A instabilidade na economia tem causado incertezas e dúvidas na continuidade de muitas empresas. Essa situação tem feito com que muitos investidores fiquem confusos com relação a qual tipo de negócio investir.
Diante desse cenário incertezas, o modelo de franquia surge como uma excelente opção de investimento. A tendência é que esse setor permaneça em alta por muitos anos. O setor tem apresentado um ótimo crescimento, graças principalmente aos diversos formatos de negócios que podem ser configurados.
Ficou interessado nesse modelo de negócio? Quer começar a colocar o seu plano de investimento em prática? Este artigo abordará todas as informações sobre o investimento em uma rede de franquias. Continue a leitura e saiba todos os detalhes!
O que é uma franquia?
A franquia é uma modalidade de negócios onde a matriz, chamada de franquia ou franqueadora, detém uma marca ou patente e tem a responsabilidade de expandir seus negócios por meio da concessão desses atributos e da exploração comercial a terceiros, conhecidos como franqueados. Assim, a parte que escolhe se tornar um franqueado terá à sua disposição todo o know-how da empresa franqueadora.
Sendo assim, a franquia é composta por:
- franqueador: é a parte proprietária da marca, tecnologia, patente e demais conhecimentos sobre um negócio, que fornece o uso parcial ou total desses elementos por meio do fechamento de um contrato de franquia;
- franqueado: é a parte que utiliza a marca, equipamentos, patentes e demais materiais do franqueador, mediante o pagamento de uma determinada remuneração determinada previamente.
Como funcionam as franquias?
Os franqueados devem ser bem orientados a seguir as metodologias e práticas que foram desenvolvidas pelo franqueador, como o procedimento de instalação do estabelecimento e as demais estratégias de como operar a unidade da melhor maneira possível.
Tudo isso com o mesmo padrão de qualidade utilizado pelo franqueador. Em troca, o franqueado deve pagar um determinado valor à matriz, a título de uso da marca, patentes, técnicas, procedimentos próprios e demais conhecimentos que são utilizados pela unidade franqueada.
Isso significa que a empresa matriz (franqueadora) cede os métodos de negócio, equipamentos e demais técnicas de operação para a franqueada. Trata-se de uma verdadeira oportunidade de compra do direito de usar todo um modelo já pronto e que funciona em um negócio novo.
O que o contrato de franquia determina?
O contrato de franquia empresarial (franchising) determina todas as condições e obrigações referentes ao vínculo estabelecido entre o franqueado (parte que adquire a franquia) e o franqueador (matriz principal que criou o modelo de negócio).
O contrato de franquia estabelece uma série de direitos e deveres entre as partes (franqueador e franqueado). O dever mais conhecido é o fato de o franqueador ter a responsabilidade de repassar ao comprador (franqueado) todos os direitos legais referentes à produção:
- direito de distribuição exclusiva ou quase exclusiva de produtos ou serviços;
- disponibilização de equipamentos;
- repasse do modelo de negócios anteriormente estabelecido;
- todo o conhecimento necessário para gerenciar a empresa.
Além disso, o franqueado deve comercializar o produto ou o serviço levando em conta a marca da rede matriz (franqueadora). Isso não significa a existência de um vínculo empregatício.
Por sua vez, a parte franqueada também detém algumas obrigações a serem cumpridas. A principal delas se refere ao respeito e padronização da marca, que deve ser mantida nos mesmos moldes que a original. Nesse sentido, o objetivo é incitar no consumidor a ideia de que, independente da franquia, tanto o atendimento quanto a marca serão os mesmos, sem grandes distinções.
Nesse sentido, assim que o contrato é firmado, a parte franqueada assume o compromisso de honrar as despesas referentes à instalação de máquinas, orientações, suporte, comercialização de produtos e serviços e o uso da marca. Assim, a rede de franquias gera no consumidor a expectativa de ver o mesmo padrão de negócio em vários estabelecimentos que utilizam a mesma marca.
Além disso, o contrato de franquia empresarial também pode estabelecer a possibilidade de uso de ferramentas tecnológicas para melhor desenvolver e administrar um negócio ou sistema operacional.
Desse modo, é possível afirmar que não há uma definição exata para a franquia. Pelo contrário, esse modelo de negócios comporta amplos conceitos. Ainda assim, de forma simples e didática, a franquia consiste em uma estratégia empresarial para otimizar a distribuição e comercialização de produtos e serviços de uma franquia de negócios (Business Format Franchising).
Qual é a lei que regulamenta as franquias no país?
O sistema de franquias empresariais é regido pela Lei nº 13.966/2019, publicada no Diário Oficial da União em 27/12/2019. A nova Lei entrará em vigor após o período de vacatio legis de 90 dias após a sua publicação oficial — a partir de 26/03/2020. Esse diploma legal revogará integralmente a lei anterior que regulamentava as franquias (Lei nº 8.955/1994).
Os contratos de franquia obedecerão às seguintes condições:
- caso produza efeitos integralmente no país, devem ser escritos em português e sob a lei brasileira;
- os contratos de franquia internacional devem ser escritos em português, incluindo a devida tradução para a língua estrangeira. Além disso, os contratantes podem escolher o seu país como o foro de domicílio;
- é possível às partes optar pelo juízo arbitral para resolver conflitos.
Quais são os benefícios do investimento em franquias?
Confira, a seguir, as vantagens de você investir em uma rede de franquias.
Modelo de negócio testado e comprovado
O ramo de franquias é um modelo de negócio testado e que costuma trazer ótimos resultados para os gestores e empresários. Afinal, significa que a empresa já efetuou vários estudos e testes e estes foram bem sucedidos, a ponto de garantir que a expansão para outras regiões também seja um sucesso. Também é uma forma de assegurar que a empresa franqueadora passou por dificuldades e desafios e conseguiu superá-los, atingindo um nível de excelência.
Funcionários bem treinados
A equipe que vai trabalhar na franquia recebe todo o treinamento e capacitação necessária para que possa atuar com eficiência e nos mesmos moldes que a sede franqueadora, uma marca consolidada de sucesso.
Menores riscos
Os riscos de falência da franquia são menores, uma vez que a rede franqueada já mapeou o mercado e o negócio como um todo. Além disso, há plano de negócios e planejamento financeiro claro. Da mesma forma, a marca já se encontra amadurecida e traz confiança para os consumidores.
Fornecedores mapeados
A variedade de fornecedores pode suscitar dúvidas para muitos empresários. Isso não acontece com o modelo de franquias, uma vez que esse mercado já apresenta fornecedores confiáveis e homologados que também estabelecem parcerias com o franqueado. Logo, não é necessário perder tempo avaliando os fornecedores até escolher o mais preparado.
Apesar de ter que pagar royalties e algumas taxas, os custos para dar início às atividades empresariais são reduzidos, se comparado com a necessidade de montar um negócio do zero. Isso porque a empresa matriz já fornece todos os elementos necessários para a atividade, como treinamento de funcionários e sistemas de controle. Além disso, não é necessário investir exaustivamente em campanhas de marketing, uma vez que a marca já costuma ser consolidada e é conhecida pelo público.
Como você pode perceber, as redes de franquias são uma ótima opção de investimento para quem busca um negócio consolidado e com boas chances de rentabilidade. Portanto, comece já o seu planejamento e a sua pesquisa sobre as melhores franquias para o seu ramo de atuação!
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