O maior problema de qualquer empresa que começa suas atividades — e, por conseguinte, também dos investidores que abraçam essas empresas e seu potencial lucrativo — é a criação de um modelo de negócio rentável. Nesse sentido, saber o que é franquia pode ajudar bastante a solucionar isso.
Afinal, a franquia é um modelo de negócio que já vem estruturado. Então, estamos falando de uma ótima oportunidade para começar seus investimentos reunindo segurança e rapidez na abertura do negócio.
Leia até o fim, saiba o que é uma franquia, veja suas qualidades e por que tantas pessoas aderem a esse modelo de negócio. Temos certeza de que, quando terminar, você também estará bastante interessado nele.
O que é uma franquia
Comprar uma franquia (ou franchising, em inglês) pressupõe aceitar alguns padrões e colher os frutos de uma marca que já faz sucesso no mercado, sendo, portanto, um chamariz natural de clientes.
Em outras palavras, a franquia é a cessão dos direitos de comercialização de uma marca e seus produtos, ou mesmo de uma patente. Quando adquire uma unidade, o empreendedor pode ter acesso também a um modelo de gestão e vendas.
Seja como for, o valor da franquia é recolhido pelo franqueador do faturamento mensal do franqueado. Então, vale ressaltar que, embora a franquia seja segura e conhecida, ela demanda organização para se transformar em lucro real.
Por exemplo, a própria Associação Brasileira de Franchising (ABF) recomenda que você tenha um cuidado especial com o seu setor de vendas. Ela também esclarece que deve haver cuidado e flexibilidade para que o franqueador e franqueado discutam termos do contrato de franquia, assim como os padrões utilizados no dia a dia do franqueado.
Por que uma franquia é um bom negócio
Se tem uma coisa que pode fazer um negócio dar errado antes de começar é o modelo de negócio. Em muitos casos, novos empreendedores abrem uma empresa acreditando que apenas uma boa ideia pode gerar muitos dividendos.
A realidade, no entanto, não é tão otimista. Essa etapa representa muitos custos iniciais que, muitas vezes, só têm o seu payback depois de meses ou anos de operação. Veja as vantagens de começar um negócio como franquia.
Parte de um ponto seguro
Há questões objetivas e subjetivas que determinam o sucesso de um modelo de negócio: o mercado em que vai atuar, a escalabilidade do seu processo de produção (se você vai vender produtos) ou venda e atendimento (se vai trabalhar com serviços).
E mais: a concorrência e a forma como ela atua na precificação, matéria-prima, contratação de mão de obra especializada, organização do setor de vendas, revezes econômicos e financeiros de um país, tudo isso influencia na realização dos objetivos de uma empresa.
Quando cria um modelo de negócio do zero, você precisa que ele abarque todas essas questões. Sejamos sinceros, muitos negócios fecham as portas por não conseguirem organizar e manter coesas todas essas métricas e influências externas.
Por esses e outros motivos, comprar uma franquia é tão vantajoso: você parte de um ponto em que tudo isso já foi discutido, elaborado, testado e aprovado por outros franqueados. Pode, inclusive, recorrer a eles para tirar suas dúvidas.
Traz um modelo de operações escaláveis
O produto ou serviço contratado pelo franqueado não foi testado apenas do ponto de vista da sua concepção, mas também operacionalmente. Isso significa que a forma como ele vai ser produzido ou entregue (no caso de serviços) vem junto quando você contrata a franquia.
Ou seja, esse tipo de modelo de negócio traz respostas para questões como:
- será que meu produto ou serviço pode ser oferecido em maiores quantidades sem que os custos de produção ou entrega subam junto?
- qual o melhor modelo de venda para o meu negócio (vale a pena lembrar que nem sempre o modelo de venda está incluído na franquia)?
- qual é o meu público-alvo?
- como devo precificar meus produtos ou serviços?
- qual é a minha meta de faturamento mensal?
A franquia, no entanto, não é um modelo de negócio engessado. Ela permite liberdades de negociação e estratégias diferenciadas, dependendo do tato e visão do franqueado. Então, você não paga com a sua criatividade gerencial para ter segurança de investimento.
A marca ou patente fala por si só
Criar e lançar um novo produto ou serviço exige muito trabalho e estudo. É preciso montar e estruturar uma estratégia de acordo com o perfil do público-alvo, desenvolvendo ferramentas do marketing digital, apresentações publicitárias e outros.
Contratar a franquia certa, você salta essa etapa. Uma boa franquia fala por si só, transferindo toda a autoridade e confiança de uma marca para os negócios do franqueado, evitando, assim, enormes custos que você teria para chegar a isso tudo sozinho.
Como funciona o modelo de negócio de franquia
Trata-se de uma modalidade simples. Um franqueador (aquele que detém os direitos ou patente da marca) cede os direitos ao franqueado, que passa a poder utilizar a logo (identidade visual) e comercializar seus produtos ou serviços.
O pagamento por essa cessão varia caso a caso. Pode ser cobrado em um montante único, uma mensalidade ou uma porcentagem do faturamento do franqueado. Seja como for, existe um documento anterior ao contrato entre ambos. Ele se chama Circular de Oferta de Franquia (COF) e é instituído por lei. Deve conter os termos da franquia, política de cobranças, termos de rescisão e outros.
A franquia pressupõe o seguimento de algumas regras de gestão, que podem ser mais ou menos flexíveis, dependendo do contratante e do contratado. Em todo caso, é um modelo seguro e que traz consigo facilidades que um empreendedor não conseguiria começando seu negócio do zero.
Ou seja, quem quer investir com poucos riscos e ter retorno mais rápido dos investimentos deve saber o que é franquia, como aplicá-la e estudar as melhores opções para que ela renda de verdade. Se esse é o seu caso, não pense duas vezes em contratar uma!
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