Você já parou para pensar o que representa ser um dentista de sucesso? Há inúmeras possibilidades para essa resposta, mas, em linhas gerais, há três características bem comuns: a estabilidade financeira, a segurança de não depender só de si e ter mais tempo para ficar ao lado de quem se ama.
O tão competitivo mundo do trabalho acaba dando uma falsa ideia de que para ter êxito é preciso estender as jornadas em longos períodos, mesmo que isso represente consumir sua própria saúde.
Pode até ser que, num primeiro momento, no caminho para o aprendizado ou para juntar seu dinheiro você precise ir além do horário comercial. Mas, a longo prazo, não é um caminho sustentável.
Neste conteúdo, você verá 10 atitudes que precisa adotar a partir de hoje para ser um dentista de sucesso (indo além do ganho financeiro e conquistando a tranquilidade que você tanto deseja).
Transparência, ética e honestidade como premissas
Se há algo mais valioso que o nosso CNPJ, é o nome de cada um. Afinal de contas, por mais que possa abrir um novo negócio, em uma nova cidade, o seu nome continuará.
Por isso, agir com ética e honestidade é um pré-requisito obrigatório para sobreviver no mercado atual. Ainda mais com o advento da tecnologia, com a qual é possível avaliar nossos serviços e nossa conduta com um simples clique.
A transparência é uma premissa para quem deseja buscar resultados melhores e mais promissores para a carreira. Não basta apenas seguir o código de ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO): é preciso estar em dia com a sua consciência.
Olhe para seu consultório como uma empresa
A maioria das faculdades não nos prepara (dentistas) numa etapa primordial: a gestão de um negócio, no caso uma clínica. Existem medidas que podem ser determinantes para manter o seu negócio aberto (e rentável).
Foque seus esforços para se especializar em temas que você não teve oportunidade anteriormente. Há cursos gratuitos no Sebrae e na Endeavor, na modalidade digital, que ensinam a lidar com planejamento e liderança, gestão financeira, estratégia de como atrair novos pacientes, gestão de processos etc.
Não tire o olho de seus concorrentes!
É preciso aprender bastante com quem está no mercado há mais tempo. Visualize boas práticas adotadas por outras clínicas que atuem na mesma região que você e até mesmo em outros locais, para colher insights que possam inspirar ações que ampliem sua rentabilidade.
Isso não significa somente olhar para novos tratamentos! Muitas vezes, a experiência de atendimento e alguns benefícios (como acompanhamento do tratamento a distância) podem se tornar diferenciais competitivos que tragam um destaque no mercado.
Tenha foco nas necessidades dos clientes
Muitas vezes, no anseio de inovar, o empreendedor (também no ramo odontológico) pode olhar somente para novas técnicas e esquece de observar necessidades e oportunidades que seus pacientes estão demandando.
Por isso, visualize oportunidades naquilo que seus pacientes mais precisam. Por exemplo: em vez de colocar um custo alto para um tratamento estético (que está com alta demanda no momento), que tal pensar em facilitar o pagamento de um tratamento com mais parcelas?
Invista em pesquisas de satisfação. Há ferramentas bem simples e gratuitas na internet, como o Typeform e Google Forms, que possibilitam encaminhar para o e-mail ou WhatsApp do paciente poucas perguntas para ele avaliar o que foi positivo e o que pode corrigir na sua operação.
São soluções simples, mas que podem representar novos caminhos para você melhorar o atendimento e aumentar a rentabilidade.
Conte com o apoio de um coach
É muito comum, para qualquer profissão, o apoio de coaches para ajudar a desenvolver ou aprimorar habilidades que geralmente não se teve oportunidade de refinar no período de estudos.
Sessões de coaching podem ser feitas inclusive pela internet, agilizando um processo de desenvolvimento que pode ser valioso para você se tornar um dentista de sucesso.
Invista no marketing de seu trabalho
Seja atuando à frente de uma clínica ou mesmo integrando o time de um consultório, a comunicação de seus serviços é um recurso primordial para quem deseja alcançar novos resultados (e mais promissores também).
