Nos últimos meses, a recorrente queda da taxa de juros foi destaque nos principais veículos de comunicação brasileiros. Na prática, enquanto os economistas discutem os rumos fiscais do país, os empreendedores enxergam uma ótima chance de partir para um negócio próprio. Afinal, juros mais baixos tornam menos rentáveis as alocações de capital em Tesouro Direto e fundos imobiliários, por exemplo.
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto. Primeiro, detalharemos a relação entre a taxa de juros e os investimentos mais conhecidos. Em seguida, apontaremos os benefícios de considerar a franquia como uma opção altamente viável frente ao cenário econômico do Brasil.
Ao finalizar a leitura, você certamente se sentirá mais seguro e preparado para, enfim, tomar decisões alinhadas aos seus objetivos profissionais e pessoais.
Preparado? Boa leitura e boa reflexão!
Qual a relação da taxa de juros com os investimentos?
Antes de mais nada, convém explicar a natureza (e as características mais marcantes) da taxa de juros. De modo geral, o movimento de queda está amparado em cortes na meta da Taxa Selic, que, segundo o Banco Central do Brasil, é “apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia”.
Na prática, quando a Selic cai, o rendimento de investimentos tradicionais — como é o caso do Tesouro Direto — também diminui. Isso acontece porque o governo se vale do índice para conscientizar o mercado acerca dos juros indexados à sua dívida, utilizando-o para orientar os valores que devem ser pagos àqueles que “emprestaram” dinheiro por meio da compra de títulos.
Outro bom exemplo de impacto da taxa de juros é a poupança, um dos investimentos mais comuns entre os brasileiros. Com as repetidas derrubadas da Selic — que deve fechar o ano em 2% —, o dinheiro guardado rende menos que a inflação. Ou seja: é preciso estar vigilante para, mesmo poupando, acabar perdendo dinheiro.
Fica fácil perceber, portanto, que a taxa de juros tem impacto direto no rendimento dos investimentos. Afinal, no fim das contas, é ela que determina qual será a rentabilidade total da aplicação. Fique atento!
Por que, com a queda da taxa de juros, investir em franquias é uma boa opção?
Investidores com capital disponível precisam considerar alternativas para maximizar os retornos e reduzir os riscos. Empreender é, sem dúvida, uma opção bastante viável em um cenário de baixa nos juros.
A iniciativa de abrir um negócio próprio, porém, demanda uma boa dose de estudo e grandes esforços de planejamento. Lembre-se de que uma decisão equivocada, tomada às pressas, pode dilapidar seu patrimônio e, em alguns casos, até mesmo causar prejuízos.
As franquias são uma saída inteligente e rentável para as dúvidas de mercado — inclusive se você mora no exterior e planeja investir no Brasil. Uma marca consolidada tem processos bem-definidos, apresenta um plano sustentável de crescimento e oferece suporte estratégico em tempo integral.
De forma geral, vale a pena buscar parceiros renomados em setores promissores para alocar seu dinheiro. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de saúde cresceram 9,2% em 2019. Confira alguns dos principais benefícios desse modelo!
Orientação e suporte especializado
É natural que, ao decidir abrir o próprio negócio, o empreendedor se sinta inseguro. Diante disso, a melhor forma de minimizar o desconforto é contar com profissionais capacitados e experientes, capazes de nortear decisões mais alinhadas aos objetivos da empresa — a curto, médio e longo prazo.
O sistema de franquias oferece esse tipo de suporte. Ao adquirir uma unidade, você recebe um plano de negócios já validado e tem um time de especialistas à disposição do seu crescimento. Da escolha do melhor ponto comercial à gestão financeira mensal, conte com a orientação de quem entende do assunto.
Previsibilidade de retorno
Em um panorama de repetidas quedas da taxa de juros, não é possível precisar com segurança o retorno de um investimento tradicional. Mais do que isso: você pode inclusive perder dinheiro, considerando o impacto da inflação, se decidir deixá-lo parado na poupança, por exemplo.
No caso das franquias, por sua vez, o próprio modelo de negócios garante certa previsibilidade financeira. Devido à experiência com processos de expansão e a partir do pleno domínio dos custos operacionais, a franqueadora estima, em meses, o tempo médio necessário para que você recupere o valor alocado — e comece, então, a acumular lucros cada vez mais expressivos.
Capacitação e treinamentos contínuos
O mercado é volátil e exige que as empresas reajam rápido às mudanças no comportamento do consumidor. Bons treinamentos comerciais, por exemplo, ajudam a equipe a formatar ofertas aderentes às demandas de cada cliente, contribuindo para alavancar o faturamento das empresas.
Além disso, as práticas administrativas também podem (e devem) ser atualizadas, agregando mais eficiência e produtividade às rotinas corporativas. A boa notícia é que, no caso das franquias, a franqueadora é co-responsável pela capacitação da unidade, ajudando ativa e constantemente a lapidar processos e pessoas em busca de resultados exponenciais.
Inovação acelerada
A inovação desponta como uma das prioridades entre as empresas mais lucrativas do Brasil. O motivo é claro: o mundo está em constante transformação e novas tecnologias têm alterado os padrões de consumo. Quem não se adaptar corre o risco de ficar para trás.
Por um lado, pesquisas de desenvolvimento costumam ser onerosas; por outro, a iniciativa é fundamental para ganhar (e manter a competitividade). No modelo de franquias, você desfruta do melhor dos dois mundos: enquanto a franqueadora investe em novidades, você as aplica em primeiríssima mão — sem gastar nem um centavo a mais por isso. Vale a pena, né?
Por fim, vale pontuar que qualquer investimento, no banco ou no empreendedorismo, apresenta riscos particulares. Antes de tomar a decisão, é preciso investigar em profundidade quais são as opções, os benefícios e as desvantagens de cada possibilidade. Uma coisa, no entanto, é certa: não desconsidere os rumos do mercado e analise a queda da taxa de juros com cautela. A sua rentabilidade agradece!
Se, a essa altura, você já está convencido de que a franquia é sua melhor opção, lembre-se: o mercado de serviços de saúde cresce de forma exponencial e é um dos mais atrativos do mundo. Conheça o modelo de negócios da marca que é referência em odontologia no Brasil e aproveite o momento econômico favorável para empreender. Conte conosco!