Ir para o conteúdo
  • Franquia
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Franquia Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Seja Franqueado
Franquia Odontoclinic – Qual o tamanho do seu sonho?
Gestão de Clínicas

Como cobrar pacientes inadimplentes? Veja dicas importantes!

Publicado por Franquia Odontoclinic em outubro 13, 2021 | Atualizado em janeiro 19, 2023
5 minutos para ler
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

Para manter sua clínica funcionando, você terá que aprender como cobrar os pacientes em algum momento. Nessas horas, o melhor é manter algumas boas práticas em mente, que vão ajudar a evitar atritos com o público e a preservar seu negócio.

Em qualquer negócio, é esperado que o cliente pague todos os valores em dia, não é mesmo? Porém, sempre há exemplos de clientes que pagam atrasado ou que nem chegam a pagar. E pode ser bem difícil quando chega a hora de cobrar pacientes inadimplentes em sua clínica odontológica. Então, como agir nesses casos?

Para saber como lidar com essa situação, veja a seguir algumas informações que podem ajudar você!

Qual é a importância de cobrar pacientes inadimplentes?

Sem recursos, você dificilmente poderá aumentar o salário dos colaboradores e sua clínica passará por situações financeiras complicadas. E cada cliente que você aceita que não pague, é um valor a menos em seu capital de giro.

Se esse problema perseverar, você terá mais dificuldades para fazer a manutenção de equipamentos e deixar os pagamentos da equipe em dia, certo?

Então, existem algumas dicas de como cobrar pacientes inadimplentes, para que você consiga ter um rendimento saudável na sua clínica. Saiba mais a seguir.

Como cobrar pacientes inadimplentes?

Sabemos que a cobrança é uma das tarefas mais difíceis para em qualquer negócio. Pensando nisso, listamos aqui algumas ideias para facilitar seu trabalho ao cobrar pacientes inadimplentes. Continue a leitura!

1. Opte por mais formas de pagamento

Em alguns casos, a inadimplência é resultado da dificuldade prática para fechar o pagamento. A melhor solução é sempre ter uma variedade de opções, como pagamento por pix, depósito, boleto, cartão de crédito, entre outros.

2. Valorize seu trabalho

Sempre há clientes que não tiveram tanto contato com o trabalho de odontologia e, por isso, têm dificuldade em reconhecer o alto valor desse serviço. É importante esclarecer para essas pessoas a importância desse tipo de atendimento e o quanto ele pode ser benéfico.

3. Cobre de maneira natural

Não é necessário tornar a cobrança um grande drama. A maioria das pessoas entende que é necessário pagar por um serviço, ainda mais de um profissional tão importante como um dentista. É melhor ir direto ao ponto e resolver o assunto rapidamente.

4. Faça parcelamentos

Se um paciente tem problemas financeiros ou não possui o dinheiro inteiro em mãos, você pode oferecer uma opção de parcelamento. É o melhor acordo para evitar inadimplência sem abrir mão do seu pagamento.

5. Tenha uma equipe de finanças

Um jeito não só de manter as cobranças em dia, como também de manter sua gestão financeira alinhada, é contar com a ajuda de uma equipe de finanças. Dessa forma, você não vai esquecer de nenhuma pendência.

6. Acerte o valor previamente

Para quem quer realmente se proteger, você pode cobrar o paciente antes de o serviço ser prestado. Assim, se ele não puder pagar, você não terá que se preocupar com o prejuízo.

7. Envie lembretes

Se o problema de um cliente é a memória, então você pode agendar mensagens de lembrete sobre os pagamentos. Isso ajuda a poupar alguns atrasos.

como cobrar pacientes

Quais são as boas práticas que podem ajudar?

Saber como cobrar pacientes inadimplentes depende de várias mudanças de atitude. Por isso, trouxemos algumas boas práticas que podem ajudar você! Veja a seguir.

1. Tenha empatia

Cada um tem uma história diferente. Você deve ouvir o paciente, entendê-lo e depois decidir como agir. Quase sempre há um acordo que beneficia os dois, certo?

2. Não leve para o lado pessoal

Cobrar pelo seu trabalho é comum e deve ser feito tranquilamente. Não se trata de nenhuma novidade para o paciente. Então, se o cliente atrasar os pagamentos ou tiver dificuldades financeiras, não leve para o lado pessoal. Lembre-se que tudo é questão de profissionalismo.

3. Aborde o que o cliente vai perder

Deixe claro que o pagamento também é do interesse do paciente e que quando ele deixa de pagar, perde acesso aos cuidados necessários com sua própria saúde bucal.

Como a franquia Odontoclinic pode ajudar?

Contar com o auxílio de uma franqueadora contribui bastante com a gestão financeira para dentistas. E a Odontoclinic está aqui para auxiliar você! Somos a melhor franquia odontológica do Brasil, com mais de 200 unidades e ainda crescendo. Com nossa ajuda, você terá:

  • acesso aos melhores fornecedores;
  • uma marca já reconhecida no mercado;
  • orientação na administração da sua unidade;
  • tecnologia para facilitar sua gestão;
  • apoio no planejamento financeiro e de marketing.

Mesmo para quem não é da área de odontologia, a Odontoclinic ainda será a franqueadora ideal para entrar nesse mercado com as melhores chances de sucesso.

Quer aprender ainda mais sobre o assunto? Confira também alguns dos erros de gestão financeira que você deve evitar. E para saber como atender suas necessidades, entre em contato com a Odontoclinic e vamos conversar!

Posts relacionados
o que é payback

O que é payback: simples, descontado, fórmula e como calcular

Publicado por Franquia Odontoclinic em maio 24, 2024
empreender com franquias

Empreender com franquias: confira as vantagens e dicas

Publicado por Franquia Odontoclinic em maio 2, 2024
o qeu abrir em 2024

O que abrir em 2024: veja opções de negócios rentáveis

Publicado por Franquia Odontoclinic em abril 15, 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você também pode ter uma franquia odontológica!
Franquia Odontológica: guia completo para investir agora
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você
Franquia Odontoclinic
qual é o seu perfil de dentista
Usando as redes sociais para divulgar seu consultório odontológico
Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio

Guia completo do dentista recém-formado

Sobre o blog

Uma franquia com alta rentabilidade, segurança e lucratividade líquida média de 20%. Seja um empreendedor de sucesso, seja um franqueado Odontoclinic.

Categorias

  • Cases de Sucesso
  • Dentista
  • Empreendedorismo
  • Franquia
  • Franquia Odontológica
  • Gestão de Clínicas
  • Odontoclinic
  • Odontologia na prática
  • Sem categoria
Site criado por Rock Stage.