Marketing digital para clínicas: veja como fazer

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Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

Para atingir o sucesso, uma clínica odontológica precisa se amparar em alguns pilares fundamentais. É preciso, por exemplo, prestar atendimento especializado e garantir a excelência no tratamento. Outro ponto importante é a divulgação dos serviços, garantindo que mais pessoas conheçam e se interessem pela marca — para isso, o marketing digital para clínicas é um excelente investimento.

Se você já se convenceu de que promover seu negócio é uma ótima alternativa para aumentar o número de clientes e, por consequência, também maximizar o seu faturamento, é hora de imergir nas melhores estratégias on-line.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre as possibilidades do marketing digital na sua clínica. Primeiro, reforçaremos a importância de investir em divulgação digital. Em seguida, listaremos dicas valiosas para ajudar você a trabalhar o marketing da sua clínica de modo eficiente e lucrativo.

Boa leitura e bons insights!

Por que vale a pena investir em marketing digital na sua clínica?

O mercado, de forma geral, é altamente competitivo. O cenário não é diferente nas clínicas odontológicas: a variedade de opções pode confundir o paciente e impactar negativamente a sua agenda.

Não é nenhum exagero dizer que o marketing digital pode, por meio de uma série de ferramentas e estratégias, ajudar a corrigir esse desvio. No segundo semestre de 2019, a TIC Domicílios, pesquisa anual realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), comprovou que 7 em cada 10 brasileiros estão regularmente conectados à internet.

As redes sociais são, sem dúvida, um dos destinos on-line mais comuns. O relatório Digital in 2019 aponta que 66% da população do país têm perfis ativos em uma — ou mais — redes sociais. O número é expressivo e indica boas oportunidades para se conectar a pessoas que se interessem ou tenham afinidade com o seu negócio.

Diante disso, fica fácil perceber que o marketing digital é uma estratégia bastante acertada. Além de mais barata, principalmente quando comparada às mídias tradicionais, a dinâmica pode ser mais pessoal e a mensuração de resultados é mais confiável.

A mensagem, portanto, é simples: vale apostar na divulgação da sua clínica para viabilizar o crescimento sustentável do negócio e maximizar o retorno da operação.

Como trabalhar o marketing digital para clínicas?

A essa altura, não há dúvidas de que o marketing digital deve figurar entre as prioridades da sua clínica. Não apenas porque é o presente e o futuro do mercado, mas também por possibilitar que seu negócio cresça em ritmo acelerado e com escalabilidade.

Confira algumas das principais dicas para melhorar o marketing digital da sua clínica!

Defina os canais a serem trabalhados

marketing digital para clínicas

A escolha dos canais é essencial para o sucesso global da estratégia de marketing. No ambiente digital, onde é possível estender o alcance das campanhas e atingir pessoas de todo o Brasil, a definição precisa considerar as particularidades do público.

Essa informação é valiosa e faz toda a diferença na efetividade dos seus anúncios. Pense, por exemplo, na missão de elevar o reconhecimento e a lembrança da sua clínica — que é, em essência, um negócio local. É evidente que a decisão deve considerar a proximidade, já que não faz sentido divulgar seus serviços para quem está a centenas de quilômetros da sua atuação.

Nesse ponto, a dica é: reúna o máximo de dados disponíveis e mergulhe nas características do seu público. Saiba a faixa etária predominante, conheça os interesses compartilhados e investigue os maiores medos e os principais desejos.

Lembre, ainda, que dispor de informações completas e transparentes contribui para que você possa tomar decisões coerentes e cada vez mais lucrativas — a curto, médio e a longo prazo.

Escolha uma frequência de postagem

É bastante provável que, ao examinar seu público e estabelecer a persona, você note a necessidade de investir em redes sociais. A boa notícia é que esse tipo de mídia permite interações de qualidade a um custo mais baixo que o encontrado em mídias tradicionais, como TV e rádio.

Uma pesquisa recente da GlobalWebIndex constatou que o brasileiro gasta, em média, 225 minutos por dia navegando nas redes sociais mais comuns, como Instagram e Facebook. Isso significa que, todos os dias, você tem a chance de interagir com milhares de clientes em potencial.

É justamente por isso que determinar uma frequência de postagem é essencial. Assim, você evita a saturação de conteúdo (quando tudo é liberado de uma única vez) e impede que, por falta de novidades na linha do tempo, a sua marca caia no esquecimento.

Analise os recursos disponíveis — um profissional responsável pelo conteúdo e pela gestão das redes sociais, por exemplo — e formate o processo ideal para a sua clínica. Valide-o constantemente e continue aprimorando seus posts para obter resultados expressivos e exponenciais.

Faça testes A/B

Os testes são o melhor caminho para otimizar seus investimentos em marketing digital. Em essência, os testes A/B são experimentos controlados: ao isolar apenas uma variável do anúncio on-line, é possível definir qual apelo funcionou melhor.

Imagine, por exemplo, que você queira promover um novo procedimento odontológico que incorporou à sua clínica. Ao pensar nos elementos da arte de divulgação, pode surgir uma dúvida sobre a foto. Será que um fundo abstrato, mais limpo e simples, performa melhor que uma imagem humanizada?

Você terá uma resposta consistente assim que empreender um teste A/B. Para isso, publique as duas versões em uma mesma campanha e aguarde os relatórios de desempenho. Depois disso, os dados obtidos no experimento podem servir de base para novas iniciativas digitais, alavancando o retorno dos investimentos.

Monitore os resultados

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a facilidade de acompanhar os resultados das campanhas. Quando você anuncia nas redes sociais, por exemplo, as plataformas fornecem relatórios detalhados sobre a performance — e o custo — da sua estratégia de divulgação, assegurando total controle em relação à efetividade das táticas.

Mais do que isso, no entanto, os dados também tornam o seu público mais claro e ajudam a orientar ações pertinentes às preferências e aos interesses da audiência. Você saberá, por exemplo, qual é o sexo majoritário dos seguidores e em qual faixa etária se concentra o perfil que mais interage com sua página e seus conteúdos.

Na prática, o monitoramento de resultados é indispensável para otimizar os investimentos e maximizar os retornos. Assim, você tem mais segurança para tomar decisões adequadas aos objetivos do seu negócio.

Como foi possível perceber, o marketing digital para clínicas é uma ferramenta essencial, atualmente, para aumentar o alcance e conquistar mais clientes. Por esse motivo, ele não pode ser deixado de fora das suas estratégias de divulgação.

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