Para manter sua clínica funcionando, você terá que aprender como cobrar os pacientes em algum momento. Nessas horas, o melhor é manter algumas boas práticas em mente, que vão ajudar a evitar atritos com o público e a preservar seu negócio.
Em qualquer negócio, é esperado que o cliente pague todos os valores em dia, não é mesmo? Porém, sempre há exemplos de clientes que pagam atrasado ou que nem chegam a pagar. E pode ser bem difícil quando chega a hora de cobrar pacientes inadimplentes em sua clínica odontológica. Então, como agir nesses casos?
Para saber como lidar com essa situação, veja a seguir algumas informações que podem ajudar você!
Qual é a importância de cobrar pacientes inadimplentes?
Sem recursos, você dificilmente poderá aumentar o salário dos colaboradores e sua clínica passará por situações financeiras complicadas. E cada cliente que você aceita que não pague, é um valor a menos em seu capital de giro.
Se esse problema perseverar, você terá mais dificuldades para fazer a manutenção de equipamentos e deixar os pagamentos da equipe em dia, certo?
Então, existem algumas dicas de como cobrar pacientes inadimplentes, para que você consiga ter um rendimento saudável na sua clínica. Saiba mais a seguir.
Como cobrar pacientes inadimplentes?
Sabemos que a cobrança é uma das tarefas mais difíceis para em qualquer negócio. Pensando nisso, listamos aqui algumas ideias para facilitar seu trabalho ao cobrar pacientes inadimplentes. Continue a leitura!
1. Opte por mais formas de pagamento
Em alguns casos, a inadimplência é resultado da dificuldade prática para fechar o pagamento. A melhor solução é sempre ter uma variedade de opções, como pagamento por pix, depósito, boleto, cartão de crédito, entre outros.
2. Valorize seu trabalho
Sempre há clientes que não tiveram tanto contato com o trabalho de odontologia e, por isso, têm dificuldade em reconhecer o alto valor desse serviço. É importante esclarecer para essas pessoas a importância desse tipo de atendimento e o quanto ele pode ser benéfico.
3. Cobre de maneira natural
Não é necessário tornar a cobrança um grande drama. A maioria das pessoas entende que é necessário pagar por um serviço, ainda mais de um profissional tão importante como um dentista. É melhor ir direto ao ponto e resolver o assunto rapidamente.
4. Faça parcelamentos
Se um paciente tem problemas financeiros ou não possui o dinheiro inteiro em mãos, você pode oferecer uma opção de parcelamento. É o melhor acordo para evitar inadimplência sem abrir mão do seu pagamento.
5. Tenha uma equipe de finanças
Um jeito não só de manter as cobranças em dia, como também de manter sua gestão financeira alinhada, é contar com a ajuda de uma equipe de finanças. Dessa forma, você não vai esquecer de nenhuma pendência.
6. Acerte o valor previamente
Para quem quer realmente se proteger, você pode cobrar o paciente antes de o serviço ser prestado. Assim, se ele não puder pagar, você não terá que se preocupar com o prejuízo.
7. Envie lembretes
Se o problema de um cliente é a memória, então você pode agendar mensagens de lembrete sobre os pagamentos. Isso ajuda a poupar alguns atrasos.
Quais são as boas práticas que podem ajudar?
Saber como cobrar pacientes inadimplentes depende de várias mudanças de atitude. Por isso, trouxemos algumas boas práticas que podem ajudar você! Veja a seguir.
1. Tenha empatia
Cada um tem uma história diferente. Você deve ouvir o paciente, entendê-lo e depois decidir como agir. Quase sempre há um acordo que beneficia os dois, certo?
2. Não leve para o lado pessoal
Cobrar pelo seu trabalho é comum e deve ser feito tranquilamente. Não se trata de nenhuma novidade para o paciente. Então, se o cliente atrasar os pagamentos ou tiver dificuldades financeiras, não leve para o lado pessoal. Lembre-se que tudo é questão de profissionalismo.
3. Aborde o que o cliente vai perder
Deixe claro que o pagamento também é do interesse do paciente e que quando ele deixa de pagar, perde acesso aos cuidados necessários com sua própria saúde bucal.
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