Comunicação é uma das habilidades mais importantes dentro de qualquer área de trabalho. Se você souber como expressar suas ideias de forma clara e compreender o que os outros dizem, já terá muito mais facilidade para conduzir projetos. Disso isso, há um ponto em específico que costuma gerar bastante dificuldade: a hora de dar feedback para a equipe.
O feedback faz parte do papel do gerente, e mesmo os mais experientes podem ter dificuldades nesse ponto. Apesar de as intenções serem boas, ainda é bem provável que uma crítica tenha conotações mais negativas do que o esperado, menos um conselho para aprimoramento e mais uma forma de desmotivar o time. Algo que deve ser evitado sempre que possível em sua gestão.
A maior complicação é que o feedback é um ingrediente indispensável para o crescimento da empresa, especialmente, quando há a necessidade de se liderar a distância. Sem ele, é muito mais difícil para qualquer colaborador conseguir se aprimorar, detectar os próprios erros e corrigi-los.
É uma tarefa difícil, mas não significa que seja impossível. Basta ter um pouco de prática e orientação para conseguir passar o feedback necessário de forma gentil e construtiva, sem comprometer a convivência dentro da equipe.
Para te ajudar a dar feedback para a equipe de forma gentil, positiva e construtiva, separamos aqui algumas dicas importantes. Confira:
1. Prepare-se antes do feedback
Imagine que você está prestas a entrar em reunião e tem um feedback para oferecer sobre o desempenho da equipe. Todos entram na sala, é sua fez de falar e tudo que você diz sai de forma pouco coesa, como se estivesse divagando. Naturalmente, isso não é o modo mais efetiva de orientar sua equipe.
Esse, infelizmente, é um cenário comum quando você não tira o tempo necessário para se preparar para passar o seu feedback. Reunir dados, preparar os tópicos a serem abordados, entre outras coisas. E quando chega o momento de se expressar, as chances de focar apenas nos pontos mais pesados, em particular os erros, são bem mais altas.
Independente da natureza da conversa, você deve tirar algum tempo para se preparar. Isso inclui tanto a parte objetiva quanto mental e emocional, como você verá nos tópicos adiante.
2. Seja claro, preciso, não faça prefácios
Algumas pessoas confundem ser gentil ao dar feedback para a equipe com ser cuidadoso o tempo todo, escolhendo as palavras e tentando “amortecer o impacto” da crítica. São essas as pessoas que misturam elogios, que sempre têm um “mas” depois de cada erro e acabam pedindo desculpas o tempo todo.
O problema nisso é que o feedback resultante pode não soar genuíno, o que acaba sendo igualmente ruim. Sem mencionar que, quando você enrola muito para chegar ao ponto principal, as pessoas tendem a ficar impacientes, dificultando a comunicação.
No fim das contas, o melhor caminho é o da objetividade. Coloque todos os fatos na mesa, mostre evidências que corroboram essas afirmações e permita que todos cheguem a uma conclusão lógica, juntos. Isso evita conversas longas e desgastantes, deixando mais tempo e energia para o aprimoramento individual.
3. Use frases na primeira pessoa
O mais importante na hora de conversar com sua equipe, especialmente para os feedbacks negativos, é saber se expressar. Além de ser objetivo, é bom não enquadrar seus comentários como alguma verdade absoluta nem de forma autoritária, pois isso acaba fechando o canal de comunicação e dificultando o diálogo.
Uma forma de evitar isso é tentar se expressar sempre em primeira pessoa. Ao invés de dizer “você está com um desempenho ruim esses dias”, você pode dizer “vi nestes relatórios que você teve problemas no atendimento ao público”. Isso não só ajuda a direcionar a conversa para o foco do problema como também evita o tom acusatório, que é o pior inimigo e um feedback gentil e positivo.
Por outro lado, não tente rotular tudo como “sua opinião”. Além de não ser uma boa forma de feedback, também pode gerar ainda mais inimizade diante de uma crítica. Sempre que possível, dê suporte ao seu feedback com evidências.
4. Peça mudança de comportamento
Você provavelmente já passou por uma situação como essa: depois de uma reunião onde foi discutido o desempenho recente, todos saem com expressão de entendimento, mas sem saber o que fazer. Isso acontece quando o processo de dar feedback para a equipe fica incompleto, sem mencionar diretamente o que deve ser mudado.
Não basta apontar pontos fortes e fracos nem fazer elogios ou críticas vagas. É necessário saber como usar essas informações a seu favor para promover mudanças de comportamento, seja no trabalho em si ou nas interações do dia a dia. Sem isso, nenhum feedback é convertido em aprimoramento.
E, mais uma vez, você não deve buscar orientações genéricas. Dizer a alguém para “melhorar” não é uma boa orientação. Trace um plano e estabeleça exatamente quais comportamentos devem ser alterados e como você pode ajudar sua equipe a alcançar os resultados desejados.
5. Ouça o ponto de vista de quem recebe o feedback
Por fim, mas não menos importante, é bom quebrar um mito sobre o feedback: não se trata só de você dizendo a alguém o que está errado e o que deve ser feito para corrigir. Se um terço é saber expressar suas observações e outro é montar um plano de ação para aprimorar a equipe, o outro terço é ouvir a pessoa e entender a perspectiva dela.
Antes de distribuir tarefas sobre o que será feito a partir de agora, peça a todos que deem a própria opinião em relação ao feedback e expliquem suas próprias perspectivas. Nunca se sabe quando há alguma informação faltando sobre um tema até que ela seja solicitada.
Mesmo que não haja nenhuma objeção direta, ainda é bom para todos os envolvidos que você pergunte o que eles pensam. Talvez eles mesmos tenham ideias melhores sobre o que pode ser feito para melhorarem.
Com essas dicas, você já pode se preparar melhor para dar feedback para a equipe de forma gentil, positiva e construtiva. Se você quiser prepara a si mesmo e sua equipe para isso, pode buscar treinamento profissional para dar e receber feedback.
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