O detergente enzimático é um velho conhecido de quem atua na limpeza de locais que prestam serviços de saúde. Esse componente é importante para manter o ambiente limpo segundo os padrões de segurança biológica.
Por isso, hoje vamos explicar para que serve o detergente enzimático, qual é o papel das enzimas na limpeza e como deve ser usado. Quer saber mais? Vem com a gente!
Para que serve o detergente enzimático?
O detergente enzimático acelera reações químicas que decompõem resíduos orgânicos, ou seja, ele quebra a estrutura química da sujeira, tornando mais fácil se livrar dela completamente.
Na limpeza de instrumentos odontológicos, as enzimas estimulam a quebra de cadeias complexas de proteína, gordura, carboidrato e amido. Assim, temos uma limpeza mais profunda e eficiente do que a proporcionada por detergentes convencionais.
O que são as enzimas no detergente?
As enzimas presentes no detergente são pequenos ajudantes biológicos que vêm de seres microscópicos, como fungos e bactérias. Essas enzimas têm a habilidade de acelerar processos de limpeza de uma maneira amigável para o meio ambiente.
Esse tipo de sabão deve seguir a determinação da Anvisa. As principais enzimas usadas nos detergentes são:
- amilases;
- proteases;
- lipases;
- celulases;
- mananases.
A amilase remove manchas de amido, decompondo os resíduos das manchas, fazendo ser mais fácil limpá-las. A protease atua na remoção de manchas de proteína. A lipase serve para tirar manchas de óleo e gordura.
A celulase libera as fibras de algodão das manchas e minimiza a aderência de novas. Por fim, a mananase contribui na remoção de manchas causadas por substâncias viscosas.
Detergente enzimático odontológico
O detergente enzimático odontológico é formulado especificamente para a limpeza de instrumentos que o dentista usa. Ele se diferencia dos detergentes comuns por conter tensoativos, ter pH neutro e incorporar enzimas hidrolíticas.
As enzimas hidrolíticas são um tipo especial de enzimas que desempenham um papel fundamental na quebra de moléculas através da adição de água.
Além disso, o sabão enzimático não é corrosivo, não é tóxico, não mancha os instrumentos e é biodegradável. Há variações entre os odontológicos e hospitalares, sendo a principal diferença a quantidade de enzimas na formulação.
Detergente enzimático para esterilização
O detergente enzimático odontológico dissolve materiais orgânicos, como secreções e sangue, presentes nos instrumentos odontológicos.
Esse detergente não é um agente esterilizante, mas faz uma limpeza profunda, contribuindo para a biossegurança odontológica, evitando contaminação cruzada e garantindo a preparação adequada dos instrumentos para esterilização.
Após a lavagem com o detergente, é necessário seguir os procedimentos de esterilização, como autoclavação, para garantir a eliminação completa de microrganismos patogênicos.
Como usar detergente enzimático?
Os instrumentos odontológicos devem ser imersos em uma solução de detergente e água por um período. Siga as instruções do fornecedor/fabricante sobre a proporção e o tempo necessários. Após a imersão, é preciso lavar manualmente para remover os resíduos degradados.
Por fim, é importante ressaltar que o detergente enzimático não dispensa o uso de uma solução desinfetante, pois as enzimas removem a matéria orgânica, mas não eliminam microrganismos.
Agora você já sabe um pouco mais sobre esse assunto. Assine a newsletter para ter acesso exclusivo aos conteúdos da Odontoclinic!