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LinkedIn para dentistas: o que você precisa saber?

Publicado por Franquia Odontoclinic em novembro 7, 2022 | Atualizado em outubro 26, 2023
8 minutos para ler

Descubra tudo o que você precisa saber e por que você deve estar presente na maior rede de network do mundo.

Nos últimos anos, com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas surgiram diversos tipos de redes sociais. É possível encontrar plataformas de fotos, vídeos, conversas e para profissionais, como é o caso do LinkedIn. 

Com milhões de usuários no Brasil, o LinkedIn se tornou a maior plataforma profissional e de network (rede) do país e do mundo. Por conta disso, é cada vez mais imprescindível que profissionais de diversas áreas façam parte dessa grande rede de relacionamentos.

Neste post, vamos explicar a importância do LinkedIn para dentistas, o que é preciso saber sobre essa plataforma e as vantagens que ela proporciona. Ao final, você encontrará o passo a passo para criar um perfil bem estruturado. Boa leitura!

Qual a importância do LinkedIn para dentistas?

O LinkedIn é uma rede social gigante e o que antes era um lugar para empresários e gestores se tornou uma enorme rede de network e trocas de experiências. Atualmente, a plataforma já conta com milhões de usuários só no Brasil, e possibilita compartilhar histórias, ser lembrado, conseguir recolocação no mercado de trabalho, indicações e ficar por dentro das últimas notícias do mercado.

Para dentistas, o LinkedIn pode ser uma ótima opção de crescimento. Por lá é possível conseguir novos clientes, manter contato com os atuais, encontrar parcerias, e talentos para a equipe. Essa é uma plataforma extremamente útil para quem também deseja aprender mais sobre a área e cursos disponíveis.

O que é preciso saber sobre o LinkedIn?

Como explicamos acima, o LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais e network. Por isso, é importante estar atento aos tipos de informações compartilhados, linguagem utilizada e construção do perfil. A seguir listamos algumas dicas para ajudar a entender melhor essa plataforma e como se destacar.

Dicas de relacionamento

  • se conecte com profissionais da área — procure sempre adicionar pessoas e empresas da sua área para que possa ter mais contato, desenvolver relações e aprender tudo o que tiverem para ensinar;
  • faça conexões que tenham sentido — nada de sair adicionando um monte de pessoas de maneira aleatória. Para quem deseja usar o LinkedIn da melhor forma, é importante analisar e adicionar aquelas que possam acrescentar algum valor à sua rede, sejam profissionais, amigos ou pacientes;
  • mantenha contato com conhecidos — sejam amigos ou pacientes, é sempre importante adicionar pessoas conhecidas nas redes. Além disso, comentar e curtir postagens ajudam a aumentar o contato e aproximar relações;
  • curta, comente e compartilhe postagens — quanto mais você interage, mais o algoritmo considera seu perfil relevante. Isso ajuda a aumentar a divulgação e as relações.

Dicas de postagens

  •  conteúdos relevantes — faça postagens com informações importantes para dentistas e pacientes, como novidades na área, mudanças em procedimentos, entre outras. Além disso, é fundamental observar as regras de propaganda estabelecidas pelo CFO;
  • depoimentos e histórias de pacientes— peça aos pacientes para contarem suas histórias de sucesso com os tratamentos que você proporcionou. Isso gera maior autoridade e credibilidade sobre a sua atuação profissional;
  • escreva artigos — o LinkedIn é uma ótima plataforma para escrever e postar artigos da área de odontologia. Procure assuntos atuais e em alta e compartilhe com sua rede de contatos;
  • divulgue e comente conteúdos importantes — viu um conteúdo que achou importante? Compartilhe e comente! Dessa maneira é possível criar relações e mostrar para outros usuários sua autoridade no assunto.

Dicas de visual

  • fotos profissionais — o LinkedIn é uma rede social voltada para o aspecto profissional. Opte sempre por fotos no trabalho ou com roupas sociais. Deixe as fotos descontraídas, onde aparece bebendo, de roupa de banho, para outros tipos de redes sociais;
  • identidade visual — para um perfil pessoal não é tão necessário, mas em páginas de empresa é recomendado adotar uma identidade visual. Dessa maneira, busque passar imagem profissional, com seriedade. Isso ajuda as pessoas a lembrarem da sua marca;
  • tenha um perfil bem estruturado — o algoritmo do LinkedIn esta sempre trabalhando para entregar os melhores conteúdos e conexões para os usuários. E, para isso, algumas informações inseridas no cadastro são divulgadas em seu perfil. Sendo assim, tenha sempre seus dados atualizados e estruturados.

