Abrir um negócio em família pode ser uma grande oportunidade de crescimento para todos. A situação melhora com o suporte da Odontoclinic, veja a seguir!
A competitividade no setor de odontologia tem se tornado ainda maior nos últimos anos, um cenário que dificulta o trabalho de consultórios particulares e de pequeno porte. A queda no fluxo de pacientes, por exemplo, é bastante significativa, o que resulta em muitos deles seguirem o caminho de empreender com franquias. É o caso de Hugo Robertson, que administra um negócio em família nesse modelo.
Com mais de três décadas de atuação como dentista, Hugo percebeu uma mudança no comportamento dos seus pacientes, com os resultados caindo ano após ano. Essa foi a deixa para reunir as habilidades e competências da esposa e das duas filhas para abrir uma franquia em família.
O que acha de conhecer mais sobre essa história de sucesso? Continue a leitura e descubra!
De clínica particular a franquia odontológica, um modelo mais consistente
Em seu consultório, antes do contrato com a Odontoclinic, Hugo, especialista e mestre em implantes, atuava nas áreas de clínica geral, ortodontia e implantodontia. Nos últimos anos, percebeu que o ganho do negócio apenas se manteve, sem a chance de poder escalar. Já com a ideia de abrir um negócio com a sua esposa, a administradora Sandra Caminha, o modelo de franquias chamou a atenção em cursos de gestão que realizou.
“Os cursos de gestão na área odontológica indicavam a franquia como um modelo interessante. Além disso, as franquias têm um modelo todo pronto, eu não precisaria dar treinamento, por exemplo, e receberia todo o suporte da marca do início ao fim do processo. Decidimos, então, pegar um modelo de negócio e tocar para a nossa família, migrando do consultório particular para a clínica”.
Pesquisando algumas franquias odontológicas, o dentista optou pela Odontoclinic. A escolha se deu pelos processos sólidos da rede e também pelas pessoas que trabalham na franqueadora. “São boas pessoas e que acreditam na empresa”, afirma o profissional. Mas claro que os resultados também chamaram a atenção: “a gente teve a notícia, no meio da pandemia, de que a rede teve um faturamento histórico, que bateu o dos anos anteriores. Isso nos dá uma perspectiva positiva”.
Negócio (e franquia) em família
Hugo tratou de investir em um negócio em família completo: além da esposa, as duas filhas também participaram da decisão e, hoje, ajudam na operação. Beatriz, advogada, e Luiza, estudante de Odontologia, foram consultadas e toparam o desafio de empreender em família.
“Eu estou na área clínica, minha esposa coordenando o financeiro e o estratégico. A Luiza me ajuda na área clínica, me auxilia nas cirurgias, enquanto a Beatriz fica na parte administrativa, com a Sandra. São 14 horas de trabalho em família, estamos em um ritmo bastante acelerado, mas é muito prazeroso”.
Até agora, a experiência com a franquia odontológica tem sido positiva. E os números não são a única prova disso: a vontade de expandir a atuação é outro indicativo de como o negócio em família tem superado as expectativas.
“A ideia é montar mais uma, depois que a minha filha mais nova se formar como dentista. A unidade atual já estará mais sólida, e poderemos pensar em abrir uma nova unidade para ela começar a carreira. Os resultados são promissores: em 2021, atingimos a quinta posição”.
Não que o trabalho em família também não tenha alguns desafios, mas eles podem ser contornados com bom humor e objetivos em comum.
“Cada um tenta ajudar em outras áreas, aí vem outro, sugere algo diferente e dá certo! Até palpite em tratamento eu recebo: por que você não fez o canal antes da coroa? Eu brinco que minha esposa tem CRO também. O trabalho é estressante, a gente lida com pessoas diferentes, você lida com expectativa, pessoas com dor, mas o bom humor é fundamental para superar todos esses desafios”.
Novos processos, trabalho para todos
O espaço de trabalho precisou mudar: o consultório no bairro Jardins, em São Paulo, foi fechado no mês de setembro de 2020, pela queda no fluxo de clientes, e, já com o suporte da Odontoclinic, Hugo e a sua família encontraram um imóvel na Vila Mariana-Ana Rosa, também em São Paulo, para iniciar a franquia. Após alguns meses de reforma, a operação se iniciou, mas todos já estavam preparados para empreender em família.
“Como o consultório estava com horários livres, eu estudava nesse período todos os cursos exigidos pela Odontoclinic, assim como minhas filhas e minha mulher. A gente tinha passado por todos os novos processos sem ter a clínica montada, mas fizemos alguns cursos de novo para recordar”. Vale ressaltar que a Odontoclinic tem treinamentos obrigatórios antes de abrir as portas da unidade, o que traz excelência de atendimento e resultados.
Mais do que mudanças nos processos internos de gestão da clínica odontológica, Hugo reforça a alteração no pensamento de toda a sua família que veio com a Odontoclinic.
“Foi uma troca de mentalidade que fizemos ao sair de uma clínica particular e migrar para o modelo de franquia. Agora eu tenho a franquia, que me dá o suporte, e eu pago por isso, estou muito satisfeito e contente com a franqueadora”.
Além dos processos, o acesso a novos produtos e soluções também facilitam o trabalho da família na clínica. Com o suporte da Odontoclinic, fica mais fácil ter os melhores tratamentos e produtos para os seus pacientes.
“Vejo que a Odontoclinic sempre quer melhorar para o franqueado, dar acesso e valores melhores. São mais de 200 clínicas, o poder de negociação é enorme. Eles se dedicam muito a essa área, para, cada vez mais, podermos oferecer o melhor aos pacientes”.
Fluxo maior de pacientes
Essas mudanças internas resultaram em números melhores para a franquia em família: o fluxo de pacientes aumentou consideravelmente, tanto pelo novo ponto, escolhido em conjunto e com o suporte da rede, e também pela variedade de tratamentos agora oferecidos.
“Desde o dia da nossa inauguração, em novembro, foram mais de 1700 avaliações. Foi muita gente, eu nunca tive esse fluxo, que é de 20 a 30 pessoas por dia agendadas. Isso demanda tempo e dedicação”, relata.
Todo esse fluxo maior não apenas demanda o aumento da equipe, para ter um alto nível de produtividade, mas também cria perspectivas positivas para abrir uma unidade no futuro.
Fazer negócios em família pode ser muito mais fácil com o suporte de quem entende do assunto. Além da ajuda nessas decisões, a Academia Odontoclinic serve como uma ferramenta para os franqueados buscarem por mais conhecimento na gestão dos seus negócios, sempre aprimorando o atendimento ao paciente.
Agora que você já conheceu esse case de sucesso de negócios em família com a Odontoclinic, o que acha de transformar a sua clínica? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!