No caso de ser o responsável de uma clínica, pode-se recorrer a estratégias em redes sociais para aumentar a visibilidade de serviços prestados. Com alguns poucos reais, por exemplo, é possível patrocinar um post no Facebook para recomendar seus serviços para quem está num raio de poucos quilômetros do seu endereço.
O e-mail marketing é outro caminho poderoso para envio de conteúdo relevante para a caixa de entrada de seus pacientes, fazendo com que eles tenham uma experiência boa de continuidade do atendimento que iniciou na clínica (é uma excelente estratégia de relacionamento!).
Outro meio eficaz é desenvolver um blog para investir em marketing de conteúdo. Essa estratégia parte do princípio de compartilhar informações relevantes para que as pessoas cheguem ao seu blog por materiais que acrescentem valor na vida delas, não sendo apenas propagandas de serviços prestados.
Desenvolva sua equipe
Por mais preparado e capacitado que você seja, é impossível alcançar um bom desempenho em sua clínica sem contar com alguma assistência. Mesmo em um pequeno consultório, ainda é necessário ter um atendente e uma equipe de limpeza para manter tudo em ordem. É sua responsabilidade prepará-los para o trabalho.
Se você quer obter maior rentabilidade ao longo do tempo, também precisa investir no desenvolvimento dos seus colaboradores e da capacidade deles. Isso é ainda mais importante quando seu negócio conta com assistentes e outros profissionais de odontologia, pois tem efeito direto na experiência do cliente.
Ofereça atendimento humanizado
A automação de processos já tem se tornado a norma em todo tipo de negócio. De fato, ela é muito útil para facilitar seu trabalho de gestão. Porém, excesso de automação, especialmente na hora de lidar diretamente com o cliente final, pode comprometer bastante a sua reputação e a satisfação geral do público.
Humanizar seu atendimento é, basicamente, buscar recepcionar e atender seu público de forma mais atenta. Ouvir suas demandas, entender quais são seus problemas e dar respostas mais satisfatórias, tendo certeza de que seu paciente entende o que é feito e os motivos.
Tenha um diferencial
Ser um bom profissional é essencial para se tornar um dentista de sucesso, mas não é a única coisa que determinar se você vai ou não alcançar as metas que busca. Afinal, há muitos concorrentes que também são profissionais competentes na área da odontologia.
Para poder se destacar, você precisa criar um diferencial de mercado. Pode ser a qualidade do seu atendimento, facilidade para marcar um horário, pontualidade, atenção, acesso a tratamentos específicos, entre outras coisas. Dessa forma, quando você tentar divulgar seu nome, terá algo que o torna mais atrativo do que outros dentistas na mesma área.
Seja inovador
Como você pode encontrar um diferencial para seu consultório odontológico? Um bom caminho é a inovação. Afinal, se consegue construir uma qualidade que seja única ao seu negócio, é bem mais fácil se destacar dos concorrentes e atrair novos pacientes para o consultório.
A forma mais simples de promover a inovação é pensar em demandas frequentes que não são sempre atendidas, seja por não serem consideradas ou por falta de uma solução adequada. Ao se focar nesses pontos, você encontrará oportunidades para implementar novas ideias e atrair mais leads.
Nunca pare de estudar
Por fim, mas não menos importante, não há como ser um dentista de sucesso sem continuar se atualizando. O campo da odontologia continua avançando, além de todas as novas tecnologias que são usadas nesse ramo. Caso seu conhecimento e processos fiquem obsoletos, você pode ter alguns problemas para se destacar.
A solução aqui é simples, continue estudando em sua área, busque novos cursos e leia sobre o tema. Dessa forma, você pode se adaptar rapidamente a novos conhecimentos e implementá-los para melhorar a qualidade do serviço para seu público.
Com medidas simples como essas, mas altamente eficazes, é possível melhorar sua atuação juntos aos pacientes para que eles sejam os maiores divulgadores do seu trabalho! Basta que você tenha uma boa estratégia e pense bem em como direcionar seus recursos.
Afinal de contas, uma experiência positiva de tratamento é muito mais eficaz para aproximar um novo paciente do que o esforço de promoção e visibilidade que você vá implementar. Pense nisso!
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