A franquia digital tem um sistema de trabalho parecido com o das franquias tradicionais, entretanto, as operações acontecem pela internet
As franquias são modelos de negócio que existem desde o século XIX. Elas foram aprimoradas com o passar do tempo e acompanharam também o avanço da tecnologia. Hoje em dia, quem deseja empreender como franqueado pode optar por uma franquia digital.
Esse é um modelo que vem ganhando adeptos devido ao modo como opera e as facilidades para investir. Afinal, as franquias digitais costumam ter um valor mais acessível para adesão, e isso chama a atenção dos empreendedores que estão começando sua carreira ou desejam abrir um negócio sem grandes investimentos.
Mas você sabe como funciona uma franquia do tipo digital e os diferenciais que ela apresenta em relação ao modelo tradicional? Preparamos este artigo para responder a essas perguntas e apresentar as vantagens e desvantagens que essa alternativa traz. Continue lendo para conferir!
O que é uma franquia digital?
É um modelo de negócio com sistema de trabalho similar ao das franquias tradicionais. Sua expansão acontece em rede por meio da adesão de empreendedores que abrem novas unidades. No entanto, as operações acontecem no meio online.
Em uma franquia digital, também temos uma marca já consolidada no mercado que oferece oportunidades para quem deseja empreender. Essas pessoas investem um determinado valor para ter direito a utilizar o sistema de trabalho e toda a identidade visual da franqueadora.
Porém, como explicamos, as franquias digitais operam pela internet. Isso significa que elas não têm um estabelecimento fixo como aconteceria, por exemplo, com uma rede de lanchonetes. São lojas online, sites e outras plataformas digitais.
Quais são os seus diferenciais?
O principal diferencial das franquias digitais é o fato de que as operações acontecem pela internet, logo, não é necessário ou obrigatório manter uma sede física para iniciar esse empreendimento. O franqueado consegue trabalhar a partir da sua própria casa em sistema home based ou home office.
Essa característica traz a possibilidade de continuar o seu trabalho independentemente de posição geográfica, uma vez que só precisa de um dispositivo com acesso à internet para manter o funcionamento da empresa.
Outro diferencial interessante da franquia digital é o investimento. Geralmente não é necessário dispor de uma grande quantia para começar, pois o modelo se encaixa na categoria de pequenas franquias de até 200 mil reais.
Contudo, existem microfranquias que requerem um aporte inicial muito menor. Logo, quem está em busca de uma alternativa para ter uma empresa própria e se dedicar ao empreendedorismo tem a oportunidade de fazer essa experiência com um valor baixo.
Assim, a franquia de digital se diferencia pelo fato de ser uma opção compacta e de investimento inicial baixo. De toda forma, mesmo as franquias tradicionais contam com alternativas como essa.
A Odontoclinic oferece uma versão compacta da sua franquia para atender aos empreendedores que desejam investir, por exemplo, em distritos ou cidades pequenas. É o modelo Odontoclinic Compacta.
Quais as vantagens e desvantagens de uma franquia digital?
Agora que você já entendeu o que é franquia digital, que tal descobrir as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio? Veja a seguir.
Vantagens
O diferencial desta franquia também é a sua principal vantagem, ou seja, o baixo investimento. Mas esse não é o único benefício do modelo. Veja outras vantagens a seguir.
Trabalhar em casa
Quem adere à franquia digital pode alugar uma sala comercial para servir como sede, mas nem sempre é necessário. Como dito, é possível trabalhar no sistema home base ou home office, dependendo das características da franquia. Assim, além do investimento pequeno para aderir, o franqueado também não vai precisar de grandes investimentos para operar.
Alcance amplo
Como a franquia digital opera pela internet, é possível alcançar um público mais amplo, já que não existem limitações geográficas. Com isso, as possibilidades de ganho são interessantes e podem trazer um excelente retorno, mesmo sendo um negócio menor.
Suporte da franqueadora
Assim como no modelo tradicional, as franquias digitais disponibilizam para o franqueado o suporte de que ele precisa para gerenciar sua unidade. Elas esclarecem dúvidas e oferecem instruções para adequação ao padrão da marca.
Custos reduzidos
Trabalhando em casa, não é necessário se preocupar com todos os custos envolvidos com a manutenção de um ponto fixo. Há uma boa economia em função das despesas menores e, dependendo do modelo de franquia, não é necessário nem mesmo ter colaboradores.
Desvantagens
Apesar das vantagens atrativas, a franquia digital tem algumas características que podem soar como desvantagens. Confira.
Menos contato com o público
Nem todas as pessoas têm facilidade para lidar com o público pelo meio digital. Isso pode ser um desafio para o empreendedor, já que nesse modelo de franquia toda a relação com o cliente acontece pela internet.
Menor faturamento
Como estamos falando de pequenas ou microfranquias, é preciso estar ciente que o faturamento desse modelo de negócio pode ser menor em comparação com as franquias tradicionais. Entretanto, existem marcas que oferecem bons retornos, sendo ideal pesquisar antes de aderir a essa ou àquela.
Adaptação ao modelo de trabalho
Há quem também sinta dificuldade para se adaptar ao sistema de trabalho home office pela falta da interação direta com colaboradores ou clientes, e até mesmo aquela movimentação que acontece nas lojas físicas.
Essa dificuldade pode vir, ainda, das possíveis interrupções devido à rotina da casa, que tira a concentração e prejudica a produtividade.
Porque as franquias digitais vêm crescendo bastante desde a pandemia?
O mercado de franquias digitais vem apresentando um crescimento considerável, em especial desde a pandemia. Em 2021, esse formato cresceu 3,2%.
Em 2019, o total de franquias em sistema home based, representava 6,7% do mercado de franchising brasileiro. Em 2020 esse número saltou para 7,1%, e só no primeiro trimestre de 2022 já havia alcançado 10,3%. Assim, o franchising brasileiro está ganhando cada vez mais a participação da franquia digital.
A pandemia intensificou esse processo de crescimento por causa da aceleração da digitalização do comércio e varejo. As empresas, de modo geral, tiveram que ampliar sua presença online devido ao novo comportamento do consumidor.
Esse tipo de franquia se mostrou uma excelente oportunidade para quem desejava empreender. Como a tendência de consumo online continua forte, investir em uma franquia digital é uma boa alternativa para ter o próprio negócio.
Para que tipo de serviço esse formato de franquia se encaixa melhor?
Ainda que a franquia digital seja um modelo de negócio atrativo e que está crescendo, não significa que o modelo tradicional foi superado. Afinal, não são todos os setores que podem operar nesse formato.
As operações no meio digital são mais interessantes ou viáveis para os setores que não exigem um contato direto com o público. As franquias digitais são interessantes, por exemplo, para:
- cursos online;
- venda de pacotes de viagens ou seguros;
- comércio de acessórios, roupas, calçados e cosméticos;
- serviços de marketing e delivery.
Como dito, há ramos em que o contato entre pessoas não é tão necessário. Então, na hora de aderir, o ideal é verificar a aceitação do nicho na internet para analisar se é uma boa alternativa de investimento e escolher a melhor franquia.
Entender a fundo o que é uma franquia digital e o sistema de trabalho desse modelo de negócio é importante para você poder direcionar seus investimentos na hora de empreender. Assim, pode estudar com mais cautela as vantagens, desvantagens e características, a fim de definir o modelo que melhor se encaixa em seus planos e expectativas.
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