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Empreendedorismo

Google meu negócio: o que é, benefícios e como criar o perfil da empresa 

Publicado por Franquia Odontoclinic em março 12, 2023 | Atualizado em março 14, 2023
4 minutos para ler

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que os empreendimentos sejam encontrados na busca do Google e também visualizados no Google Maps. Essas são formas muito comuns de procurar por empresas, então, você precisa saber como manter sua empresa visível para os potenciais consumidores.

Para ajudar você nessa missão, preparamos esse conteúdo explicando como a ferramenta funciona e quais são os benefícios, além de um passo a passo de como criar o perfil no Google Meu Negócio e dicas para otimizar o perfil da empresa por lá. Que tal aprender tudo isso? Vem com a gente! 

Como funciona o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é como um cardápio de empresas. Quando a pessoa pesquisa um tipo de serviço ou produto, o Google mostra uma lista de empresas que atendem aquela busca. Se a pessoa busca pelo nome do negócio, o Google mostra todas as informações sobre o empreendimento, como endereço, horário de funcionamento, fotos etc. 

Qual o valor do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é grátis. Para aparecer nos resultados, basta cadastrar a sua empresa. Dessa forma, o negócio aparece tanto nas páginas de resultados de buscas quanto no Google Maps gratuitamente. 

Quais os benefícios do Google My Business?

Primeiramente, o Google My Business é uma forma de anunciar a sua empresa gratuitamente no maior buscador do Brasil. Além de colaborar na redução de custos com publicidade, ter um perfil na plataforma traz outras vantagens:

  • mantém as informações sobre a empresa atualizadas;
  • promove a interação da empresa com os clientes;
  • facilita o contato de potenciais clientes;
  • atrai clientes para o negócio;
  • melhora a presença digital da marca, entre outros.

A ferramenta também agrupa dados para análise do desempenho do perfil da empresa. Na seção chamada Insights, você verifica o número de cliques no botão de contato, quantas interações foram feitas, quantas foram as conversas por mensagem etc.

Como fazer o Google Meu Negócio?

Para ter uma conta na plataforma é preciso ter uma conta Google. Recomendamos que você use uma conta específica para a empresa, com um endereço de e-mail correspondente. Já fez a conta Google do negócio? Legal, agora vamos ao passo a passo para cadastrar a empresa no Google Meu Negócio:

Guia completo do empreendedor: o que levar em conta na hora de abrir seu próprio negócio
  • acesse o site do Google My Business;
  • clique em “Gerenciar Agora”;
  • preencha o nome da empresa;
  • siga o fluxo, preenchendo categoria, localização, número de telefone, site e demais informações do negócio;
  • inclua fotos do estabelecimento e o horário de funcionamento;
  • faça uma breve descrição da empresa. 

Após fazer o cadastro, sua empresa já está pronta para ser encontrada pelos potenciais clientes! A otimização do Google My Business não é complicada, afinal, a própria página apresenta dicas de quais anúncios estão performando melhor e o que pode ser feito para potencializar os resultados. 

Dicas para usar o Google My Business

Para otimizar o Google Meu Negócio, além de seguir as dicas da ferramenta, mantenha as informações constantemente atualizadas, como horário de funcionamento, endereço, dados de contato e informações sazonais. 

A quantidade de avaliações no Google Meu Negócio é muito importante. Então, incentive os clientes a contarem por lá como foi a experiência com o negócio. Aí é com você: responda a todos, agradecendo o feedback e garantindo a melhoria contínua. 

Use as ferramentas do Google Meu Negócio

A ferramenta para empresas da Google conta com uma página de postagens. Nesse espaço, você pode adicionar textos, imagens, eventos e até vídeos! Esses conteúdos só ficam ativos por uma semana, então use estrategicamente.

Não deixe de habilitar a troca de mensagens, abrindo um chat online para que os clientes façam contato direto, tirando dúvidas. É possível também permitir que o usuário faça reservas diretamente em um botão no site. 

Explore e escolha o que faz mais sentido para o seu negócio 

Como dissemos, a ferramenta indica as melhores ações para alavancar a performance da empresa no Google Meu Negócio. A dica de ouro, então, é testar as funcionalidades e analisar o que faz mais sucesso, replicando as ações positivas. 

Ficou alguma dúvida? Você já usa e tem alguma recomendação? Comente este post e converse com a gente! 

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