A Odontologia no Brasil tem muito potencial, tanto para profissionais que querem atuar na área quanto para os que querem empreender, abrindo um negócio próspero e duradouro.
Pensando nisso, trouxemos um resumo da história da Odontologia no país e alguns pontos importantes para entender o panorama geral. Quer saber mais? Vem com a gente!
História da Odontologia no Brasil
A história da Odontologia no Brasil começa no século XVI, quando as práticas dentárias se resumiam em extrações rudimentares. Os profissionais, muitas vezes barbeiros ou sangradores, aprendiam com os mais experientes e não havia regulamentação formal.
Em 1629, houve a implementação de exames para cirurgiões e barbeiros, com regulamentação melhor definida em 1631. No século XVIII, alguns profissionais ganharam notoriedade, embora as técnicas fossem simples e muitas vezes causassem problemas.
Profissão dentista
O termo “dentista” aparece em documentos oficiais em 1800. A partir de 1820, escolas de Odontologia se tornam importantes. A partir de 1851, com a criação da Junta de Higiene Pública e com a Reforma Sabóias em 1884, a profissão começa a ser mais formalizada.
A profissão de dentista tem uma longa história mundial, sendo antiga inclusive no Egito faraônico. Recentemente, foram descobertas tumbas de dentistas do Império Antigo no Egito, mostrando que a prática odontológica existe há milhares de anos.
Panorama da Odontologia no Brasil
Empreender no Brasil no ramo da Odontologia é uma boa alternativa, afinal, nosso país é reconhecido como uma referência no ensino, na pesquisa e na produção de produtos odontológicos por uma série de motivos.
Nosso país se destaca na área devido à combinação de um grande número de profissionais qualificados, colaboração entre academia e indústria, investimento em pesquisa e tecnologia, ensino de qualidade e foco na saúde bucal e estética.
Quantidade de profissionais
O Brasil possui a maior quantidade de cirurgiões dentistas no mundo. Esse grande número de profissionais é resultado de um sistema educacional que forma um grande contingente de dentistas qualificados.
Qualidade do ensino
As universidades brasileiras que oferecem cursos de Odontologia estão entre as melhores do mundo. Isso significa que os profissionais formados têm uma base sólida de conhecimento e habilidades.
Parceria entre educação, profissionais e indústria
Existe uma colaboração eficaz entre as instituições de ensino, os profissionais da área e a indústria que produz materiais e equipamentos odontológicos. Essa sinergia contribui para a formação de profissionais preparados e produção de produtos eficientes e inovadores.
Investimento em pesquisa e tecnologia
A indústria odontológica brasileira investe em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia para criar produtos mais eficientes, duráveis e esteticamente atraentes.
Tecnologias como equipamentos digitais e impressão 3D já são realidade, proporcionando agilidade e qualidade nos tratamentos.
Pesquisa científica reconhecida
Nos últimos anos, o Brasil ganhou destaque na pesquisa científica odontológica. É o segundo país com o maior número de artigos publicados na área, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Desafios e tendências
Os desafios da pesquisa odontológica incluem maior foco na qualidade do que na quantidade, proximidade da sociedade e maior promoção e colaboração entre academia e indústria.
As tendências apontam para uma Odontologia digitalizada, com uso de impressão 3D e biomateriais avançados, além de canais de distribuição diversificados por meio de plataformas digitais. Além disso, o uso de software odontológico e vários tipos de integração para gestão.
Investimentos externos
A reputação brasileira na Odontologia atrai investimentos de fora, como a empresa argentina MABB Biomaterial. Isso demonstra o reconhecimento internacional do potencial do país nesse setor.
Foco na saúde bucal e estética
O Sistema Único de Saúde (SUS) entende os cuidados odontológicos como direito, enquanto a sociedade brasileira também valoriza muito a saúde bucal e a estética oral.
Isso reflete nos avanços e inovações na área. Então, a demanda do mercado também é muito atraente.
Mercado de Odontologia no Brasil
Como mostramos, o mercado de Odontologia é excelente para investir. Em destaque está o mercado de franquias.
A Odontoclinic foi a primeira franquia odontológica do Brasil, iniciando esse formato de operação em 2002. São mais de 25 anos de história no mercado odontológico.
Para você ter uma noção de como esse mercado é consistente, 70% dos nossos franqueados tem mais de uma unidade. Você também pode realizar seus sonhos e fazer parte dessa história de sucesso: vamos conversar!