O mercado tem mudado muito nos últimos anos. Não foi só a tecnologia que revolucionou a forma de trabalhar. Junto a ela, veio o crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho, principalmente, em novos empreendimentos e em altos cargos de direção e gerenciamento.
Nesse contexto, o empreendedorismo feminino faz parte de uma transformação que tende a melhorar inúmeros aspectos ainda deficientes dentro das organizações. Diversos negócios chefiados por mulheres são cases de sucesso em diferentes segmentos de mercado.
Neste post, você vai entender como tem sido a atuação das mulheres no mundo dos negócios, de que forma essas empreendedoras estão atuando no mercado da Odontologia e quais são as melhores oportunidades para quem quer começar a empreender nesse setor.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda!
A atuação das mulheres no mundo dos negócios
O crescimento da participação de mulheres empreendedoras é significativa. Em 2019, 25% das empresas abertas eram comandadas por mulheres. Um aumento expressivo, se levarmos em consideração que, em 2016, as empreendedoras do sexo feminino representavam apenas 18% dos novos negócios, conforme aponta o Correio Braziliense, em matéria especial sobre o assunto.
A tendência natural é que, com o passar dos anos, esses números aumentem cada vez mais, ocupando as mulheres uma posição de igualdade aos homens. Em algumas áreas de conhecimento, isso já vem acontecendo, sendo massiva a atuação feminina em mercados como o da Odontologia.
Mulheres no setor odontológico
De acordo com dados recentes do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com maior número de profissionais do mundo e, nesse grupo, as mulheres estão em primeiro lugar, sendo que a maioria são odontologistas atuantes no mercado. De acordo com o mesmo órgão, mais de 55% das profissionais são mulheres.
Por isso, podemos dizer que a Odontologia no Brasil é uma profissão predominantemente feminina e isso se reflete no empreendedorismo dentro do setor. Percebemos isso dentro da própria Odontoclinic, primeira rede nacional de franquia de clínicas odontológicas. A cada ano, aumenta o número de mulheres interessadas em abrir franquias odontológicas.
Tamara, Michelle, Luana e Karen são exemplos de empreendedoras de sucesso. Elas construíram suas próprias clínicas e, atualmente, são responsáveis pela gestão de algumas das unidades com os melhores resultados de toda a rede Odontoclinic.
A dentista, Tamara Vilela de Pinho Leite, é proprietária da unidade da Odontoclinic, localizada no bairro Vila Mariana, em São Paulo. Segundo ela, a ideia de empreender veio durante a licença-maternidade de seu terceiro filho, em 2017.
Naquele período, a empreendedora começou a pesquisar opções do setor odontológico para investir, até que descobriu a Odontoclinic. “Conheci a Odontoclinic pela internet e a parte de ortodontia da rede me interessou demais, porque era muito melhor que das demais.”
Para Tamara, a possibilidade de ter a sua própria clínica e gerir um negócio permitiu que ela unisse as duas coisas de que mais gosta: a maternidade e a Odontologia. “Eu sempre priorizei a maternidade, mas, ao mesmo tempo, eu nunca quis abrir mão da minha carreira. Hoje, consigo fazer as duas coisas e me sinto realizada. Para se ter uma ideia, a minha filha de 13 anos quer ser empreendedora por minha causa e pergunta até sobre faturamento.”
Entretanto, percebe que ainda é um desafio ser mulher e empreender. Por isso, é importante ser persistente e não ter medo diante das dificuldades. “Não é fácil, para nós mulheres, empreender, porque o mundo ainda é muito machista. Infelizmente, acabamos ouvindo um comentário infeliz vez ou outra, mas eu tenho esperança de que isso pode mudar.”
A dentista, Michelle Ponce Pinto, franqueada da Odontoclinic em Campinas, destaca que o mais legal de empreender é poder ser livre para criar coisas novas nos negócios constantemente.
“Eu tive consultório particular desde que saí da faculdade, então, sempre precisei lidar com gestão e tomar decisões. Nunca trabalhei com carteira assinada, nem sei o que é isso na minha vida. O que eu mais gosto é ter minha autonomia, poder ser criativa. Não consigo me ver trabalhando todo dia em um lugar, sem poder criar coisas mirabolantes, depender dos outros para isso.”
Michele chegou a ser desencorajada na época da faculdade, quando disseram a ela que não valeria a pena abrir o próprio negócio. “Eu abri o meu e deu certo, porque eu nasci com uma veia empreendedora”, conta.
A profissional lembra que há dificuldades para empreender: você faz dívidas, paga e até muda de rumo. “Mas meu perfil empreendedor não deixa a peteca cair nunca. Fiz a empresa crescer e tenho planos de investir mais. Ser empreendedora depende de uma somatória de competências.”
Outra empreendedora de sucesso na área da Odontologia, Luana Rocha, é responsável pela Odontoclinic em Montes Claros (MG) e destaca que a principal vantagem de empreender é ter liberdade. Por mais que o trabalho demande muito tempo e energia, a mulher empreendedora tem liberdade e flexibilidade para organizar sua rotina pessoal, profissional e familiar de forma mais dinâmica.
Karen Bertholine é proprietária de duas unidades da Odontoclinic em São João da Boa Vista. As suas unidades estão entre as mais bem-sucedidas da rede de franquias odontológicas.
Sua primeira loja fez tanto sucesso que Karen teve que abrir uma segunda para dar conta de atender a toda a demanda: em três anos, o número de clientes de Karen saltou de 345 para 3.500. A dentista e empreendedora destaca que não tinha experiência anterior na gestão de uma clínica.
“Eu não tinha nenhuma familiaridade com essas questões de gestão e administração. O que me ajudou completamente é que eu tive muito apoio da franqueadora. Eu aprendi muito sobre isso e, certamente, eu não teria conseguido sozinha.”
As mulheres empreendedoras parceiras da Odontoclinic mostram como é possível empreender em uma sociedade em que predomina a atuação masculina, oferecendo atendimento de qualidade e viabilizando negócios de sucesso.
Oportunidades de empreendimento na odontologia
A Odontoclinic começou a sua trajetória em 1997, em São Paulo, criando um modelo de clínica multifuncional. Oferece aos pacientes soluções completas para tratamentos odontológicos de qualidade, acessíveis e personalizados, de acordo com as individualidades de cada paciente.
A excelência no atendimento e o modelo criado permitiram a expansão e a criação de um modelo de negócios de franquias. Hoje, inúmeros profissionais da Odontologia, que desejam empreender por meio de franquias de saúde, buscam a Odontoclinic para replicar um modelo de negócio que já é sucesso em todo o país.
Você gostou deste artigo sobre empreendedorismo feminino? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos relevantes sobre franquias, empreendedorismo e Odontologia.