada para:
- registrar casos clínicos;
- planejar intervenções estéticas;
- documentar procedimentos;
- ilustrar o processo para o paciente;
- informar outros profissionais sobre o andamento de um tratamento;
- avaliar um novo paciente a partir do documento;
- diagnosticar problemas de oclusão;
- embasar pesquisas e ensino etc.
Além do acompanhamento do tratamento por etapa de acordo com as imagens, o registro também serve legalmente, em casos de responsabilidade profissional e documentação da situação antes de procedimentos importantes.
Registro de casos clínicos
As fotografias intraorais e extraorais servem para documentar a condição inicial do paciente. Assim, ocorre o acompanhamento a longo prazo, registrando visualmente as mudanças decorrentes do tratamento.
Documentação de procedimentos
As fotografias odontológicas servem também para documentar a progressão dos tratamentos. As imagens podem servir para referência futura, educação do paciente e comunicação com outros profissionais de saúde.
Elas ajudam a explicar condições dentárias de forma visual, engajando o paciente no tratamento. Além disso, ortodontistas, cirurgiões bucais e outros profissionais de saúde podem compreender claramente a progressão do tratamento por meio das imagens.
Planejamento ortodôntico e estético
As fotografias intraorais podem ser usadas para avaliar a oclusão e a relação entre as arcadas dentárias, facilitando o diagnóstico de disfunções e o planejamento ortodôntico.
Além dos tratamentos ortodônticos, a fotografia pode ser a ferramenta ideal para avaliar a estética do sorriso e da face. As fotos ajudam o dentista a planejar os procedimentos estéticos, restaurações dentárias, clareamentos etc.
Ensino e pesquisa
Para quem segue carreira acadêmica, as fotos são fundamentais no ensino odontológico e em pesquisas, servindo para ilustrar técnicas, documentar casos clínicos e apoiar estudos científicos.
O que diz o CFO sobre a fotografia odontológica
O uso de fotos na Odontologia é regulado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O Código de Ética proíbe a exposição de imagens durante o procedimento, salvo em publicações científicas.
Então, é possível usar imagens de antes e depois para fins de marketing, sempre observando as regras de publicidade da área e o direito de imagem do paciente. Falando nisso, imagem é um dado pessoal, por isso, também precisa seguir as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Permissão dos pacientes para uso de imagem
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é o documento de autorização de uso de imagem.
Quando você pretende tirar fotos odontológicas e divulgá-las, deve apresentar o termo de consentimento e esclarecer os pontos do documento. Quando o paciente ou seu responsável legal autorizar o uso da imagem, basta recolher as assinaturas.
Como tirar boas fotos odontológicas
Agora que você já sabe a parte mais burocrática, vamos às técnicas para tirar fotos de qualidade!
Luz e câmera para fotografia odontológica
Use uma câmera digital de alta resolução. Câmeras DSLR são geralmente as mais recomendadas. Prefira luz natural sempre que possível. Caso a luz natural não seja boa para as fotos, configure fontes de luz artificial para evitar sombras.
Se a boca do paciente estiver molhada, a fotografia pode ter reflexos de luz, então garanta que a boca fique seca na hora das fotos. Além disso, confira se a região fotografada está bem higienizada.
Fundo das fotos e escolha dos ângulos
Escolha um fundo simples e neutro para que o foco seja realmente a intervenção. Para isso, fundos pretos, brancos e cinza funcionam muito bem.
Mantenha a câmera na altura dos olhos do paciente para uma perspectiva mais natural. Há uma distância adequada para capturar detalhes sem distorções, teste até achar esse resultado.
Contraste para fotografia odontológica
O contraste para fotografia odontológica serve para os registros intraorais. Trata-se de um utensílio que é posicionado como um fundo, encaixado para deixar os dentes em evidência sem mostrar os lábios e a língua, por exemplo.
Assim, você evita também reflexos e brilho. O contraste é comercializado em diversos formatos e tamanhos.
Espelho para fotografia odontológica
O espelho para fotografia odontológica não embaça e também é um instrumento para fotos intraorais. Com ele, é possível ver as áreas que a câmera não consegue alcançar e obter ângulos super específicos.
Foco e enquadramento das fotos
Concentre-se na área específica que você deseja capturar. Mantenha o enquadramento apertado nessa região. Essa parte da boca também precisa aparecer com nitidez, então, use o foco automático ou ajuste manualmente para garantir a clareza.
Protocolos e padronização
Tire fotos de diferentes ângulos e posições para ter uma visão abrangente da condição odontológica. Estabeleça um protocolo para as fotos, incluindo posições específicas da câmera, iluminação e configurações.
Mesmo que você comece testando com pessoas da equipe ou moldes, documente as suas descobertas. Assim, você consegue seguir sempre o mesmo padrão para as imagens.
Documentação e organização
Crie fichas de identificação do paciente, incluindo uma tag nas fotos. Assim, você mantém um histórico fotográfico para cada paciente para referência futura.
O ideal é guardar essas informações de maneira segura, sem riscos de perda ou dano. Uma boa ideia é ter um programa em nuvem para isso.
Tratamento e edição das fotos
Você pode usar recursos de edição para aprimorar a nitidez, a cor e o contraste, por exemplo, desde que não tenha efeito de alterar a representação real da condição do paciente.
Como tirar fotos odontológicas com o celular
Se você quer tirar fotos profissionais, é dentista e não tem os recursos ou o conhecimento para operar câmeras mais robustas e outros equipamentos, saiba que também é possível tirar fotos odontológicas com o celular.
Você precisa escolher um smartphone com uma câmera de respeito. A abertura e o sensor, por exemplo, precisam ser grandes. Os que são maiores captam mais luz. Quanto mais luz, mais informação é captada, ou seja, você consegue maior qualidade na imagem.
Limpeza da lente
A primeira coisa que você precisa fazer é limpar a lente. Use um tecido de microfibra para deixar a lente completamente sem manchas. Na luz, a dica de iluminação natural segue valendo, mas se não for possível, você pode usar uma ring light.
Estabilidade, posicionamento, foco e exposição
O celular precisa ficar estável para as fotos não saírem tremidas, então, coloque um suporte, apoie o aparelho em uma superfície sólida ou providencie um tripé.
Use as dicas de enquadramento que passamos anteriormente. Para ajustar o foco e a exposição, clique na tela até que os detalhes fiquem bem nítidos e iluminados.
MODO HDR (High Dynamic Range)
É possível usar o modo HDR para capturar detalhes em áreas com diferentes níveis de iluminação. Entretanto, use com moderação, sempre seguindo aquela máxima de ser fiel à imagem natural e evitar resultados artificiais.
Prática e testes
Conforme você vai estudando as técnicas e aprendendo a manusear os equipamentos, vai entendendo melhor como conseguir bons resultados com os registros. Há muitos dentistas que produzem a fotografia odontológica para documentar os tratamentos.
Mas se você quer um resultado realmente profissional ou pretende usar imagens reais em publicidade, considere o auxílio de um profissional especializado em fotos odontológicas.
Não pare de aprender
Se o seu interesse é usar fotografias digitais e implementar tecnologias na clínica, baixe nosso ebook sobre transformação digital na Odontologia. Se você quer saber como melhor o marketing digital usando também imagens, baixe nosso ebook sobre como usar as redes sociais para divulgar o consultório odontológico!