Se você pensa em investir em franquias, já deve ter se perguntado se financiar todo o valor da franquia é uma boa escolha. A resposta para esse dilema exige que o empreendedor faça uma análise sobre a sua vida financeira e sobre as oportunidades do mercado, principalmente em um momento em que as taxas de juros estão baixas.
Para ajudá-lo a entender mais sobre esse tema, decidimos publicar este artigo. Tomamos cuidado para que ele ficasse o mais didático possível. Assim, ainda que você não tenha familiaridade com alguns termos econômicos, não se preocupe, pois você entenderá tudo!
Financiar todo o valor da franquia é algo comum?
Bem, sempre que ouvimos falar de financiamento, esse termo está mais associado à compra de casas, terrenos e veículos. Sendo assim, nós sabemos que existem momentos em que as pessoas querem comprar algo, mas por não terem todo o capital, optam pelo financiamento.
No mundo dos negócios ocorre o mesmo. Muitas pessoas não têm todo o dinheiro necessário para fazer com que o seu empreendimento saia do papel. Por isso, elas recorrem aos financiamentos. Não há nada de errado nisso. O que acontece é que esse processo deve ser feito com planejamento, caso contrário, o empreendedor pode meter os pés pelas mãos.
Como escolher um bom financiamento?
O maior erro que uma pessoa pode cometer na hora de buscar capital para investir em uma franquia é recorrer ao crédito pessoal. Não são raros os casos em que a pessoa pensa que não tem problema pegar um empréstimo em seu nome para abrir uma franquia, afinal de contas, trata-se do seu negócio.
Acontece que o custo de um empréstimo pessoal costuma ser mais caro e ter prazos menores para o pagamento. Isso é compreensível, pois ele foi criado para ajudar pessoas em suas dívidas cotidianas — e não empresas.
Por isso, esqueça as linhas de empréstimo pessoal para dar de entrada em qualquer tipo de financiamento, incluindo imóveis e carros. No caso de uma empresa, ela deverá buscar linhas voltadas ao mercado empresarial.
Crédito para franquias
Os bancos já disponibilizam linhas de crédito voltadas às franquias. Por serem modelos de negócio diferentes, no qual o investidor conta com o suporte de uma franqueadora e existe uma projeção realista do retorno do investimento, os bancos entendem que é possível oferecer condições diferenciadas aos clientes que querem ter uma franquia.
Por isso, o interessado em franquear deve pesquisar pelos financiamentos para franquias — e não por outras linhas de crédito empresarial. Em muitos casos, o prazo para pagamento chega a 20 anos. Tempo mais do que suficiente para que empresa quite o financiamento.
O valor disponível para o financiamento também é bem elevado, chegando a 20 milhões em alguns bancos. É claro que em grande parte das opções de franquia não será necessário tanto capital. Essa é a realidade de uma franquia odontológica.
Para financiar todo o valor da franquia, o empresário não precisa pesquisar apenas os grandes bancos. Embora instituições como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, etc. tenham produtos desenvolvidos pensando nas necessidades do público franqueador, é possível recorrer a outros bancos, como o BNDES.
O BNDES sempre manteve linhas de empréstimo para empresários que desejassem franquear. Muitos bancos de desenvolvimento regional também mantêm essas opções de crédito. Vale a pena incluí-los na hora de fazer a sua pesquisa por crédito.
Ademais, algumas franqueadoras financiam os seus franqueados. Nem sempre as condições oferecidas são mais vantajosas do que a dos bancos, mas essa é uma alternativa que deve ser estudada com atenção.
Devo financiar com o banco em que já tenho conta?
Nem sempre. O fato de você ter uma boa relação com o seu banco enquanto pessoa física não quer dizer que ele seja uma opção para a sua franquia. Alguns bancos oferecem serviços especiais para os clientes, como orientação financeira, acompanhamento empresarial, condições diferenciadas em cartões corporativos, etc.
O que é CET?
Na hora de financiar qualquer bem, o comprador costuma avaliar a taxa de juros. Quanto mais alta a taxa de juros cobrada, mais caro deve ser o financiamento, certo? Errado!
Antes de decidir por um contrato, você deve comparar o Custo Efetivo Total (CET). O custo de um financiamento não é fruto apenas da incidência dos juros sobre o valor emprestado. Existem taxas, seguros, encargos, etc. Tudo isso faz parte do CET. Portanto, quanto menor o CET, mais barato será o contrato. Isso vale para todos os tipos de financiamento e empréstimo!
Quando vale a pena financiar todo o valor da franquia?
Existem casos e casos, não havendo uma resposta válida para todas as situações. A responsabilidade pelo pagamento do financiamento da franquia é da empresa.
Embora algumas pessoas possam se desfazer de alguns bens para amortizar essa dívida, o ideal é que o negócio demonstre capacidade de pagamento — não só com o financiamento, mas com fornecedores, funcionários, etc.
Sendo assim, o investidor deve fazer um estudo e verificar como as franquias daquela marca estão se saindo, se elas estão dando lucro ou prejuízo, se a franqueadora está oferecendo suporte adequado, etc.
As finanças pessoais e da empresa devem ser separadas. Então, em determinadas situações, pode ser melhor financiar todo o valor da franquia e pagar as parcelas do financiamento com o lucro da empresa, do que vender um imóvel pessoal para dar de entrada no financiamento. No entanto, como já foi mencionado, cada caso é um caso.
Como ter um financiamento aprovado?
Em via de regra, o financiamento de franquia se parece muito com as outras modalidades na hora de obter aprovação. O cliente deve ter um bom histórico financeiro, de preferência ser adimplente, demonstrando ao banco que terá condições de cuidar do negócio.
Um bom plano de negócios, desenvolvido com cuidado, também ajudará muito o empreendedor. Dados mercadológicos, disponibilizados pela franqueadora, mostrando que a marca terá condições de trazer retorno, são fundamentais.
Como vimos, financiar todo o valor da franquia é uma das opções disponíveis para quem quer ter o seu próprio negócio. Avalie essa possibilidade, pois ela pode ser muito vantajosa.
Falando em vantagem, as franquias odontológicas fazem parte de um mercado que cresce de forma constante. Visite o site da Odontoclinic e conheça mais sobre essa marca que já se mostrou um ótimo investimento.