Esse termo é muito comum e a gente ouve toda hora, mas você sabe explicar o que é inflação? Sabe dar exemplos? Ou melhor: sabe como ela impacta a economia, a sua vida e o quanto seu dinheiro rende?
Se você titubeou na resposta, esse texto é pra você. Vamos explicar o que é a inflação, o que significa inflação alta, exemplos de inflação e como impacta os investimentos. Quer aprender isso de forma simples e prática? Vem com a gente!
O que é inflação?
Inflação é um conceito da Economia que representa a perda de valor do dinheiro causado pelo aumento geral e progressivo dos preços de produtos e serviços.
A inflação é medida por meio de índices de preços de bens e serviços ao longo do tempo. Há diversos métodos para calcular esses índices, mas o mais comum é o método do Índice de Preços ao Consumidor ou IPC.
Você pode conferir informações mais detalhadas sobre isso na explicação do próprio Banco Central.
O que significa inflação alta?
Inflação alta significa que os preços dos bens e serviços em uma economia estão aumentando significativamente e continuamente.
Em outras palavras, as pessoas precisam gastar mais dinheiro do que antes para consumir a mesma quantidade de produtos e/ou serviços que consumiam antes.
Exemplo de inflação
Se ontem, por exemplo, você comprou cinco itens com 10 reais, hoje você vai poder comprar menos do que os cinco itens com os mesmos 10 reais. Amanhã, você vai comprar menos do que comprou hoje, e assim por diante.
Como a inflação impacta a economia?
Na prática, se não há aumento de quanto as pessoas ganham, a inflação diminui o poder de compra. Isso significa que há menos consumo com o mesmo dinheiro circulando no mercado, ou seja, que o dinheiro está valendo cada vez menos.
A desvalorização do real também afeta os negócios. Com a inflação alta, as pessoas consomem menos, então as empresas lucram menos. Sendo simplista, isso pode gerar demissões (para cortar custos) e levar pequenos negócios à falência.
Inflação e Taxa Selic
A taxa Selic é uma das ferramentas para controlar a inflação e impedir que os preços cheguem ao teto. O Banco Central pode, então, aumentar e diminuir a Selic de acordo com o cenário econômico.
Com a taxa Selic mais alta, obter crédito fica mais caro. Isso, teoricamente, diminui a circulação de dinheiro. Com menos dinheiro rodando, ocorre menos consumo. E aí entra a lei de oferta e demanda: quanto menos procura, mais baratas as coisas ficam.
E se o preço cai, o que acontece com a inflação? Ela também cai! Muito bem, você entendeu.
O que é deflação?
Quando o oposto da inflação ocorre, ou seja, há uma queda generalizada e contínua dos preços, chamamos de deflação.
Atenção: quando a inflação diminui, chamamos de desinflação. Então, não confunda deflação e desinflação, combinado?
O que é taxa de inflação?
Taxa de inflação é um indicador percentual que mostra a média de quanto os preços aumentaram ou diminuíram dentro de um período de tempo.
Se a taxa anual é de 5%, por exemplo, significa que os preços dos bens e serviços aumentaram em média 5% em relação ao ano anterior.
Como a inflação impacta os investimentos?
A inflação também impacta as aplicações financeiras. Pense em um investimento com rentabilidade de 4% ao ano e a taxa de inflação de 5%, por exemplo.
O dinheiro que você recebeu agora vale menos do que a mesma quantidade de dinheiro quando foi aplicada.
Então, na realidade, o dinheiro pode até ter aumentado, mas não rendeu. Em outras palavras, não houve rentabilidade real.
Inflação e taxa selic nos investimentos
Então, quando a inflação está alta, a taxa Selic também aumenta na tentativa de diminui-la. Isso significa que títulos de renda fixa (que são baseados na taxa Selic) tendem a entregar rentabilidade mais alta.
Investimentos de renda variável, como fundos imobiliários e ações, por outro lado, tendem a ficar mais voláteis quando há alta da inflação.
Inflação, volatilidade e renda variável
A volatilidade é o quanto as aplicações financeiras podem mudar de valor em um período de tempo. Alta volatilidade significa que o preço pode variar significativamente em um curtíssimo período de tempo. Isso significa que é mais arriscado investir.
Quanto maior a volatilidade, maior é o risco. Por isso, a inflação alta — e a desvalorização do dinheiro — pode causar a saída dos investidores, afinal, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?
Inflação e rentabilidade
Entender o que é inflação na prática é um passo para investir seu dinheiro e realmente ter retorno. Temos mais uma coisa para colaborar nessa jornada: entenda quais são os principais índices de rentabilidade e como calculá-los!