Você já considerou a possibilidade de investir em uma franquia de serviço? Como se trata de um sistema com a transferência de know-how, ele é repleto de vantagens para quem pretende empreender de modo seguro, com suporte completo e processos estruturados.
Levando a importância do tema em conta, preparamos este conteúdo, em que você entenderá quais são as principais características de uma franquia e dos modelos existentes. Aproveite as informações!
O que é uma franquia?
O sistema de franquias ou franchising é bastante conhecido por empreendedores e pelo público consumidor em geral. Quando uma empresa está inserida nesse modelo de negócio, ela tem o direito de utilizar a marca de uma rede, comercializando os mesmos produtos e serviços. Ou seja, há a expectativa de uma qualidade padronizada por parte dos clientes em relação a esse tipo de negócio.
Em poucas palavras, ele pode ser resumido como uma estratégia empresarial para comercializar e distribuir. Nessa formatação, firma-se um vínculo entre a empresa que detém uma marca e/ou um know-how específico (franqueadora), concedendo-o a outras organizações (franqueadas) a fim de expandir suas possibilidades.
Depois que esse acordo é estabelecido, os franqueados recebem o direito de uso da marca em questão. Eles também podem explorar comercialmente o que o franqueador desenvolveu em termos de serviços e/ou produtos.
Segundo estimativa calculada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 6,9% em 2019. Vale lembrar que, em 2018, as perspectivas já eram animadoras para o franchising. Dessa forma, pelo segundo ano consecutivo, houve uma expansão intensa em relação ao total de empregos, que subiu 4,8%. Ainda de acordo com a ABF, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar é o segundo que mais cresceu no que diz respeito à internacionalização de franquias brasileiras.
Embora seja um cenário promissor, que pode render ótimos resultados, é fundamental escolher uma franquia adequada ao seu perfil de investidor. Afinal, será preciso manter o padrão exigido e aproveitar bem os conhecimentos transferidos pelo franqueador.
Não se esqueça de que, para aderir ao sistema, é preciso arcar com a taxa de franquia. Trata-se de um valor único definido pelo franqueado — ele quase sempre é pago na assinatura do pré-contrato ou do contrato. É uma forma de remunerar o franqueador pelos serviços oferecidos e pela concessão de direitos. Há outras cobranças que podem ser feitas, mas isso varia bastante entre uma franquia e outra.
Quais são os modelos de franquia?
Existem diversos modelos de franquias, que podem ser de produtos ou de serviços. Confira, a seguir, algumas das principais categorias.
Franquia individual
Essa é uma das modalidades mais comuns: o ponto comercial onde a nova unidade será instalada já funcionava como ponto comercial. Nela, não existem restrições ligadas ao ramo de atividade (alimentação, saúde, vestuário etc.).
Franquia de conversão
Nas franquias de conversão, a empresa franqueadora aceita que a nova unidade seja instalada em ponto comercial já existente. Pode ser uma boa estratégia para evitar alguns gastos e captar parte da carteira de clientes da organização anterior. Para que isso funcione bem, é importante que ambas atuem na mesma área.
Franquia regional
Nesse caso, o franqueado a pode escolher em uma localização específica do país. Dependendo dos moldes acertados no contrato, é possível fazer parcerias na região de atuação — tal particularidade requer a assinatura de contratos individuais.
Franquia mista
Esse é um modelo que tem crescido bastante nos últimos anos. Nele, as funções de fornecimento e distribuição são bem divididas, assim como as responsabilidades do franqueado e as atribuições de administração da rede, que cabem ao franqueador.
Por que investir em uma franquia de serviço na área da saúde?
Uma franquia de serviço nada mais é do que uma empresa que direciona seus focos para a comercialização de serviços em vez de vender produtos. O crescimento desse tipo de negócio na área de saúde se deve às lacunas não preenchidas pelos serviços públicos, que nem sempre conseguem atender à demanda existente no país.
De acordo com dados levantados pela ABF e divulgados pelo Portal do Franchising, o segmento cresceu 12,1% em faturamento no ano de 2017. O total faturado foi de R$ 30 bilhões, ficando atrás apenas das franquias de alimentação. Ao cruzarmos esses dados com o crescimento das franquias como modelos de negócio, torna-se evidente o fato de que essa é uma excelente opção para empreendedores.
Vale lembrar que, se o seu objetivo é adquirir a franquia e fazer a gestão do negócio, não é obrigatório ter experiência ou formação na área da saúde — nesse caso, as habilidades administrativas, organizacionais e comunicativas são mais importantes.
Há muita diversidade em relação aos serviços de saúde oferecidos: podemos encontrar clínicas médicas, clínicas de estética e franquias de produtos. Outros exemplos são as clínicas veterinárias e as franquias odontológicas, que estão em franca expansão. Na área, existem opções cujo investimento inicial varia entre R$ 280 mil e R$ 500 mil, por exemplo. Nesse sentido, a taxa de retorno do investimento, isto é, o tempo que se demora para obter o que foi investido novamente, é de 24 a 36 meses, em média.
A escolha de uma franquia precisa ser muito bem pensada. Contudo, é inegável que investir em franquias de serviços de saúde tende a ser uma ótima decisão para quem deseja empreender com segurança e boas possibilidades de retorno financeiro.
Consultório, clínica e franquia odontológica
Entre as alternativas disponíveis no mercado atualmente, as franquias odontológicas despontam como alternativas muito interessantes. Isso porque essas empresas podem obter o apoio de marcas já consolidadas no mercado — o suporte para lidar com questões de marketing e processos de gestão, por exemplo, é decisivo para a obtenção dos resultados almejados.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem cerca de 120 mil profissionais atuantes na área, o que permite criar uma equipe diversa e altamente qualificada para conduzir os atendimentos.
Como você pôde perceber, ter uma franquia de serviço na área da saúde é uma excelente escolha de investimento, visto que se trata de um modelo seguro e com alta demanda. Nesse contexto, as clínicas odontológicas se destacam com um grande potencial.
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