Abrir uma clínica odontológica pode ser desafiador. É preciso cuidar de pacientes e colaboradores, garantir o estoque necessário e atentar às finanças. Todos esses fatores estão relacionados à gestão de saúde, uma prática baseada em planejamento, controle, organização e direção.
Para atingir esse propósito, é necessário integrar as atividades e garantir um bom fluxo de comunicação entre as áreas clínica, comercial e administrativa. Uma gestão eficiente dessas é fundamental para alcançar ótimos resultados.
Como esse processo ocorre na prática? Vamos explicar melhor neste artigo. Aqui, vamos abordar o que significa gerenciar a saúde, qual a importância dessa técnica e de que forma fazer isso de maneira aplicada à clínica odontológica. Acompanhe!
O que é a gestão de saúde?
O gerenciamento de saúde é uma prática que consiste na administração dos recursos financeiros, humanos, sanitários e logísticos dos estabelecimentos enquadrados nessa categoria. O propósito é gerir os processos e analisar as demandas para garantir a segurança e a prestação de um serviço de qualidade aos pacientes.
Para ter sucesso, as clínicas precisam considerar as especificidades da gestão de saúde. Como essa área tem particularidades, ela só pode ser administrada de forma eficaz quando os critérios são avaliados. Entre eles, está a tomada de decisões rápida.
Mais do que isso, é necessário que as estruturas do negócio sejam muito bem organizadas entre áreas clínica, administrativa e comercial. Quando a empresa faz parte de uma rede de franquias, cada um desses setores deve ser gerido por especialistas nos assuntos. Assim, o retorno é maior.
Qual é a importância de uma boa gestão de saúde?
Quando se fala em gestão da saúde, é preciso abranger mais do que a parte técnica — e envolver também o atendimento e a experiência. É necessário oferecer o máximo de cuidado com os pacientes, a fim de que a vivência deles seja diferente e agradável.
Com um ambiente confortável, o paciente se sente melhor e tende a retornar, o que aumenta o seu potencial de fidelização. Além disso, a presença do proprietário é fundamental, a fim de garantir a adoção de boas práticas.
Com um acompanhamento próximo do dono, todos os colaboradores seguem um exemplo e se envolvem no mesmo propósito. Como resultado, o processo funciona de forma completa e eficaz.
Assim, gerenciar os serviços de saúde contribui para as boas condições de trabalho e o atendimento adequado e humanizado aos pacientes. Da mesma forma, é importante garantir o estoque de insumos necessários e os recursos tecnológicos eficientes e modernos.
Todos esses gastos devem ser equalizados com os recursos disponíveis. Por isso, a abertura de uma franquia, muitas vezes, é mais indicada. Essa é uma forma de obter a ajuda necessária e ter pessoas especializadas para cuidar de cada uma das áreas da clínica.
Como fazer a gestão de saúde na clínica odontológica?
A melhor forma de alcançar o sucesso na gestão de saúde é adotar boas práticas. É preciso empregar medidas adequadas, que considerem as particularidades do modelo de negócio. Veja quais são as dicas para realizar um bom gerenciamento.
Organize toda a documentação
Uma clínica odontológica deve ter processos bem definidos. A documentação inclui desde a agenda de atendimentos até o histórico de vendas. No caso do primeiro, a organização dos horários é fundamental para coordenar todas as outras atividades.
Nesse processo, é necessário garantir a confirmação das consultas e que possíveis desistências sejam preenchidas por pacientes na fila de espera. Além de assegurar que a clínica esteja sempre cheia, essa é uma forma de aumentar a eficiência do serviço.
Isso porque os profissionais conseguem organizar melhor suas agendas pessoais. Além do mais, a gestão da saúde pode direcionar períodos para outras atividades, como estoque e burocracia.
No que se relaciona ao histórico de vendas, o objetivo é saber usar os dados para ter uma previsibilidade. Aqui, vale a pena lembrar de que o setor odontológico costuma ter negociações lineares. Ainda assim, há variações conforme o tipo de tratamento.
Faça uma boa gestão de limpeza
A área da saúde depende de uma limpeza bem-feita. Os processos precisam ser claros e, além de considerar o horário em que cada um dos ambientes deve ser limpo, deve levar em conta como isso precisa ser feito. Além disso, é necessário avaliar o procedimento de esterilização dos materiais.
Para mensurar a limpeza, é importante ter um checklist operacional para saber se o procedimento foi eficiente. Ainda é importante fazer uma pesquisa de satisfação a cada atendimento para saber se há alguma opinião negativa relacionada a esse critério.
Estruture as áreas da clínica
Os setores clínico, administrativo e comercial precisam estar alinhados. O ideal é ter pessoas especializadas em cada um desses setores. Apesar de ser uma recomendação básica, muitas vezes, ela deixa de ser aplicada e gera insucesso.
O motivo é simples: o dentista quer fazer tudo, mas não tem formação na parte da gestão financeira, comercial, marketing e outras. Com isso, a administração é feita de forma pouco eficiente.
Mapeie os processos e mensure indicadores
As atividades realizadas na clínica, desde os protocolos de atendimento até as ações dos setores comercial e administrativo, precisam ser identificadas. Vincule indicadores de performance a cada um dos processos para mensurar todos eles.
Se algum deles estiver ruim, é possível identificar a qual área está vinculado, se ele está sendo feito, por que prejudica o indicador etc. Da mesma forma, vale a pena implementar uma grade de treinamento e desenvolvimento para realizar a atividade de maneira cada vez melhor.
Assim, tudo está entrelaçado dentro de uma clínica. Se há um indicador de vendas ruim, por exemplo, são analisados os processos relacionados à conversão, atendimento e follow up. Aqueles que estiverem ruins devem ser aperfeiçoados por meio de treinamento dos colaboradores.
Ao seguir essas dicas, fica mais fácil efetivar a gestão de saúde e alcançar bons resultados. Desse modo, a clínica fideliza os clientes, tem processos bem definidos e está preparada para atingir novos patamares de sucesso.
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