A trajetória de sucesso do McDonald’s é contada no filme Fome de Poder, revelando importantes lições sobre franquias
Com mais de 36 mil lojas espalhadas pelo mundo e presente em mais de 120 países, a rede de lanchonetes McDonald’s revolucionou a maneira de produzir e oferecer hambúrgueres. A história é contada no filme Fome de Poder, desde a sua modesta origem numa cidade da Califórnia até tornar-se uma das marcas mais importantes do mundo.
Apesar de polêmica, a trajetória que levou à criação do império de franquias que conhecemos hoje apresenta uma série de importantes lições sobre empreendedorismo. Um ótimo filme para empreendedores, imperdível para quem deseja investir no ramo de franchising.
Neste post, você confere 6 lições deixadas pelos irmãos Richard e Maurice McDonald, criadores do conceito fast-food, e de Ray Kroc, um vendedor frustrado de máquinas de milk shake que se tornou proprietário de uma das maiores redes de franquia do mundo.
1. Cerque-se de pessoas capacitadas e peça ajuda
Cercar-se de pessoas capacitadas foi essencial para o crescimento do negócio de Ray Kroc de maneira exponencial, permitindo que ele construísse o seu império. O filme mostra como ele estava sempre disposto a levar em consideração as ideias que poderiam contribuir para o negócio.
Kroc ouviu desde seu executivo de finanças, que apontou que a ideia de pagar o aluguel com as vendas na lanchonete exigia menos capital do franqueado do que ser o dono do terreno, até as ideias criativas de novos funcionários da lanchonete.
Isso permitiu superar cada obstáculo que surgia pelo caminho e trazer as soluções necessárias para o bom desenvolvimento do negócio.
2. Seja persistente
Apesar de certas atitudes de Ray Kroc ao longo do filme não serem corretas, algo que não podemos negar é a sua persistência e desejo de ter um negócio bem-sucedido. Inclusive, persistência é uma palavra usada de forma recorrente em seus discursos, o que é uma atitude fundamental para alcançar bons resultados em qualquer empreendimento.
Kroc já havia tentado alcançar o sucesso em outros tipos de negócios antes de conhecer o negócio dos irmãos McDonald, aos 52 anos de idade. Quando enxergou a oportunidade de alcançar o sucesso que queria, decidiu investir tudo o que tinha e persistiu até tornar-se o dono da marca do restaurante que o tornaria milionário.
3. Explore novas maneiras
As lanchonetes eram bastante comuns nos EUA na década de 1940. Assim, quando os irmãos McDonald resolveram empreender nesse ramo, poderia ter sido apenas mais uma lanchonete entre tantas outras. Inspirados no modelo fordista, tiveram a brilhante ideia de criar uma linha de montagem de sanduíches. Assim, reduziram o tempo de entrega dos pedidos (que era de cerca de 30 minutos) para apenas 30 segundos.
A inovação agradou os clientes, que viviam incomodados com a demora dos preparos nos outros estabelecimentos. Esse sistema de atendimento, transformou-se em seu principal diferencial naquela época, mais tarde tornando-se uma referência para os restaurantes fast-food.
Os irmãos também implementaram mudanças em outros processos e atividades. A entrega dos pedidos direta no balcão para o cliente foi uma delas, eliminando a necessidade de funcionários fazerem as entregas em cada mesa.
4. Resolva os problemas dos seus clientes
Como citamos no tópico anterior, a forma de entrega dos pedidos foi o principal diferencial dos irmãos McDonald. A rapidez chamou a atenção das pessoas de tal forma, que acabou revolucionando o segmento de alimentação.
Ao ver as lanchonetes sempre lotadas, Ray Kroc percebeu que isso não acontecia exatamente porque ofereciam os melhores hambúrgueres do mundo. O segredo era porque o problema da demora na entrega foi resolvido pelos irmãos.
Isso mostra como é importante estar empenhado para solucionar as dores dos clientes. Assim, aprendemos no filme que é preciso estar sempre atento para o que pode trazer melhorias não apenas para o seu negócio, mas principalmente para o seu cliente.
5. Pense a longo prazo
Os irmãos McDonald, apesar de sua inteligência e talento, desejavam apenas levar uma vida estável com a lanchonete. Diferente deles, Kroc tinha uma visão do negócio a longo prazo. Isso o permitiu ser capaz de notar todo o potencial mercadológico do empreendimento à sua frente.
Kroc decidiu apostar naquele modelo inovador e levar tanto a marca quanto o conceito de fast-food para outras localidades por meio de franquias. O resultado foi a expansão da lanchonete por todo o país e, em seguida, para o mundo. A lição que temos é que ter um pensamento à frente é fundamental para conseguir alcançar as proporções desejadas.
6. Tenha um rígido controle de custos
No decorrer do filme Fome de Poder, podemos acompanhar a preocupação dos irmãos McDonald com o controle dos custos. Desde o princípio, eles se mostram empenhados em buscar novas maneiras de economizar na forma de produção e na hora de oferecer os hambúrgueres aos clientes.
Oferecer apenas guardanapos de papel, eliminar copos de vidros, pratos e garfos, por exemplo, ajudaram a reduzir o tempo gasto com a lavagem dos utensílios e gastos com funcionários.
Quando o lucro estava sendo prejudicado devido à estrutura de custos da empresa, trataram de buscar onde estava o problema. Assim, identificaram os gastos com energia elétrica para o armazenamento dos sorvetes que eram usados para produzir os milk shakes.
Kroc então decidiu implementar o sorvete em pó para reduzir os custos de refrigeração e estoque em toda a rede. Atentar para o planejamento orçamentário e manter o controle sobre a estrutura de custos do negócio são pontos essenciais nos negócios, assim como identificar os gargalos e buscar formas de cortar os gastos desnecessários para ampliar os lucros.
Com a história do McDonald’s mostrada no filme Fome de Poder, notamos que o conceito de fast-food surgiu em um momento de mudança no comportamento da sociedade norte-americana, resultando em seu sucesso. Para ser um bom empreendedor, é preciso tornar diária a prática de estudos sobre a vida da persona, já que o mercado muda constantemente.
Neste post, você pode conferir lições importantes para investir no modelo de franquias. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros temas relevantes para empreender com sucesso!