As microfranquias atraem a atenção de quem quer abrir o próprio negócio! A estrutura do negócio e o nome da marca certamente fazem toda a diferença na hora de analisar as opções de investimento.
Para ajudar você nessa missão, vamos explicar o que são microfranquias e apresentar as etapas para abrir uma. No final do conteúdo, vamos dar uma dica de ouro para quem quer lucrar mais. Que tal conferir essas informações? Vem com a gente!
O que são microfranquias?
Uma microfranquia é uma franquia menor do que a convencional. A principal característica das microfranquias é serem franquias baratas em comparação com as franquias tradicionais, partindo de 2 mil e chegando até 100 mil reais, por exemplo.
Para entender exatamente o que é microfranquia, é preciso entender o modelo de negócio de franchising. Numa franquia, uma empresa (franqueadora) concede a empreendedores (franqueados) o direito de operar uma unidade de negócio com base já estabelecida.
Quando investir em microfranquia
As franquias de pequeno porte oferecem a oportunidade de entrar no empreendedorismo de franquias com um investimento mais acessível e, às vezes, operar de maneira mais simplificada.
Então, abrir uma microfranquia é atraente para empreendedores que querem abrir o próprio negócio, mas têm recursos financeiros limitados e precisam minimizar os riscos associados à criação de um novo produto ou lançamento de um novo serviço no mercado.
Mesmo com o investimento inicial mais baixo, as microfranquias recebem o suporte da franqueadora, treinamentos, acesso a materiais de marketing e a estrutura operacional já estabelecida.
Como abrir uma microfranquia?
Abrir uma microfranquia envolve várias etapas, assim como qualquer outro empreendimento. Veja o passo a passo para abrir uma microfranquia:
- pesquisar e identificar microfranquias baratas;
- avaliar seu capital disponível e avaliar possíveis recursos, como empréstimo, financiamento etc.;
- entender a reputação e o histórico da empresa franqueadora;
- tirar todas as dúvidas com a franqueadora;
- conversar com outros franqueados;
- ler a Circular de Oferta de Franquia (COF);
- estudar o plano de negócios, com informações sobre localização, marketing, operações e projeções financeiras;
- assinar o contrato de franquia;
- fazer os treinamentos iniciais juntamente com a equipe, se houver;
- inauguração da unidade;
- execução do plano de marketing;
- início das operações;
- comunicação constante com a franqueadora;
- aproveitar oportunidades de crescimento.
Microfranquias para investir
Existem opções de microfranquias para investir em diversas áreas, como serviços, educação, alimentação etc., além das micro franquias virtuais. É possível encontrar franquias com investimento até 80 mil reais, por exemplo.
Microfranquia ou franquia compacta
As microfranquias são opções de investimento para quem não quer ou não pode fazer um investimento mais alto. Entretanto, existem também as opções de franquia compacta, que apresentam uma operação enxuta e também são mais baratas. Essa opção é mais vantajosa para quem quer lucrar mais.
A Odontoclinic, por exemplo, conta com um modelo de franquia compacta com toda a estrutura operacional e expertise da marca, com investimento de 200 mil reais em média. Nesse caso, há formas para pensar o financiamento e contar com faturamento médio de 100 mil por mês. Quer saber mais? Fale com a gente!