Quais as vantagens de ter um LinkedIn para dentistas?

A plataforma do LinkedIn conta com diversas funções para que os usuários possam tirar o máximo de proveito das conexões ali criadas. Além disso, a rede social tem diversos benefícios para dentistas. A seguir, conheça alguns dos principais.

 Mostrar autoridade

Antes de marcar um horário com dentista, é comum que os pacientes procurem saber mais sobre os profissionais disponíveis, e ter autoridade é um grande diferencial nesses momentos. O LinkedIn é uma ótima rede social para mostrar esse aspecto e suas especialidades. 

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Promover a empresa

Já pensou em promover a sua empresa de maneira gratuita e que atinja um grande número de pessoas? No LinkedIn isso é possível. Os perfis que postam conteúdos úteis e histórias bem sucedidas de pacientes, tem mais chances de ter altas visualizações e chegar até pessoas que tenham interesse em seu consultório.

Conseguir novos pacientes

O LinkedIn é um ótimo lugar para atrair pacientes. Demonstrando autoridade e promovendo a empresa com postagens enriquecedoras e esclarecedoras, as chances são ainda maiores. Mas para que isso aconteça é importante estar sempre presente, postando, comentando e compartilhando outras publicações.

Construir relacionamentos profissionais

A ideia inicial da plataforma sempre foi criar uma redes de contatos, sendo assim, é uma excelente opção para construir relacionamentos profissionais. Adicionar pessoas, seguir páginas e comentar em publicações são algumas dicas para conhecer mais profissionais e construir relações.

Como começar a usar o LinkedIn para dentistas?

Agora que você já conhece mais sobre essa rede social e as vantagens do LinkedIn para dentistas, pode ficar o questionamento sobre como montar um perfil bem estruturado. A seguir, apresentamos um passo a passo sobre como criar um perfil. Acompanhe!

1. Em primeiro lugar basta acessar o site ou baixar o aplicativo e clicar em “cadastre-se agora”. Nesse link é possível criar uma conta do zero usando o seu e-mail e senha, ou continuar com a sua conta o Google, caso tenha.

2. Após criar a conta vamos comece a montar o seu perfil. Inicie com as informações básicas, como nome completo, cargo atual, cidade, estado e país. Ao preencher seu cargo informe-o corretamente, isso faz muita diferença para que o algoritmo entregue os melhores resultados com vagas do seu interesse.

3. Em seguida vamos para a escolha da foto. Como mencionamos anteriormente, é importante que ela seja profissional, com roupas adequadas e com boa nitidez. Prefira fotos com fundos claros e sem outras pessoas ou objetos ao redor.

4. Agora é o momento de preencher alguns tópicos:

  • resumo profissional — como o número de caracteres é reduzido, são só 2.000, atente-se a resumir usando as palavras principais como, por exemplo, tempo de carreira e especialidades;
  • experiência profissional — aqui você pode ser o mais descritivo possível, colocando todas as informações que considerar necessárias;
  • formação acadêmica — adicione informações escolares, cursos e instituições em que estudou. Também é possível descrever sobre a experiência em cada uma;
  • habilidades e competências — neste campo os seus colegas de trabalho podem atestar suas qualidade profissionais. Elas aparecerão no seu perfil, assim como o número de pessoas que recomendaram cada uma;
  • recomendações — no LinkedIn é possível receber e conceder recomendações e depoimentos de colegas de trabalho, podendo ser da empresa atual ou anterior;
  • conquistas — nesse espaço são informadas suas conquistas, podendo ser certificados de cursos ou projetos que já realizou;
  • interesses — aqui ficam listadas as páginas que você segue, relacionadas ou não à sua área profissional.

Como você pôde verificar, há diversos aspectos importantes do LinkedIn para dentistas, que você precisa saber para tirar o máximo de proveito dessa rede de relacionamentos profissionais. Esperamos que as informações deste post e o passo a passo que mostramos para construir um bom perfil na plataforma, possam contribuir de maneira efetiva para impulsionar a sua carreira e prospectar pacientes.

Gostou de conhecer mais sobre o LinkedIn para dentistas? Que tal aprender sobre outras redes sociais? Então, descubra tudo o que precisa sobre o Instagram para dentistas.

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