Saiba agora quais são as principais tendências de investimentos. Confira 5 opções!
Quando se trata de investimentos, muitos podem se prender à ideia de aplicações financeiras, como ações, tesouro direto, etc. No entanto, esse é um termo que abrange um punhado de possibilidades que vão além do que parece convencional.
Até porque, quando se trata de encontrar os melhores investimentos, é preciso olhar também para as oportunidades no mundo dos negócios. E, nesse caso, para quem quer crescer, as tendências de empreendedorismo são uma ótima oportunidade.
Para ajudar você a conhecer quais são as melhores opções de investimento, separamos as principais tendências para empreendedores. Confira!
Quais são os melhores investimentos da atualidade? Conheça 5!
Ao ler os tópicos a seguir, você verá um conjunto de opções de negócios bastante variáveis. Procuramos escolher alternativas que funcionam tanto para quem quer começar um novo negócio, como para quem pretende ter lucros, mas não tem a intenção de começar do zero. Vamos lá?
1. Alimentação Saudável
Vamos ser sinceros? A alimentação é um mercado que nunca sai de moda, seja por meio de receitas, restaurantes, canais de culinária, novos hábitos alimentares, etc. A verdade é que esse assunto é destaque de tempos em tempos.
No entanto, a novidade do mercado nos últimos anos é o destaque que a alimentação saudável recebeu. Segundo o Estadão, em 2020, a comercialização de produtos saudáveis arrecadou R$100 bilhões. 78% dos consumidores estão interessados em melhorar os seus hábitos alimentares e 53% estudam o assunto, procurando dados nutricionais sobre o que comem.
É claro que essa tendência impulsionou o mercado a produzir alimentos mais específicos. Por exemplo, hoje em dia, é comum encontrar, inclusive em lojas comuns, produtos sem glúten, orgânicos e veganos com facilidade.
Porque esse investimento vale a pena?
Além de ser mais nichado com alimentos para determinadas pessoas, existem muitos consumidores que não têm tempo de cozinhar comidas saudáveis ou têm uma alimentação mais específica, como veganos e vegetarianos, tendo dificuldade para preparar seus próprios pratos.
Também há mais facilidades na divulgação e distribuição, pois os pratos podem ser divulgados nas redes sociais e os deliverys são mais acessíveis atualmente.
2. Mercado EAD
A sigla EAD representa a educação a distância e tem tudo a ver com a atualidade. Não só porque durante a pandemia tivemos que adaptar o ensino escolar para o ambiente online, mas também porque cursos no digital, sejam superiores ou livres, são muito populares no momento. O INEP divulgou recentemente que 1,7 milhão de brasileiros se matricularam em algum curso EAD em 2020.
Porque o investimento vale a pena?
Com a quantidade de plataformas que disponibilizam suporte para a postagem de cursos online, é muito mais fácil conseguir um espaço na rede. Além disso, não é necessário ter uma formação oficial no que quer ensinar.
Em plataformas como Domestika ou Udemy, encontram-se diferentes tipos de cursos, desde pessoas que ensinam coisas mais aprofundadas até assuntos mais básicos. Além disso, é possível usar também o YouTube e postar o seu curso, ganhando com a monetização do conteúdo.
3. Mercado de Beleza
O mercado de beleza é um dos mais sólidos do mundo. Mudam-se os gostos, os padrões, mas esse setor sempre consegue se adaptar e trazer produtos e serviços específicos para as necessidades de cada época.
Os números não deixam mentir: de acordo com a Corebiz, em 2020, o faturamento da área de cosméticos cresceu 68%. Sim, no ano da pandemia, enquanto outros setores mal conseguiam se manter, a beleza conseguiu aumentar seus lucros. Sendo assim, é uma alternativa bastante sólida.
Porque o investimento vale a pena?
Além de ser um setor que se mantém estável, inclusive, em períodos de crises, como vimos anteriormente, a beleza é um nicho bastante amplo: é possível vender produtos e oferecer serviços.
As principais tendências para ficar de olho são as de autocuidado, skincare e os cosméticos naturais ou clean beauty. O último, em especial, representa um movimento de empresas com uma postura mais consciente sobre os impactos ambientais, lançando produtos com fórmulas mais orgânicas e evitando testes em animais.
4. Clube de Assinatura
Os clubes de assinatura são mais um fenômeno bem característico da internet. À medida que o e-commerce se tornou mais presente, surgiu a ideia de oferecer exclusividade na aquisição de determinados produtos.
A característica principal é a recorrência nas entregas com um toque de personalização: há uma curadoria que escolhe produtos exclusivos, de modo que, geralmente, o consumidor não decide o que vai receber.
O setor de livros é um bom exemplo disso. Hoje existem diversos clubes que entregam livros mensalmente, de acordo com o tema do mês, além de brindes relacionados. Porém, o clube de assinaturas não pode ser resumido a apenas livros, sendo um tipo de mercado que vai além: há clubes de bebidas, alimentos, produtos para pets, etc.
Porque o investimento vale a pena?
Além de possibilitar uma diversidade de produtos e serviços, tem a vantagem da recorrência. É uma ótima maneira de fidelizar clientes e conseguir uma garantia de retorno, já que as assinaturas são periódicas.
5. Franquias
De todas as que mostramos aqui, as franquias são uma das melhores opções. Isso porque sua característica principal é ser um negócio já estabelecido, não havendo necessidade de começar do zero para conquistar clientes ou ter uma marca reconhecida.
Para quem tem experiência no empreendedorismo, sabe que se estabelecer no mercado é bastante complicado. Não só pelo tempo que leva, mas também pela concorrência. Sendo assim, as franquias são uma alternativa bem interessante e com grandes possibilidades de sucesso.
Segundo o Sebrae, a cada 100 franquias abertas no país, 5 fecham as portas em 2 anos. O índice de sobrevivência é bem menor para empresas recém-abertas, se comparadas com uma franquia.
Porque o investimento vale a pena?
Existem muitas vantagens de se abrir uma franquia, dentre as principais, podemos destacar:
- expansão;
- marcas já estabelecidas;
- judicialmente seguras;
- treinamento para a gestão;
- fornecedores de qualidade;
- suporte para entender sobre empreendedorismo, contabilidade, questões tributárias etc.
Até aqui, você viu alguns dos melhores investimentos e por que são opções que valem a pena. Reforçamos, ainda, o quanto a franquia é uma ótima oportunidade de conseguir abrir uma empresa e ainda ter uma marca consolidada.
A Odontoclinic é um exemplo para quem quer investir em franquias. Oferecemos suporte, acompanhando o empresário em todo o processo de implementação do negócio. Além disso, por ser especializada em oferecer franquias odontológicas, fornecemos acesso a laboratórios digitais, sistema de gestão e tecnologia de ponta. Somos um modelo vencedor de negócio e temos uma marca reconhecida quando o assunto é o setor odontológico.
Quer saber mais? Então, entre em contato e conheça mais sobre o nosso trabalho!